No Brasil, os Estaduais estão pleno decurso. Regra geral, os “grandes” têm dominado tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, sem darem azo a grandes surpresas do ponto de vista classificativo.
O Palmeiras atravessa um momento negativo na atual edição do campeonato Paulista. Na noite de domingo, o “Verdão” perdeu na receção ao São Caetano naquele que foi o quarto encontro para o Estadual sem conhecer o sabor da vitória.
Na “ressaca” da vitória na Colômbia frente ao Junior Barranquilla para a Libertadores, Roger Machado, treinador do Palmeiras, optou por promover algumas alterações na equipa inicial. A estratégia adoptada pelo técnico não deu bom resultado, a falta de entrosamento foi notório e um tento solitário marcado por Chiquinho logo aos sete minutos da primeira parte definiu o desafio. Os donos da casa ainda tentaram esboçar uma reacção na segunda parte, mas a resposta dada foi insuficiente para alcançar algo de positivo. Nota para a estreia de Papagaio, jovem de 18 anos que entrou no decorrer da segunda etapa. Apesar da má fase que atravessa, o Palmeiras segue na liderança do grupo C com 20 pontos, mais seis que o Grêmio Novorizontino. Também lidera em termos absolutos, uma vez que foi a equipa que mais pontuou nestas dez primeiras rondas do Paulistão. O Corinthians, líder do grupo A, não foi além de um empate frente ao Santos, no topo do grupo D. O São Paulo, equipa que encabeça o B, venceu no terreno do Linense.
No Rio de Janeiro já se joga a segunda fase do campeonato Carioca. Após a conquista da Taça Guanabara por parte do Flamengo, disputa-se a Taça Rio.
Na terceira jornada da Taça Rio, o Fluminense foi capaz de manter de se manter em pleno e alcançou mais uma vitória. Frente ao Volta Redonda, num campo de Los Larios muito alagado, o “Flu” venceu por duas bolas a uma num campo que teve uma particularidade: o facto de os três golos da partida terem sido apontados na conversão de grandes penalidades – Pedro e Robinho marcaram para o Flu, Marcelo descontou para o Volta Redonda.
Se houve jogo emotivo na terceira jornada do Carioca, esse desafio o Vasco da Gama – Boavista-RJ. A equipa treianda por Zé Ricardo entrou a vencer, permitiu a reviravolta do adversário, voltou a empatar, cedeu novamente a liderança do marcador à equipa boavisteira e acabou por vencer ao minuto 90 graças a um golo de Frickson Erazo após uma bola atirava à trave por Riascos. A equipa vascaína teve que sofrer para somar a segunda vitória nesta Taça Rio e seguir na liderança do grupo B a par do Flamengo, emblema que venceu o “clássico” frente ao Botafogo (1-0).
Boas Apostas!