A seis jornadas do fim do Brasileirão 2016, torna-se difícil imaginar outro cenário que não o de uma consagração palmeirense. O “Verdão” venceu o Sport Recife (2-1) na 32ª ronda da competição e dilatou a vantagem em relação ao Flamengo, formação que perdeu terreno pela segunda jornada consecutiva ao empatar na receção ao Corinthians (2-2) e já leva seis pontos de desvantagem. Na luta pelo acesso à Libertadores 2017, Atlético Mineiro (3º) e Santos (4º) parecem ter as respetivas vagas asseguradas, enquanto a luta entre Botafogo, Corinthians, Atlético Paranaense, Grémio e Fluminense pelos duas vagas que sobram continua ao rubro. Na luta pela manutenção continuam Coritiba, Internacional de Porto Alegre, Sport, Vitória e Figueirense, uma vez que o América Mineiro – abandonou o último lugar ao vencer o Atlético Paranaense – e o Santa Cruz parecem cada vez mais condenados à descida.

Foto: “Mondo Palmeiras”
Invicto há 15 jornadas no campeonato brasileiro, o Palmeiras lidera a prova com firmeza. A vantagem pontual em relação ao Flamengo cifra-se nos seis pontos – nunca foi tão grande desde que a “perseguição” se iniciou -, o “Verdão” tem margem para errar no que resta da prova e tem um calendário mais acessível que o rival, desgastado psicologicamente pelos contornos da corrida ao título. Com o melhor ataque da competição (56 golos marcados em 32 jogos) e a terceira melhor defesa (29 golos sofridos, aspeto em que apenas perde para Santos e Atlético Paranaense), o conjunto de São Paulo tem sido uma equipa equilibrada, pautando por uma regularidade invulgar na realidade brasileira. O Flamengo, por seu turno, perdeu demasiado terreno numa altura fulcral da época ao sair derrotado do embate com o Internacional de Porto Alegre (2-1) no Beira-Rio e empatar na receção ao Corinthians (2-2), em encontro que marcou o regresso do “Flu” ao Maracanã na condição de visitado. Na próxima jornada, os comandados de Zé Ricardo têm mais um duelo de máxima exigência, dado que visitam o Independência para medir forças com o Atlético Mineiro, emblema que está a apenas dois pontos do segundo lugar.
O alargamento de “G4” para “G6” veio acicatar a luta pelos lugares de acesso à Libertadores 2017. Os quatro primeiros (Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos) à partida têm o acesso assegurado atendendo à situação confortável em termos classificativos. O Botafogo, 5º colocado com 53 pontos, é uma agradável surpresa nestas lides, seguido pelo Corinthians (6º) e pelo Atlético Paranaense (7º). Nesta equação, importa ter ainda em conta o Grémio (8º) – empatou a zero no duro “GreNal” da jornada – e o Fluminense (9º). O São Paulo (11º) de Ricardo Gomes tem crescido a olhos vistos nas últimas jornadas e no seio do clube impera a crença de que é possível alcançar a qualificação para a Libertadores.
Atlético Paranaense prolonga ciclo negativo fora de portas
Detentor de um dos melhores registos caseiros do campeonato brasileiro – 13 vitórias, dois empates e uma derrota em 16 jogos -, o Atlético Paranaense não consegue replicar o sucesso quando joga fora de portas. Os números são taxativos quanto à capacidade da equipa de Paulo Autuori longe da sua zona de conforto: Apenas sete pontos conquistados em 48 possíveis. Não conseguiu marcar um único golos nos últimos oito jogos que disputou fora de casa e o mais recente duelo teve contornos de “vexame”: O Atlético perdeu no terreno do América Mineiro por uma bola a zero, resultado que permitiu ao “Coelho” abandonar o último lugar da classificação, embora a descida seja uma questão de tempo, situação transversal ao agora “lanterna vermelha” Santa Cruz.
Boas Apostas!