Países Baixos – Montenegro (Mundial 2022)
No Grupo G, a luta pelo apuramento para o Mundial 2022 está ao rubro. A Turquia lidera a contenda com oito pontos e, no seu encalço, seguem Países Baixos, Montenegro e Noruega, cada uma das seleções em causa com apenas menos um pontos. Este sábado (4), neerlandeses e montenegrinos vão estar frente a frente.
Análise Países Baixos
O Euro 2020 assinalou o regresso da seleção dos Países Baixos aos grandes palcos e falhar a presença no Mundial do Qatar é algo que não passa pela cabeça dos neerlandeses. Sorteados no Grupo G juntamente com as congéneres de Turquia, Montenegro, Noruega, Letónia e Gibraltar, favoritismo ao acesso a partir da primeira posição está todo do seu lado, restando passar da teórica à prática e demonstrá-lo dentro das quatro linhas.
Cerca de 72 horas após o empate a um golo em Oslo, na Noruega, só os três pontos interessam à seleção dos Países Baixos. A “Laranja Mecânica” subirá ao relvado do Philips Stadion, em Eindhoven, de olhos postos na possibilidade de vencer e “descolar” desse mesmo adversário direto. Nos dois outros compromissos da ronda 5, a Noruega vai à Letónia e a Turquia atuará em Gibraltar, pelo que a possibilidade de os neerlandeses se adiantarem em relação a nórdicos e Otomanos é bastante remota.
Esta fase de apuramento não começou de feição para os neerlandeses, derrotados na Turquia (4-2) no mês de março. Nos dois encontros seguintes, os últimos de cariz oficial antes da estreia no Euro 2020, a equipa dos Países Baixos confirmou o seu favoritismo tanto diante da Letónia (2-0) quanto frente a Gibraltar (0-7).
O desempenho modesto na fase final do Euro 2020 fez com que os responsáveis do futebol neerlandês abdicassem dos empréstimos de Frank de Boer e apostassem em Louis Van Gaal, técnico que estava inativo desde 2015/16 e regressou para orientar a seleção do seu país de origem, algo que já tinha acontecido por duas vezes, a primeira em 2001 e 2002 e a segunda entre 2012 e 2014.
Memphis Depay, a atravessar um bom momento em Barcelona, será titular, perspetivando-se que surja acompanhado na frente por Cody Gakpo e Steven Berghuis. Van Gaal deverá privilegiar o 1x4x3x3, à semelhança do que fez no último encontro.
Onze provável: Bijlow, Dumfries, De Vrij, Van Dijk, Blind, Klaassen, De Jong, Wijnaldum, Berghuis, Depay, Gakpo
Análise Montenegro
A seleção montenegrina ainda espera pela primeira presença numa fase final enquanto nação independente, objetivo que dificilmente almejará no Qatar, pese embora a boa campanha que tem vindo a protagonizar até então. Cumpridas que estão quatro jornadas neste ciclo de qualificação para o Mundial 2022, a equipa de Montenegro soma os mesmos sete pontos que os Países Baixos e a Noruega. Em março deste ano, os montenegrinos somaram os duelos com Letónia (1-2) e Gibraltar (4-1) por vitórias, antes da derrota caseira às mãos da Noruega (0-1). Já no primeiro encontro desta tripla jornada de qualificação, em noite de visita à Vodafone Arena para medir forças com a líder Turquia, Montenegro já perdia por duas bolas a zero à meia hora, reduziu aos 40 por intermédio de Adam Marusic e foi já para lá dos 90 que a resiliência dos comandados de Miodrag Radulovic saiu premiada. Risto Radunovic, lançado aos 65 minutos para o lugar de Zarko Tomasevic, fez o golo da igualdade ao sétimo minuto de compensação. O ponto assegurado em Istambul, ainda mais com os contornos descritos, galvaniza a formação montenegrina para este duelo com a congénere dos Países Baixos.
Stevan Jovetic é a grande baixa na equipa montenegrina, avançado que também não defrontou a Turquia. Uros Djurdjevic e Drasko Bozovic assumirão a titularidade com responsabilidade acrescida nesta visita a Eindhoven.
Onze provável: Mijatovic, Vesovic, Savic, Vujacic, Tomasevic, Marucic, Scekic, Kosovic, Haksabanovic, Bosovic, Djurdjevic
Dica de Prognóstico
A seleção dos Países Baixos joga em casa, entra em cena determinada a confirmar o seu favoritismo e a conquistar os três pontos. Perspetiva-se um encontro com oportunidades de parte a parte com maior ascendente holandês, seleção mais talentosa que deverá conseguir alcançar a vitória nesta ocasião.