Paços Ferreira – Sporting (Liga NOS)
No próximo domingo, ao final da tarde, a equipa do Paços de Ferreira receberá a visita do Sporting, no Estádio da Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, numa partida inserida na calendarização da 2.ª jornada da Liga NOS 2020/21. Apontada à luta pela permanência, a equipa de Pepa já se estreou no campeonato, com a conquista de um ponto que acabou por saber a pouco há uma semana, em Portimão, tendo pela frente, à 2.ª ronda, um Sporting a meio do mini-trajeto que pretende consumar com sucesso rumo à fase de grupos da Liga Europa. A equipa tem estado órfã da presença “in loco” de Rúben Amorim, treinador que tem estado em isolamento, a recuperar da infeção por covid-19, que se instalou no seio da equipa leonina há cerca de duas semanas.
Análise Paços Ferreira
A equipa do Paços de Ferreira aponta a um trajeto tranquilo nesta edição da Liga NOS, tendo sempre como grande objetivo a conquista da permanência. Na reta final de 2019/20, o treinador Pepa conseguiu colocar a sua equipa a jogar um futebol bastante personalizado, com uma boa organização defensiva, mas também argumentos muito interessantes no momento da construção ofensiva, algo que permitiu aos pacenses baterem-se de igual para igual em vários jogos contra adversários teoricamente mais fortes.
Na estreia na nova edição do campeonato, Paços de Ferreira empatou a 1-1 na visita ao terreno do Portimonense, na passada segunda-feira. A ganhar desde o período de descontos da primeira parte, beneficiando de um auto-golo na sequência de um pontapé-de-canto, o Paços acabou por sofrer o empate na reta inicial da segunda parte. Indo à procura da felicidade até final, a equipa de Pepa até dispôs de uma grande penalidade, soberana oportunidade para chegar à vitória, que o brasileiro Douglas Tanque acabaria por desperdiçar.
Seguem de fora, a recuperar de problemas físicos, os seguintes jogadores: Jorge Silva, David Sualehe, Simão Bertelli e Lucas Silva.
Onze provável: Jordi – Fonseca, Baixinho, Marcelo, Oleg – Diaby, Eustáquio, Bruno Costa – Hélder Ferreira, Douglas Tanque, Castanheira
Análise Sporting
A equipa do Sporting tem tido a reta inicial da sua temporada afetada por um surto do novo coronavírus que surgiu entre os jogadores e a equipa técnica, num total a rondar a dezena de infetados. A forma como os “leões” prepararam o arranque oficial de 2020/21 terá ficado, assim, longe da ideal, mas o certo é que o Sporting conseguiu entrar com o pé direito, na última quinta-feira, ao garantir o apuramento para o “play-off” da Liga Europa, a disputar frente ao LASK Linz na próxima quinta-feira, a apenas uma mão, no Estádio José Alvalade.
A partida da 1.ª jornada do campeonato português – onde o Sporting sonha com o título, ainda que tenha como principal objetivo a conquista do 3.º lugar e entrada nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões –, frente ao Gil Vicente, foi adiada precisamente por indicações da Autoridade de Saúde do Minho, até porque também os gilistas estavam a braços com um surto de covid-19. A estreia oficial do Sporting aconteceu, assim, na passada quinta-feira, dia em que a equipa venceu, por 1-0, na receção ao modesto Aberdeen, com uma exibição curta em termos de qualidade, mas altamente eficaz e inteligente nos vários momentos de um jogo decidido pelo golo único do jovem Tiago Tomás, que se estreou a marcar.
A lista de ausências na comitiva leonina é extensa, desde logo a do técnico Rúben Amorim do banco de suplentes, mas também a provável indisponibilidade de jogadores importantes, tais como Eduardo Quaresma, João Palhinha, Nuno Santos ou Pedro Gonçalves.
Onze provável: Adán – Feddal, Coates, Neto – Ristovski, Wendel, Bragança, Antunes – Plata, Sporar, Vietto
Dica de Prognóstico
Espera-se um jogo bastante complicado para ambas as equipas, mas especialmente para o Sporting. Além de ir a jogo com as atenções divididas entre a estreia no campeonato e as eliminatórias da Liga Europa, que obrigarão os “leões” a jogar três partidas no espaço temporal de apenas uma semana, a equipa de Amorim terá de saber gerir o esforço físico para se apresentar na melhor forma no jogo mais importante dos três: a receção ao LASK Linz da próxima quinta-feira. Com o passar do tempo desta partida, é provável que o Paços de Ferreira consiga crescer no jogo, até pelos melhores índices físicos que deverá apresentar, dado que o Sporting viu a reta final da sua preparação para a nova época afetada pelo surto de covid-19 no seio da comitiva. Neste sentido, perfila-se como uma aposta de valor o Paços de Ferreira a marcar mais de 0,5 golos na 2.ª Parte, com cotação de 1.90 na Betclic.