Em Itália, o fim-de-semana fica marcado pelo arranque da Série A. Num dos campeonatos mais tradicionais do “velho continente”, seis portugueses iniciam a nova época e querem dar bom sinal de si entre a elite transalpina. Bruno Alves, Miguel Veloso e Madiu Bari são reforços de emblemas italianos para o ataque à nova época.

“Calciatores” portugueses

Bruno AlvesO Cagliari, emblema da Sardenha, regressa ao principal escalão italiano – acompanhado pelo Crotone e pelo Pescara – e contará com os préstimos do português Bruno Alves, campeão da Europa que abandonou a Turquia depois de três temporadas com o emblema do Fenerbahçe ao peito. A possibilidade de o central de 34 anos regressar a Portugal para representar o Sporting chegou a estar em cima da mesa, mas o destino levou-o até ao principal escalão italiano, depois de seis anos divididos entre a Turquia e a Rússia. O defesa é o mais recente “calciatore” português, juntando-se a Paulo Sousa, Bruno Fernandes, Mário Rui, Miguel Veloso e Madiu Bari. Enquanto Paulo Sousa se prepara para cumprir a segunda temporada ao serviço da Fiorentina num futebol onde deixou marcas enquanto jogadores, os restantes nomes citados abraçaram novos projetos na nova época. Bruno Fernandes, médio português que esteve ao serviço da seleção olímpica no Rio de Janeiro, transferiu-se da Udinese para Sampdoria, colocando um ponto final na ligação com o clube que lhe abriu as portas da Série A depois de ter chegado a Itália para representar o Novara. O lateral-esquerdo Mário Rui continua a não constar nas escolhas do seleccionador nacional – Raphael Guerreiro e Eliseu têm correspondido -, mas já é um dos estrangeiros mais bem cotados do principal escalão italiano. Depois de se ter notabilizado ao serviço do Empoli e ter rubricado uma das melhores temporadas da sua carreira em 2015/16, rumou à Roma de Luciano Spalletti – a lesão grave com a qual se debate poderá atrasar o processo de adaptação à equipa e a esquerda da defesa tem estado entregue aos cuidados de Juan Jesus.

O caso de Miguel Veloso é diferente. Aos 30 anos, o médio formado no Sporting regressa a uma casa que não lhe é estranha, uma vez que representou o Genoa durante duas temporadas (2010/11 e 2011/12). Nas últimas quatro épocas esteve na Ucrânia ao serviço do Dínamo de Kiev. Madiu Bari, internacional pelas seleções jovens de Portugal e com passagem pelos escalões de formação de Benfica e Porto, chega a Roma para integrar as fileiras da Lazio. O jovem de 18 anos terá dificuldades para se impor no imediato, até porque a sua contratação é encarada pelos dirigentes “laziale” numa perspetiva de futuro.