Esta quarta-feira à noite o Manchester United e o Ajax encontraram-se na Friends Arena em Estocolmo, para a final da Liga Europa, com José Mourinho a trazer para Old Trafford o troféu que faltava ao clube, uma vez que nunca tinham conquistado a Liga Europa. Frente a um jovem Ajax, a experiência de José Mourinho, e dos respectivos jogadores, acabou por ser decisiva e os ingleses levaram a melhor por 0-2, golos de Pogba e Mkhitaryan.
Mourinho vence mais uma final
O jogo começou com as duas equipas bem activas e focadas em chegarem ao golo, com o primeiro remate à baliza a vir por parte do Ajax, com Traoré a atirar à figura de Romero, aos 14 minutos, mas seria o Manchester United o primeiro a chegar ao golo. Aos 17 minutos Riedewald, perto da sua linha de canto, entrega a bola a um jogador do Manchester United num lançamento e origina uma troca de bola dos Red Devils, que termina com Fellaini a entregar a bola a Pogba, que de zona frontal para a baliza remata de pé esquerdo e faz o 0-1, com a bola ainda a ser desviada em Davinson Sánchez.
O primeiro tempo acabou por chegar ao fim sem mais nenhuma situação de perigo, com o Manchester United a fechar bem as linhas de passe do Ajax dentro do seu meio-campo e com os holandeses a não conseguirem criar perigo. Com a chegada do segundo tempo, o Manchester United converteu em golo a primeira oportunidade de golo que teve, com Juan Mata a bater um canto e Smalling a saltar mais alto, cabeceando para o chão e com Mkhitaryan, com um pontapé acrobático, a fazer o remate final para dentro da baliza de Onana.
O Ajax dominou a posse de bola durante o segundo o tempo, mas o Manchester United, e como é típico das equipas de Mourinho, soube defender sempre muito bem e nunca deixou os holandeses chegarem perto de Romero. Aos 86 minutos, Lingard ainda arrancou sozinho em contra-ataque mas acabou por ser apanhado por Davinson Sánchez antes de conseguir rematar.
A partida acabou por chegar ao fim e José Mourinho conseguiu o seu principal objectivo, vencer a Liga Europa e ter consequentemente acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada. Esta foi a 26ª final que José Mourinho participou, quer internamente quer na Europa, e desses 26 jogos, o treinador português levou a suas equipas à vitória em 17 ocasiões.
Além disso, este é foi o 3º título de Mourinho esta temporada aos comandos do Manchester United, numa temporada pouco brilhante, vencendo a Supertaça, Taça da Liga e Liga Europa. Ou seja, o treinador português apresenta, até agora, uma taxa de 100% de eficácia em finais aos comandos dos Red Devils.
Boas Apostas!