Passou-se mais uma jornada do campeonato espanhol e, apesar de não terem havido grandes surpresas, o Barcelona teve um trabalho inesperadamente complicado em levar a melhor na recepção ao modesto Leganés, valendo-lhe mais uma vez Messi, que deu os 3 pontos aos catalães com um golo ao cair do pano.

Messi salva Barcelona ao cair do pano

Messi não desperdiça o castigo máximo ao cair do pano e oferece vitória ao Barcelona.

Messi não desperdiça o castigo máximo ao cair do pano e oferece vitória ao Barcelona.

Depois de uma decepcionante derrota em casa do PSG na terça-feira, para a Liga dos Campeões, o Barcelona teve muita dificuldade em conseguir somar os 3 pontos no fim-de-semana com a recepção ao modesto Leganés, com Messi a ser o talismã da equipa catalã ao bisar na vitória por 2-1. O jogo começou com uma entrada muito forte do Barcelona que se colocou rapidamente em vantagem no marcador com um golo madrugador, aos 3 minutos, depois de uma boa troca de bola da equipa da casa a acabar com Suárez a cruzar para Leo Messi finalizar ao 2º poste, sem complicações. Aos 16 minutos o Leganés teve uma grande oportunidade de igualar o marcador, com Nabil El Zhar a falhar na cara de ter Stegen. Já mesmo em cima do intervalo, El Zhar voltou a assustar os Blaugranas, obrigando ter Stegen a uma boa intervenção.

Com a chegada do segundo tempo o Barça continuou superior em campo, dominando sempre a posse de bola mas com o Leganés sempre a criar perigo em contra-ataque. Foi então aos 70 minutos que o Leganés conseguiu chegar à igualdade, com Darwin Machís a roubar o esférico a Sergi Roberto perto da grande área e assistir Unai López, em campo apenas à 5 minutos, que finalizou de primeira e sem oposição. Depois de conseguirem a igualdade, o conjunto visitante concentrou-se ainda mais no jogo e fechou bem os espaços com o intuito de protegerem o empate. Contudo, o Barcelona lutou sempre até ao fim e conseguiu uma grande penalidade aos 88 minutos, com Neymar a ser derrubado dentro de área. Messi foi chamado a converter o castigo máximo e não falhou.

Apesar da vitória os adeptos catalães não ficaram muito satisfeitos com o desempenho da equipa, mas continuam assim a 1 ponto do líder Real Madrid.

Bale regressa em pleno

Regresso de Bale em grande ao fechar as contas no Santiago Bernabéu.

Regresso de Bale em grande ao fechar as contas no Santiago Bernabéu.

O Santiago Bernabéu foi palco de mais uma vitória Merengue, desta vez com a recepção ao Espanyol, onde se viu um Real Madrid com algumas mudanças nas habituais opções de Zinedine Zidane. Ainda assim, os jogadores responderam de forma bastante positiva. O primeiro momento de brilho do jogo saiu dos pés de Cristiano Ronaldo, aos 26 minutos, fazendo uma belíssima vírgula a David López, que viu a bola passar-lhe entre as pernas mas, infelizmente, o jogada ficou-se por ali. À passagem da meia hora de jogo, Cristiano Ronaldo faz um belo passe ao 2º poste para Álvaro Morata, mas este acabou por deixar sair a bola e, 30 segundos depois, Cristiano Ronaldo viu ser-lhe anulado um golo por posição irregular, ainda que uma decisão algo duvidosa.

O Real Madrid não baixou os braços e chegou à vantagem aos 32 minutos, com Isco a fazer um passe magistral, telecomandado para a cabeça de Morata e com a bola a só parar no fundo das redes. O intervalo acabou por chegar com a equipa de Zidane sempre a subir de rendimento. Com o começo da segunda parte, e apesar de Los Blancos estarem sempre a conseguirem um bom futebol, a vantagem no marcador era pequena e o Espanyol continuou sempre a acreditar, mas sem conseguir criar grande perigo. Aos 70 minutos entrou o homem que viria a fechar as contas da partida, depois de 3 meses fora das quatro linhas por lesão, Gareth Bale volta a pisar os relvados e consegue uma entrada em pleno. Aos 82 minutos, num rápido contra-ataque, Isco volta a fazer uma assistência, desta vez ao lançar Bale com um passe em desmarcação, grande velocidade do galês que toca apenas uma vez a bola para a frente, entra dentro de área e faz o 2-0.

Aos 91 minutos o árbitro tomou uma decisão errada, com Cristiano Ronaldo a sofrer uma grande penalidade com o árbitro a assinalar fora de jogo, quando na verdade o português estava em posição regular. O jogo acabou por chegar ao fim com mais uma vitória Merengue, que dominaram toda a partida, mantendo-se na liderança do campeonato com 1 ponto a mais que o Barcelona, e ainda 2 jogos em atraso.

Hat-trick de Kevin Gameiro dá 3 pontos a Simeone

Hat-trick de Kevin Gameiro reforça 4º lugar de Atlético de Madrid.

Hat-trick de Kevin Gameiro reforça 4º lugar de Atlético de Madrid.

O Atlético de Madrid foi até casa do Sporting Gijón nesta jornada e mostrou ambição em conseguir os 3 pontos. Contudo, só houve Atlético de Madrid no segundo tempo, já que na primeira parte não houve um único remate à baliza por parte das duas equipas, destacando-se apenas Griezmann, que aos 10 minutos rematou forte a passar ao lado do poste. Com a entrada do segundo tempo os Colchoneros precisaram apenas de 12 segundos para inaugurarem o marcador, com Carrasco a receber um passe longo e a finalizar à 2ª tentativa, com Iván Cuéllar a defender o primeiro remate.

A vantagem Colchonera durou pouco tempo, com o Sporting Gijón a empatar apenas 2 minutos depois, com Burgui Franco a cruzar para Sergio Álvarez que, já dentro de área, recepcionou de peito e e rematou para o fundo das redes. Aos 62 minutos entrou o homem que viria a mudar o jogo. Entra Kevin Gameiro, sai Fernando Torres. A festa do francês começou aos 79 minutos, com Griezmann a assistir para o 2-1, com Gameiro a fintar o guarda-redes e a finalizar facilmente. Aos 80 minutos, o francês voltou bisa depois de uma perda de bola da defesa do Sporting Gijón. Dois golos em apenas 1 minuto e 20 segundos entre os dois golos do francês. Não se ficando por aqui, e de contra-ataque, Griezmann faz um longo para a velocidade de Kevin Gameiro, que voltou a não desperdiçar, ditando o 1-4 e a fechar as contas.

Com mais uma vitória, o Atlético de Madrid mantém-se em 4º lugar, na perseguição do 3º Sevilla que soma 4 pontos de vantagem.

Outras curtas da jornada:

  • Granada soma 3ª vitória do ano e aproxima-se da saída da zona de relegação.
  • Sevilla vence na recepção ao Eibar e mantém-se no encalço do Barcelona.
  • Villarreal volta, finalmente, às vitórias com um triunfo em casa da Real Sociedad.
  • Valencia bate Athletic Bilbao e afasta-se da zona de relegação.

Boas Apostas!