Passou-se mais uma jornada do campeonato espanhol e, apesar de não terem havido grandes surpresas, o Barcelona teve um trabalho inesperadamente complicado em levar a melhor na recepção ao modesto Leganés, valendo-lhe mais uma vez Messi, que deu os 3 pontos aos catalães com um golo ao cair do pano.
Messi salva Barcelona ao cair do pano

Messi não desperdiça o castigo máximo ao cair do pano e oferece vitória ao Barcelona.
Depois de uma decepcionante derrota em casa do PSG na terça-feira, para a Liga dos Campeões, o Barcelona teve muita dificuldade em conseguir somar os 3 pontos no fim-de-semana com a recepção ao modesto Leganés, com Messi a ser o talismã da equipa catalã ao bisar na vitória por 2-1. O jogo começou com uma entrada muito forte do Barcelona que se colocou rapidamente em vantagem no marcador com um golo madrugador, aos 3 minutos, depois de uma boa troca de bola da equipa da casa a acabar com Suárez a cruzar para Leo Messi finalizar ao 2º poste, sem complicações. Aos 16 minutos o Leganés teve uma grande oportunidade de igualar o marcador, com Nabil El Zhar a falhar na cara de ter Stegen. Já mesmo em cima do intervalo, El Zhar voltou a assustar os Blaugranas, obrigando ter Stegen a uma boa intervenção.
Com a chegada do segundo tempo o Barça continuou superior em campo, dominando sempre a posse de bola mas com o Leganés sempre a criar perigo em contra-ataque. Foi então aos 70 minutos que o Leganés conseguiu chegar à igualdade, com Darwin Machís a roubar o esférico a Sergi Roberto perto da grande área e assistir Unai López, em campo apenas à 5 minutos, que finalizou de primeira e sem oposição. Depois de conseguirem a igualdade, o conjunto visitante concentrou-se ainda mais no jogo e fechou bem os espaços com o intuito de protegerem o empate. Contudo, o Barcelona lutou sempre até ao fim e conseguiu uma grande penalidade aos 88 minutos, com Neymar a ser derrubado dentro de área. Messi foi chamado a converter o castigo máximo e não falhou.
Apesar da vitória os adeptos catalães não ficaram muito satisfeitos com o desempenho da equipa, mas continuam assim a 1 ponto do líder Real Madrid.
Bale regressa em pleno

Regresso de Bale em grande ao fechar as contas no Santiago Bernabéu.
O Santiago Bernabéu foi palco de mais uma vitória Merengue, desta vez com a recepção ao Espanyol, onde se viu um Real Madrid com algumas mudanças nas habituais opções de Zinedine Zidane. Ainda assim, os jogadores responderam de forma bastante positiva. O primeiro momento de brilho do jogo saiu dos pés de Cristiano Ronaldo, aos 26 minutos, fazendo uma belíssima vírgula a David López, que viu a bola passar-lhe entre as pernas mas, infelizmente, o jogada ficou-se por ali. À passagem da meia hora de jogo, Cristiano Ronaldo faz um belo passe ao 2º poste para Álvaro Morata, mas este acabou por deixar sair a bola e, 30 segundos depois, Cristiano Ronaldo viu ser-lhe anulado um golo por posição irregular, ainda que uma decisão algo duvidosa.
O Real Madrid não baixou os braços e chegou à vantagem aos 32 minutos, com Isco a fazer um passe magistral, telecomandado para a cabeça de Morata e com a bola a só parar no fundo das redes. O intervalo acabou por chegar com a equipa de Zidane sempre a subir de rendimento. Com o começo da segunda parte, e apesar de Los Blancos estarem sempre a conseguirem um bom futebol, a vantagem no marcador era pequena e o Espanyol continuou sempre a acreditar, mas sem conseguir criar grande perigo. Aos 70 minutos entrou o homem que viria a fechar as contas da partida, depois de 3 meses fora das quatro linhas por lesão, Gareth Bale volta a pisar os relvados e consegue uma entrada em pleno. Aos 82 minutos, num rápido contra-ataque, Isco volta a fazer uma assistência, desta vez ao lançar Bale com um passe em desmarcação, grande velocidade do galês que toca apenas uma vez a bola para a frente, entra dentro de área e faz o 2-0.
Aos 91 minutos o árbitro tomou uma decisão errada, com Cristiano Ronaldo a sofrer uma grande penalidade com o árbitro a assinalar fora de jogo, quando na verdade o português estava em posição regular. O jogo acabou por chegar ao fim com mais uma vitória Merengue, que dominaram toda a partida, mantendo-se na liderança do campeonato com 1 ponto a mais que o Barcelona, e ainda 2 jogos em atraso.
Hat-trick de Kevin Gameiro dá 3 pontos a Simeone

Hat-trick de Kevin Gameiro reforça 4º lugar de Atlético de Madrid.
O Atlético de Madrid foi até casa do Sporting Gijón nesta jornada e mostrou ambição em conseguir os 3 pontos. Contudo, só houve Atlético de Madrid no segundo tempo, já que na primeira parte não houve um único remate à baliza por parte das duas equipas, destacando-se apenas Griezmann, que aos 10 minutos rematou forte a passar ao lado do poste. Com a entrada do segundo tempo os Colchoneros precisaram apenas de 12 segundos para inaugurarem o marcador, com Carrasco a receber um passe longo e a finalizar à 2ª tentativa, com Iván Cuéllar a defender o primeiro remate.
A vantagem Colchonera durou pouco tempo, com o Sporting Gijón a empatar apenas 2 minutos depois, com Burgui Franco a cruzar para Sergio Álvarez que, já dentro de área, recepcionou de peito e e rematou para o fundo das redes. Aos 62 minutos entrou o homem que viria a mudar o jogo. Entra Kevin Gameiro, sai Fernando Torres. A festa do francês começou aos 79 minutos, com Griezmann a assistir para o 2-1, com Gameiro a fintar o guarda-redes e a finalizar facilmente. Aos 80 minutos, o francês voltou bisa depois de uma perda de bola da defesa do Sporting Gijón. Dois golos em apenas 1 minuto e 20 segundos entre os dois golos do francês. Não se ficando por aqui, e de contra-ataque, Griezmann faz um longo para a velocidade de Kevin Gameiro, que voltou a não desperdiçar, ditando o 1-4 e a fechar as contas.
Com mais uma vitória, o Atlético de Madrid mantém-se em 4º lugar, na perseguição do 3º Sevilla que soma 4 pontos de vantagem.
Outras curtas da jornada:
- Granada soma 3ª vitória do ano e aproxima-se da saída da zona de relegação.
- Sevilla vence na recepção ao Eibar e mantém-se no encalço do Barcelona.
- Villarreal volta, finalmente, às vitórias com um triunfo em casa da Real Sociedad.
- Valencia bate Athletic Bilbao e afasta-se da zona de relegação.
Boas Apostas!