O actual campeão espanhol em título também se mexeu bem nesta janela de transferências, dispensando alguns jogadores, mas contratando outros que prometem dar que falar. O Barcelona arrecadou 13,60 milhões de euros em vendas, mas gastou 79,75 milhões em 4 contratações, nomeadamente André Gomes, Samuel Umtiti, Lucas Digne e Denis Suárez.
André Gomes

André Gomes junta-se ao Barcelona, já blindado por uma cláusula de 100 milhões de euros.
O médio que foi do Benfica para o Valência, foi contratado para o Barcelona por uma quantia de 35 milhões de euros no imediato e mais 20 milhões por objectivos, em variáveis em função do rendimento do jogador e da equipa, e tendo já sido blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Apesar de nunca ter conseguido convencer Jorge Jesus no 4-4-2 na sua passagem pelo Benfica, calçando apenas na temporada de 2013/14, maioritariamente na 2ª metade do campeonato quando já não havia Matic, foi em Valência que o jovem médio de 23 anos deu mais nas vistas. Actuando num 4-3-3 muito mais à sua medida, o jogador pôde elevar muito mais o seu futebol, não tendo tantas limitações defensivas e com maior liberdade para criar jogo.
André Gomes teve dificuldade em mostrar a sua melhor face no Euro 2016, onde Portugal também actuava em 4-4-2, e apesar de ser o médio criativo do lado esquerdo, o jovem de 23 anos teve dificuldades em mostrar o seu valor, onde a liberdade não era tanta e as tarefas defensivas eram maiores, de modo a poder proporcionar maior liberdade a Cristiano Ronaldo. Estas dificuldades acabaram por fazer o jovem português perder o lugar para Renato Sanches.
Agora, ao serviço de uma das melhores equipas do mundo, onde irá André Gomes encaixar no 4-3-3 de Luis Enrique? Muito provavelmente irá competir com Rakitic pela terceira vaga de um meio campo onde alinham Sergio Busquets e Andrés Iniesta como dois jogadores indiscutíveis. Sendo um jogador muito melhor com bola do que sem, este poderá ficar bem confortável ao alinhar numa equipa que usa e abusa da posse bola, tendo assim um futuro risonho pela frente quanto à sua evolução quanto jogador.
Samuel Umtiti

Jovem central que defendeu a França no Euro terá muito trabalho pela frente.
Depois de venderem Marc Bartra ao Borussia Dortmund, por 8 milhões de euros, o Barcelona avançou com a contratação do defesa central Samuel Umtiti ao Lyon, por uma quantia de 25 milhões, ficando desde já blindado por uma cláusula de rescisão de 60 milhões. Jovem de 22 anos, tendo passado sempre pelas camadas jovens do Lyon, o jovem defesa de 22 anos começou por se afirmar na época de 2011/12 onde contou com 18 presenças ao serviço de Les Gones.
Vencedor do Mundial Sub-20 em 2013, Umtiti tornou-se um jogador essencial para o Lyon, tal a sua importância no clube francês que Didier Deschamps, seleccionador francês, não hesitou em chama-lo ao Euro 2016, onde começou por ser suplente, mas rapidamente acabou ganhar lugar a Adil Rami, fazendo os jogos contra a Islândia, Alemanha e Portugal. Umtiti terá que disputar o lugar de defesa central com Piqué, Mascherano, Mathieu e Vermaelen, sem dúvida, uma concorrência de peso, mas o jovem ainda conta com os melhores anos da sua carreira pela frente e irá trazer sangue fresco à equipa da Catalunha.
Lucas Digne

Lucas Digne terá concorrência directa do gigante Jordi Alba.
Depois de venderem Adriano ao Besiktas por 600 mil euros, o Barcelona decidiu avançar com a contratação de Lucas Digne ao PSG por 16,50 milhões de euros, blindando o lateral esquerdo com uma cláusula de rescisão de 60 milhões. O jovem de 23 anos, que na temporada passada esteve ao serviço da AS Roma, emprestado pelo PSG, foi formado nas camadas jovens do Lille, sendo contratado pelo colosso francês em 2013/14, onde disputou 44 jogos em duas temporadas, e 42 jogos ao serviço da AS Roma na época passada, marcando ainda 3 golos.
Também vencedor do Mundial Sub-20 em 2013, Digne também conseguiu chamar a atenção do seleccionador francês Didier Deschamps e alinhou no Euro 2016, embora não tenha sido utilizado. O jovem lateral esquerdo terá como concorrência directa o experiente Jordi Alba, que tem sido um jogador essencial para o Barcelona nas últimas 4 temporadas. Ainda com uma brilhante carreira pela frente, Digne junta-se ao colega de selecção Umtiti na linha mais recuada da turma catalã onde irão aprender bastante.
Denis Suárez

Denis Suárez está de volta ao Barcelona, mas enfrentará concorrência pesada por um lugar.
Denis Suárez voltou novamente ao seu antigo clube, com o Barcelona a contratar o jovem de 22 anos ao Villarreal por 3,25 milhões de euros, tendo já sido blindado por uma cláusula de 50 milhões. Capaz de actuar tanto como médio centro como extremo esquerdo, Denis Suárez começou a sua carreira nas camadas jovens do Celta de Vigo, transferindo-se para o Manchester City em 2010/11 para os Juniores A, tendo mais tarde regressado a Espanha para o Barcelona B, em 2013/14. Contudo, foi emprestando ao Sevilla em 2014/15, onde disputou 46 jogos e marcou 6 golos, conquistando a Liga Europa nesse ano. Já na temporada passada, o Suárez foi contratado pelo Villarreal, onde disputou 48 jogos, fez 13 assistências e marcou 5 golos, tendo agora voltado novamente ao Barcelona.
Vencedor do Europeu Sub-19 pela selecção espanhola em 2012, o jovem espanhol terá que lidar com a concorrência directa do gigante Neymar, podendo ainda, eventualmente, ter a concorrência dos outros extremos como Cristian Tello e Munir El Haddadi, embora estes dois tenham preferência pelo flanco direito.
Estas novas contratações do Barcelona destacam-se pela sua tenra idade e pelo brilhante futuro que têm pela frente, trazendo talento e sangue fresco à equipa da Catalunha.
Boas Apostas!