Quando faltam, em média, doze jogos para serem disputados pela generalidade das equipas da NBA, ainda há muita incerteza no que toca ao playoff. Sinal claro de que, esta temporada, está muito mais complicado conseguir fazer uma carreira confortável em qualquer uma das Conferências, ainda que os números para se ter sucesso no Oeste continuem a ser muito mais exigentes do que os números necessários para ser uma equipa de playoff no Este. Ainda assim, como no passado já se tinha visto, a diferença entre os dois primeiros classificados não é muito grande, criando-se uma grande clivagem a partir do quinto lugar do Este para baixo. Visitamos as duas conferências para fazer o ponto da situação da tabela classificativa.
Atlanta e paisagem
Os Atlanta Hawks são, até agora, a única equipa a ter garantido um título de Divisão, sendo que tudo aponta, também, para que acabará mesmo por ser o vencedor da Conferência Este. Para além dos Hawks, também os Cleveland Cavaliers e os Chicago Bulls têm presença garantida na segunda fase da temporada. As lutas que estão em aberto são as consideradas pela vantagem de poder ter o jogo decisivo da primeira ronda em casa e, ainda, dois ou três lugares do próprio playoff.
Toronto, com 42 vitórias, parece bem lançado para conseguir juntar-se muito em breve aos outros três qualificados, havendo apenas a ameaça dos Washington Wizards para se conseguir intrometer entre os lugares da primeira metade da tabela. A equipa de Washington tem 40 vitórias e, estando a duas vitórias dos Toronto Raptors e a três dos Chicago Bulls, ainda acreditará numa subida a uma posição de maior vantagem.
Entre as duas guerras, tentam sossegar os Milwaukee Bucks, já que contam com 34 vitórias. No entanto, a proximidade dos perseguidores é bem curta, com os Miami Heat a somarem 32 vitórias. Ainda assim, o finalista da temporada passada vê o seu lugar longe de estar garantido. Os Boston Celtics, com 31 vitórias, fecham, para já, o quadro do Este, mas os Charlotte Hornets e os Indiana Pacers, com 30 vitórias e até os Brooklyn Nets, com 29 sucessos, acreditam na possibilidade de surpreender na reta final.
Até ao último jogo, como no ano passado?
Na temporada passada, o playoff do Oeste só ficou mesmo decidido no final da temporada regular, com os Memphis Grizzlies e os Dallas Mavericks a superarem os Phoenix Suns. Este ano, tudo parece caminhar para uma disputa semelhante, ainda que nem todos os atores repitam presença. Com os Phoenix Suns a encontrarem-se na incómoda posição de primeiro a ficar de fora, sendo que contam com 38 vitórias, mais uma do que os New Orleans Pelicans, outro dos candidatos, e menos duas do que os Oklahoma City Thunder, que com Kevin Durant ainda lesionado vão-se valendo de Russell Westbrook para manter a posição.
Os Golden State Warriors, líderes destacados, e os Memphis Grizzlies, já têm o seu lugar garantido no playoff, enquanto os Houston Rockets estão muito bem posicionados para ficar no terceiro lugar. No entanto, atenção à corrida dos Los Angeles Clippers que, com 46 vitórias, ainda podem sonhar com a entrada na primeira metade do playoff. Em posição confortável estão neste momento os San Antonio Spurs e os Dallas Mavericks, que acabam por ser os parceiros indesejados para a primeira ronda, pela experiência que têm nos respetivos plantéis.
Entrados na reta final da temporada regular da NBA, restam poucas desculpas para quem ainda não assegurou o seu objetivo. É mesmo tempo de tudo ou nada.