Lá como cá.

Afinal, demagogia, como cantava Lena d’Água em meados dos anos ’80:

“[…] Aproveitam todo o espaço

Que lhes oferecem na rádio e nos jornais

E falam com desembaraço

Como se fossem formados em falar demais

Demagogia feita à maneira

É como queijo numa ratoeira […]”

é um prato que a todos aproveita, e quem julgava que isso era mesquinhice de países pequenos, pobres e periféricos desengane-se. Na maior, grande, rica e musculada Alemanha, ela também caminha ao lado dos campeões. Ou se calhar, por causa deles. Porque isso de alguém ser melhor, maior ou mais competente que nós, é de nervos. E não pode ser.

Karl Hopfner, o novo líder do Bayern Munique, que sucedeu a Uli Hoeness, que se manteve no cargo até Março de 2014, altura em que foi preso por fraude fiscal, e que já tinha sucedido, também, a Franz Beckenbauer, vem acusar o SL Benfica de mentir sobre o número de sócios que o clube português terá e que o tornam o Maior Clube do Mundo, no que concerne ao número de sócios.

Neste momento, e conforme a revista semanal da FIFA, The Weekly, que publicou, recentemente, um estudo sobre os clubes com mais sócios em todo o Mundo, e com dados referentes ao mês de Fevereiro deste ano, os 5 Maiores Clubes do Mundo, são:

  1. SL Benfica com 235.000 sócios;
  2. Bayern Munique com 223.985 sócios;
  3. FC Barcelona com 177.246 sócios;
  4. Manchester United com 151.079 sócios;
  5. Arsenal com 130.000 sócios.

Os alemães não estão habituados a ficar para trás. Karl Hopfner disse ao alemão Die Welt: “Há algumas opiniões diferentes sobre se a contagem de sócios do Benfica é realmente essa, ou não. Talvez possamos abordar o assunto na Assembleia Geral do dia 28 de Novembro, na UEFA.”

Mas o SL Benfica, através do seu director de comunicação, João Gabriel, respondeu com um comunicado no site oficial do clube: “É sempre difícil aceitar o facto de um país como Portugal, com dez milhões de habitantes, contar com o clube com maior número de sócios no Mundo. Mas os números são o que são. E são reais.” E para descansar o presidente do Bayern Munique, João Gabriel ainda acrescentou que em 2015 haverá uma recontagem de sócios, que a isso obrigam os estatutos do clube.

Uma pequena guerra que estará para durar, pelo menos até à altura, durante o próximo ano, altura em que o SL Benfica fará a sua recontagem de número de sócios pagantes, e o clube se mantenha, ou não, à frente dos maiores clubes do Mundo.

E depois disso Karl Hopfner poderá dormir mais descansado. Ou não.

Boas Apostas!