A jornada 22 da Liga NOS apresentou-nos dois salva-vidas que foram decisivos para as vitórias das respectivas equipas. Mitroglou, no Benfica, desbloqueando uma partida que parecia encaminhar-se para o empate, o que destronaria os encarnados no topo da tabela. Rui Patrício, no Sporting, evitando que o Rio Ave marcasse e sossegando os leões na luta pelo pódio.

Um homem entra na área e decide

A partida entre o SC Braga e o SL Benfica ficou marcada por todo o contexto que rodeou a sua preparação. Se para os encarnados esta era uma partida decisiva, pelo grau de dificuldade apresentado e pela pressão exercida pelo FC Porto, para os bracarenses, numa série de resultados negativa, havia a necessidade de comprovar a sua valia e proximidade aos mais poderosos. O que resultou disto foi uma partida marcada pela ansiedade, onde, acima de tudo, o Braga tentou não perder, enquanto o Benfica demonstrou muitas dificuldades para ter um futebol que lhe permitisse ganhar.

Mitroglou Benfica

Mitroglou festeja o golo na Pedreira

O desbloqueador do encontro acabou por ser Kostas Mitroglou, num lance onde foram contrariadas as melhores decisões, com a bola a chegar ao grego sem que a linha defensiva fosse fixada e depois, demorando na definição da mesma, Mitroglou encontrou-se perante seis elementos do Braga dentro da área. Ultrapassou os primeiros dois com o controlo de bola e, perante a aproximação dos centrais e do guarda-redes, desferiu um toque que acabou por passar pelo buraco da agulha.

A vitória do Benfica permite-lhe manter o primeiro lugar, depois do FC Porto ter goleado o Tondela na passada sexta-feira. A equipa de Rui Vitória sobreviveu a um duro teste e, nas próximas semanas, entre Liga NOS e Liga dos Campeões, espera poder conseguir manter o ritmo que, como Rui Vitória recordou, já lhe permitiu no ano passado resistir à pressão até ser campeão.

São Patrício voltou

rui patricio 400 jogos

Homenagem a Rui Patrício

O Sporting venceu o Rio Ave por 1-0, com golo de Alan Ruiz, logo aos 20 minutos do encontro, mas a grande figura da partida foi Rui Patrício, que com um punhado de grandes intervenções, permitiu a vitória da equipa leonina. Na noite em que completou 400 jogos com a camisola do Sporting, Rui Patrício não quis deixar dúvidas sobre a importância que vai tendo nos sucessos alcançados pelos leões e pela seleção.

O Rio Ave fez uma grande partida, conseguindo dificultar ao máximo os objetivos delineados por Jorge Jesus neste encontro, levando a que a vitória soubesse a doce, no meio de exibição tão pouco conseguida. Luís Castro voltou a demonstrar ser um treinador com capacidades para estar numa equipa com objetivos ambiciosos e, se a derrota castiga os vilacondenses com uma queda para o 10º lugar, a escassa margem que a separa de outros concorrentes leva a fazer acreditar que o Rio Ave se poderá manter nessa luta.

Ninguém foge de ninguém

A partida entre Moreirense e Estoril prometia alguma emoção, tendo em conta que ambos os conjuntos estão envolvidos na luta pela fuga à despromoção. O Moreirense esteve na frente, com golo do reforço Sougou, mas os canarinhos acabaram por empatar, já nos minutos finais, beneficiando de um autogolo de Pedro Rebocho.

Com o Tondela a perder no Dragão, ambas as equipas ficam à espera para ver o que acontece com no Marítimo – Nacional, onde outra das equipas que está abaixo da linha-de-água entra em competição. Um resultado negativo para o Nacional poderá agravar ainda mais a sua situação.

Boas Apostas!