Nos grupos F e G a jornada de terça-feira serviu para encontrar líderes destacados. City e Besiktas deram mais uma prova de força e alargaram o fosso. No Grupo E o Liverpool foi dar sete a zero a Maribor e o Spartak não quis ficar atrás, goleando também na receção ao Sevilla. Real Madrid e Tottenham empataram no Bernabéu e estão ambos com sete pontos no topo do Grupo H. Resta a Dortmund e APOEL lutar pela vaga queda à Liga Europa.

Grupo E

Contra as expetativas, o Spartak goleou o Sevilla, em noite inspirada de Promes,

Contra as expetativas, o Spartak goleou o Sevilla, em noite inspirada de Promes,

Depois de empatar os primeiros dois jogos o Liverpool precisava mesmo de recuperar terreno e pode-se dizer que o fizeram com passo de gigante. A formação inglesa Já vencia por quatro a zero ao intervalo mas nem assim levantou o pé do acelerador. Os Reds pareciam estar a precisar de uma partida assim e agora esperam que essa energia se repercuta também na prestação doméstica. Firmino e Salah bisaram, Philippe Coutinho, Oxlade-Chamberlain e Alexander-Arnold completaram a contagem.

O Spartak (5-1) não quis ficar atrás. Verdade seja dita, os russos foram desvalorizados por quase todos, que acharam que o Sevilla ia a passeio a Moscovo. As equipas recolheram ao balneário empatadas mas no segundo tempo o show do médio holandês desbaratou a equipa visitante. Quincy Promes fez dois golos e duas assistências, bem acompanhado por Melgarejo, Glushakov e Luiz Adriano.

Com estes fartotes de golos os dois vencedores da noite ascendem aos primeiro e segundo lugares do grupo, ambos com cinco pontos, destronando o Sevilla.

Grupo F

No jogo mais aguardado da jornada o Manchester City superou o desafio, batendo o Nápoles no Etihad. O marcador final de 2-1 não espelha a superioridade que a equipa de Pep Guardiola conseguiu ter em campo, sobretudo nos primeiros quarenta e cinco minutos. Apesar da capacidade defensiva dos italianos, os Cityzens podiam facilmente ter marcado quatro ou cinco. Os Napolitanos só chegaram à baliza de Ederson de penálti. É verdade que se o primeiro tivesse entrada talvez pudesse alterar o equilíbrio entre as duas formações mas o City construir lances de perigo durante toda a partida.

A equipa de Paulo Fonseca foi vencer ao terreno do Feyenoor (1-2). Ao fim da primeira volta o City destaca-se no primeiro lugar, só com vitórias, com três pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor, no caso o Shakhtar. O Nápoles está a sentir o aperto.

Grupo G

A equipa de Jardim perdeu em casa com o Besiktas e está no último lugar do grupo.

A equipa de Jardim perdeu em casa com o Besiktas e está no último lugar do grupo.

O Besiktas surpreendeu na jornada inicial, ao vir ao Dragão impor-se de forma tão categórica mas desde então a equipa de Ricardo Quaresma e Pepe tratou de mostrar que não tinha sido um fogacho. Os turcos seguem isolados na frente do grupo, só com vitórias. O triunfo no Mónaco (1-2) deixa arrasada a formação de Leonardo Jardim, que a meio da campanha soma apenas um ponto e está no último lugar da tabela.

Sérgio Conceição resolveu apostar em José Sá e o jovem guarda-redes dos Dragões deu um frango no primeiro golo do RB Leipzig (3-2). Até ao intervalo o FC Porto andou desnorteado e, justiça seja feita, só podem ser assacadas responsabilidades a Sá no golo de Orban. Os dois seguintes, marcados no espaço de três minutos, foram erros defensivos individuais. E os portistas até tiveram sorte porque os golos a favor aconteceram ao arrepio do sentido do jogo mas permitiram-lhes continuar a discutir o encontro até ao fim.

Grupo H

Pode ter sido uma noite de empates mas serviu para separar, em definitivo, o trigo do joio no Grupo H. O Tottenham foi empatar a um ao Santiago Bernabéu – golos de Raphael Varane, na própria baliza, e Cristiano Ronaldo – com uma grande exibição de Hugo Lloris. Na outra partida, o Borussia Dortmund foi ceder pontos a Nicósia, frente ao APOEL. Esperava-se mais do líder da Bundesliga. Com estes resultados o grupo fica partido ao meio e tudo indica que o primeiro lugar vai ser decidido quando os Merengues forem a Londres.

Boas Apostas!