66 golos em 20 partidas. Média de 3,3 golos marcados por jogo. Quem conta com as qualidades de Kylian Mbappé, Neymar, Edinson Cavani, Ángel Di Mária e companhia limitada, “arrisca-se” a possuir um registo admirável em termos ofensivos. Que o diga o PSG, emblema num pedestal à parte na realidade francesa que apresenta o ataque mais concretizador dos cinco principais campeonatos europeus – Ligue 1, Bundesliga, Premier League, La Liga e Série A.
PSG demolidor
18 golos da autoria de Kylian Mbappé, 16 por intermédio de Edinson Cavani e 13 na conta pessoal de Neymar, – atualmente lesionado – tudo isto em jogos da Ligue 1 2018/19. O trio em causa marcou 47 dos 66 golos apontados pelo PSG até à data no campeonato francês. Os 19 restantes dividem-se por nove jogadores diferentes, com Ángel Di María a encabeçar a lista (quatro golos marcados).
A qualidade individual da equipa parisiense, aliada à clara superioridade em relação aos demais participantes na Ligue 1, viabiliza a existência deste registo. Em termos absolutos, o PSG venceu 18 dos 20 jogos que disputou até então e empatou dois. Fez pelo menos um golo em cada um dos desafios que disputou e, numa análise às 18 vitórias que conquistou, só venceu pela margem miníma em três ocasiões, nomeadamente nos duelos frente ao Lille (2-1), ao Toulouse (1-0) e ao Nantes (1-0). Retirando esses três encontros da lista e considerando uma realidade de 15 jogos, venceu por uma margem de dois golos em cinco ocasiões, o que significa que nas dez restantes levou sempre a melhor por uma diferença de três ou mais golos. A goleada mais expressiva aconteceu neste mês de janeiro, frente ao “lanterna vermelha” Guingamp no Parc des Princes, encontro que terminou com uma goleada por nove bolas a zero.
O campeonato gaulês leva 22 jornadas disputadas (o PSG tem dois encontros em atraso – 20 jogos até então), ao passo que no espanhol já se disputaram 21 rondas, no italiano outras tantas, no alemão 19 e no inglês 24. Em termos de média, ninguém apresenta melhores números que os do PSG. Já a nível de golos marcados, é o Manchester City quem está mais próximo do máximo do PSG, com 62 tentos apontados (mais três jogos). No entanto, fora do radar das “big 5”, há um caso a registar…
Ajax com registo idêntico
É no país do “futebol total” que encontramos um registo idêntico ao do PSG. O Ajax de Amesterdão, segundo na tabela da Eredivisie, apresenta o melhor ataque da prova com 66 golos marcados em 19 jogos – menos um que o PSG. O PSV Eindhoven, líder da competição, leva 64 golos marcados. Embora estejamos a falar de um campeonato que não é contemplado no lote das habituais “big 5”, atendendo à natureza das equipas e da competição, os dois emblemas poderão terminar o ano com mais tentos apontados que a equipa parisiense.
Boas apostas!