O campeonato francês viveu mais uma semana de enorme expectativa, tendo em conta que o AS Monaco se deslocava a Lyon, terreno onde poderia correr o risco, assim ditava a lei da probabilidade, de perder pontos e permitir a vantagem ao Paris SG. No entanto, isso não aconteceu, pelo que à vitória do Paris SG frente ao Montpellier sucedeu a vitória do conjunto do Principado frente ao Lyon. Mudanças houve, sim, no que toca ao quarto lugar, da mesma maneira que, no fundo da tabela, a indefinição se mantém elevada.

Frente na frente

Foi o Paris SG a primeira equipa a entrar em campo, das duas que vão jogando ombro-a-ombro pelo título gaulês. A equipa da capital não precisou de muito para garantir os três pontos frente a um Montpellier que repete uma temporada de alguma tranquilidade a meio da tabela. Cavani, na primeira parte, e Di Maria logo no início da segunda resolveram as coisas a contento dos homens de Unai Emery, partindo daí para a gestão de um calendário que terá, ainda esta semana, o encontro frente ao AS Monaco em jogo da Taça de França.

Mbappe Monaco

Mbappé voltou a marcar

Aliás, o AS Monaco terá um menor tempo de descanso, tendo ido para jogo 26 horas depois do final da partida do PSG. O confronto também impunha uma exigência bem diferente, porque se tratava de jogar no terreno do semifinalista da Liga Europa, o Lyon. No entanto, a equipa da casa tinha também menos tempo de descanso do que o Monaco e está a viver um período de alguma quebra na Ligue 1, após ter ficado claro que não iria conseguir elevar-se até ao terceiro lugar. Falcao e Mbappé marcaram ainda antes do intervalo, o que não impediu a reacção do Lyon que, no entanto, se ficou apenas por um tento marcado por Tousart.

Na corrida ao título, o Monaco não tem nenhuma deslocação visivelmente perigosa, sendo que vai manter sempre menos um jogo do que o Paris SG até à última jornada, o que lhe oferece uma margem de fuga. Já os parisienses, que vêem o seu adversário salvar-se dos desafios mais exigentes, irá a Nice no próximo fim-de-semana, onde só a vitória o mantém com esperanças elevadas de aproveitar um eventual escorregar do líder.

Três candidatos ao quarto lugar

A quebra do Lyon está a dar ao Bordéus uma boa oportunidade para terminar num surpreendente quarto lugar. Esta semana, a ultrapassagem deu-se com a vitória perante o Bastia, com golos de Malcom e Sankharé, enquanto o Marselha, que também está envolvido na mesma ambição, não foi além de um empate em Nancy, estando agora a três pontos do Bordéus.

Curiosamente, esta luta cruzou-se com a da manutenção, já que o Nancy, com o ponto somado, se escapou ao Bastia, cada vez mais último, mas foi “apanhado” pelo Dijon, que somou uma vitória por 3-2 frente ao Angers, isto depois de ter estado a ganhar por três golos de diferença. As duas equipas estão apenas a um ponto do Caen, que perdeu em casa com o Nantes e é o primeiro acima da linha de perigo. O Lorient, que goleou o Metz, deu um pequeno salto, mantendo o seu adversário sob o espectro desta mesma luta.

Boas Apostas!