A Islândia e a Nigéria, que perderam nesta última jornada do Grupo D contra a Croácia e Argentina, são as próximas equipas a regressarem a casa depois de falharem o acesso aos oitavos de final.
Islândia faz história, mas regressa a casa
Com a Croácia e Argentina a seguirem em frente no Grupo D, os croatas com 9 pontos e os argentinos com 4, a Nigéria e a Islândia são assim obrigadas a abandonar a Rússia. Os islandeses começaram por surpreender no arranque da competição, segurando a Argentina com um empate por 1-1, mas a derrota às mãos da Nigéria deixou várias dúvidas quanto à sua capacidade para superar uma Croácia extremamente bem organizada. Ora a Islândia não conseguiu levar a melhor, perdeu por 2-1, e fica em último lugar no Grupo D com apenas 1 ponto, tendo apontado 2 golos e concedido 5 nesta sua participação no Mundial 2018. Contudo, é importante deixar claro que esta foi a primeira participação, desde sempre, dos nórdicos num Campeonato do Mundo, e mais uma vez, tal como no Euro 2016, foram fortemente apoiados pelos seus incansáveis adeptos.
Rojo destrói sonho nigeriano
Ao contrário da Islândia, a Nigéria é uma selecção com várias participações em Campeonatos do Mundo, sendo que desde a sua primeira presença num Mundial, em 1994, só falhou uma edição, a de 2006. Em 2014, no Brasil, os nigerianos avançaram até aos oitavos de final, e este ano foram incapazes de o conseguir por muito pouco. Vejamos, a selecção africana entrou mal na prova, perdeu o jogo de estreia deste Grupo D contra a Croácia por 2-0, redimiu-se no segundo encontro, vencendo a Islândia por 2-0, e no último desafio, frente à Argentina, onde precisava apenas de um empate para seguir em frente, acabou por ver o seu sonho ir por água abaixo, com Marcos Rojo a apontar-lhe o golo da derrota nos últimos minutos da partida, ditando o 2-1. A Nigéria falhou a sua missão de conseguir, pelo menos, um ponto num jogo onde foi várias vezes superior ao adversário, mas pecou demasiado na parte da finalização, e onde houve grande polémica sobre um pênalti que se discutia ser contra Argentina. Agora, juntamente com a Islândia, regressam a casa e dão por terminada a sua campanha no Mundial 2018.
Boas Apostas!