Nigéria – Canadá (Mundial Feminino 2023)
Durante a próxima madrugada, às 03h30 de Portugal continental, as seleções nacionais de futebol feminino de Nigéria e Canadá vão defrontar-se no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne, pela 1.ª jornada do Grupo B do Campeonato do Mundo FIFA Feminino 2023. A equipa orientada pelo selecionador nacional Randy Waldrum sabe que não terá grandes possibilidades teóricas de lutar ao lado de Austrália, Canadá e Irlanda, mas tentará fazer a melhor prestação possível, procurando utilizar alguma ausência de pressão a seu favor. Pela frente, estará a formação comandada por Bev Priestman, jovem treinadora que procura levar as canadianas o mais longe possível numa competição onde a equipa possui legítimas expectativas.
Análise Nigéria
A seleção nacional feminina da Nigéria não compete oficialmente há praticamente um ano, desde a participação na fase final da Taça das Nações Africanas femininas, onde terminou no 4.º lugar, ao perder no jogo de atribuição do 3.º posto frente à Zâmbia (0-1). Na fase de grupos, a Nigéria terminou no 2.º lugar da tabela classificativa do Grupo C, com seis pontos, três acima do Botswana e a três da África do Sul. Nos três jogos, duas vitórias, zero empates e uma derrota, com sete golos marcados e dois golos sofridos.
Depois de ter perdido nas meias finais da CAN, a Seleção Nigeriana atravessou um péssimo período de rendimento, ao chegar, em fevereiro passado, à sétima derrota consecutiva frente à Colômbia (0-1), num jogo amigável de preparação. Na resposta, a Nigéria venceu a Costa Rica (1-0), tendo disputado as suas últimas partidas particulares em abril passado. Depois de bater o Haiti, por 2-1, a equipa feminina nacional da Nigéria venceu com goleada (3-0) a Nova Zelândia, uma das anfitriãs deste Mundial.
Onze provável: Nnadozie; Alozie, Demehin, Ebi, Imuran; Okoronkwo, Payne, Ayinde, Echegini, Ajibad; Oshoala
Análise Canadá
A seleção nacional feminina do Canadá figura na 7.ª colocação na última atualização do ranking da FIFA de futebol internacional de senhoras, pelo que chega a esta fase final do Mundial com expectativas reforçadas. A última competição em que participou foi a Taça SheBelieves, onde acabou no 4.º e último lugar da tabela classificativa, com os mesmos três pontos de Brasil e Japão, a seis dos Estados Unidos. Nas três partidas, registo de uma vitória, zero empates e duas derrotas, com dois golos marcados e cinco golos sofridos.
Com quatro derrotas nas últimas cinco partidas realizadas, o Canadá procura virar o “chip” à entrada para a estreia na fase de grupos do Campeonato do Mundo feminino 2023, onde pretende entrar com o pé direito, ou seja, a somar os três pontos frente a uma equipa teoricamente acessível. Em abril passado, a equipa de Bev Priestman jogou pela última vez, tendo perdido num jogo particular realizado diante da França, por 1-2, depois de se despedir da competição referida anteriormente com derrota, por 0-3, contra o Japão. A última vitória das canadianas foi na fase de grupos da Taça SheBelieves, frente ao Brasil (2-0).
Onze provável: Sheridan; Lawrence, Buchanan, Gilles, Chapman; Grosso, Schmidt, Fleming; Leon, Huitema, Sinclair
Dica de Prognóstico
Pelas diferenças de argumentos técnico-táticos entre o futebol das duas seleções, espera-se um jogo profundamente dominado em termos de posse e iniciativa por parte da equipa do Canadá, frente a uma Nigéria altamente recolhida à sua missão defensiva e ao espírito de sacrifício que terá de apresentar para poder ser feliz. Assim, espera-se que seja a equipa de Priestman a entrar mais forte e a criar mais situações de potencial finalização com sucesso junto às redes adversárias. Como tal, o melhor investimento estará no mercado de 1X2 da 1.ª Parte, a favor da Vitória do Canadá ao Intervalo, com cotação de 1.83 na Betano.
Casas de Apostas com os melhores Bónus