Sem ser a semana mais brilhante, em termos exibicionais, da equipa do Nice, a conjugação dos resultados dos três primeiros classificados gerou uma grande festa na Côte d’Azur. Com o Paris SG a perder em Guingamp e o AS Monaco a ceder, em casa, perante o Lyon, os homens de Lucien Favre seguem agora mais isolados no primeiro lugar.

A voar nos ombros de Super Mario

balotelli-nice

Super Mario em versão Pai Natal

Pelo que já se tinha passado no sábado com o Paris SG, e ainda antes do Monaco entrar em campo, o Nice estava perante um desafio onde poderia ter muito a perder. Receber o Dijon, um conjunto que, como vimos assinalando ao longo destas últimas semanas, tem encontrado maneira de criar problemas aos conjuntos mais fortes da Ligue 1, expunha o Nice às suas responsabilidades de líder.

A equipa da casa chegou ao primeiro golo através de uma grande penalidade convertida por Balotelli, mas poucos minutos depois, o Dijon empatava a partida da mesma forma, com Júlio Tavares a ser o autor do golo. O intervalo expunha o Nice aos seus fantasmas, mas na segunda parte, voltou a haver Balotelli para fazer o segundo golo do Nice e permitir-lhe acabar a jornada como mais primeiro da Ligue 1.

As derrotas dos perseguidores

Imensas dificuldades para o Paris SG se conseguir impor na Ligue 1, sobretudo na forma como lida com a posse de bola e a gestão da mesma, acabando muitas vezes exposto à transição do adversário. Perante o Guingamp, montado para explorar exatamente essas fragilidades do campeão francês, Unai Emery voltou a perder e sente crescer à sua volta a conversa sobre a crise e a capacidade de resposta às dificuldades.

Depois de uma primeira parte sem golo, o Guingamp bisou num curto espaço de tempo, com Salibur, primeiro, e De Pauw, logo de seguida, a colocarem a equipa de Antoine Kombouaré em confortável vantagem. Cavani ainda reduziu, a dez minutos do final, com o Paris SG a crescer para a área adversária, mas sem conseguir novo golo, estando agora a sete pontos do líder.

monaco-lyon

Confusão no relvado com o expulsão de Mendy

Já o AS Monaco recebia em casa o Lyon, naquele que era considerado como o encontro da jornada, mas à meia-hora de jogo os visitantes chegavam ao golo, por Ghezzal, e poucos minutos depois Mendy via o cartão vermelho, dificultando o panorama de exigência para a equipa de Leonardo Jardim.

Na segunda parte, Valbuena aumentaria a vantagem, ainda diminuída ao minuto 70 por um golo de Bakayoko, mas o Lyon foi sempre mais forte, e com mais um elemento em campo, chegaria ainda ao terceiro golo, com Lacazette a colocar o seu nome na ficha de marcadores. O Monaco está a quatro pontos do líder, enquanto o Lyon também se vai aproximando do pódio, mas ainda a cinco pontos do Paris SG.

Curtas da jornada

  • O Marselha já está em sexto lugar, batendo o Lille por 2-0, com golos de Gomis e Thauvin. A equipa orientada por Rudi Garcia nem precisou do mercado para já estar numa posição de luta europeia.
  • A estreia de Sérgio Conceição na Ligue 1 não poderia ter corrido melhor, com o Nantes a vencer por 2-0 frente ao Angers.
  • Tal como o Nantes, também o Lorient, outra das equipas que está em lugares de relegação, venceu o seu encontro, frente ao Saint-Étienne, por 2-1. A luta pela manutenção ganha, assim, maior emotividade, como nove equipas separadas por apenas cinco pontos no fundo da tabela.

Boas Apostas!