Newcastle – Chelsea (Premier League)
O encontro de maior cartaz na jornada 16 da Premier League 2022/23 opõe Newcastle e Chelsea. Os “novos ricos” de Inglaterra estão a protagonizar o melhor arranque dos últimos largos anos, ao passo que os “Blues” precisam de regressar às vitórias antes do interregno para realização do Mundial 2022.
Análise Newcastle
As últimas temporadas do Newcastle entre a elite do futebol inglês não têm sido particularmente auspiciosas, tanto que desde 2017/18 que não termina no “top 10”.
Este ano, sob as ordens de Eddie Howe, as coisas estão a ser bem diferentes para melhor. Concluídas que estão 14 rondas, os adeptos dos “Magpies” vão sonhando alto, já que a equipa do norte de Inglaterra ocupa o terceiro lugar da tabela classificativa com 27 pontos. Se a Premier terminasse agora, o Newcastle apurar-se-ia para a Liga dos Campeões da próxima temporada, meta à qual, no início da temporada, os responsáveis do clube com toda a certeza não apontavam.
Há muito campeonato pela frente, adversários com argumentos bem mais sólidos que os deste Newcastle e ainda um Mundial pelo meio, mas de momento, o percurso do Newcastle merece-nos elogio. Com apenas uma derrota nesta edição da Premier League, a 31 de agosto, em Liverpool (2-1), o Newcastle somou os últimos quatro jogos na prova por vitórias e, a meio da semana, bateu o Crystal Palace nas grandes penalidades para avançar na Taça da Liga. Apesar de ter ficado “em branco” no tempo regulamentar frentes aos londrinos, note-se que o Newcastle fez quatro golos em cada um dos seus últimos dois jogos na Premier: goleou na receção ao Aston Villa (4-0) e triunfou em Southampton (1-4). Neste momento, só Arsenal e City têm mais golos marcado que o Newcastle (28), conjunto que apresenta a melhor defesa a par do líder Arsenal (11 tentos encaixados).
Fraser, Ritchie, Dummett, Krafth e Isak são baixas por lesão.
Onze provável: Pope, Trippier, Schar, Botman, Burn, Bruno Guimarães, Longstaff, Willock, Almirón, Murphy, Wilson
Análise Chelsea
Thomas Tuchel abandonou o comando técnico do Chelsea e, para o seu lugar, chegou Graham Potter, treinador que, pese embora a contratação recente, começa a ser alvo de algumas críticas em função dos resultados.
O Chelsea viaja até Newcastle antes da pausa motivada pela realização do Mundial 2022 e na sequência de duas derrotas, uma na receção ao Arsenal (0-1), outra na visita ao Manchester City (2-0), a meio da semana, para a Taça da Liga. Embora pelo meio se tenha superiorizado a Red Bull Salzburg (1-2) e Dínamo Zagreb (2-1) para a Liga dos Campeões, o Chelsea não vence para a Premier League há quatro encontros oficiais: empatou na curta deslocação ao reduto do Brentford (0-0), também dividiu pontos com o Manchester United (1-1), foi goleado no regresso de Graham Potter a Brighton (4-1) e, no mais recente compromisso, perdeu o” derby” com o Arsenal por um tento sem resposta, em Stamford Bridge, encontro no qual a equipa foi bastante perdulária.
Do ponto de vista classificativo, a atual situação não é satisfatória, já que o Chelsea é sétimo com 21 pontos e está a cinco dos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões – ainda assim, tem menos um jogo disputado que Tottenham e Newcastle. A pausa até chegaria em boa altura para o Chelsea, mas está claro que as seleções levarão boa parte do contingente às ordens de Graham Potter.
Kepa, Kanté, Fofana, Chilwell e Reece James estão entregues aos cuidados do departamento médico.
Onze provável: Mendy, Azpilicueta, Chalobah, Thiago Silva, Cucurella, Loftus-Cheek, Kovacic, Havertz, Sterling, Mount, Aubameyang
Dica de Prognóstico
O Newcastle tem estado em ótimo plano, ao passo que o Chelsea não se tem dado bem nas últimas rondas. Os “Blues” têm qualidade mais que suficiente para contrariar os argumentos do Newcastle, mas aquilo que os “Magpies” têm vindo a apresentar leva-nos a crer que os londrinos terão tudo menos tarefa fácil nesta visita a St. James’ Park.
Faça as suas Apostas com os melhores Bónus
[betclic] [betway]