Neman – Energetik-BGU (Vysshaya Liga)
O Neman quer manter a invencibilidade caseira em tarde de receção ao Energetik-BGU, conjunto que iniciou muito bem a temporada mas chega a Grodno na sequência de duas derrotas.
A formação do Neman Grodno quer fazer do seu estádio uma “fortaleza” para cumprir com o objetivo traçado para a atual temporada: assegurar a manutenção entre a elite do futebol bielorrusso o quanto antes. A avaliar por aquilo que tem vindo a exibir, não obstante a antepenúltima posição que por esta altura ocupa, o Neman tem condições para continuar entre a elite sem grandes sobressaltos.
Derrotado ao “cair do pano” na ronda inaugural, o Neman respondeu com a conquista de cinco pontos nas três jornadas seguintes, cortesia de uma vitória na receção ao Vitebsk (2-0), um empate com o Shakhtyor (0-0) em Soligorsk e nova igualdade na receção ao recém-promovido Belshina (1-1). Há uma semana atrás, em Minsk, o Neman perdeu por duas bolas a zero com o Dinamo mas “resistiu” até ao minuto 72, altura em que os locais conseguiram superar a organização defensiva de uma equipa que, até então, tinha sofrido apenas dois golos em quatro desafios. Igor Kovalevich mantém-se ao leme da equipa desde 2017 e, tal como demonstrou em 2019, o Neman continua a ser uma equipa que não costuma sofrer muitos golos, pautando pela consistência no seu 1x4x2x3x1 com os médios habitualmente solidários em momento defensivo. Kantaria, titular no “duplo pivot defensivo” junto de Yakimov, tem estado em destaque na atual campanha.
Os números não mentem: considerando dados relativos à Vysshaya Liga 2019, note-se que se verificaram menos de três golos em 16 dos últimos 18 encontros do Neman na competição.
Aleksey Legchilin é baixa confirmada por lesão. Maksim Yablonskiy continua em duvida.
Onze provável: Dudar, Vasilyev, Murachev, Stojkovic, Slabashevich, Yakimov, Kantaria, Zabelin, Rassadkin, Kadimyan, Koval
O Energetik-BGU iniciou a atual campanha a todo o gás, ao vencer os três primeiros desafios nesta Vysshaya Liga 2020 nos duelos com BATE Borisov (3-1), Rukh Brest (0-1) e FC Minsk (2-0), mas o bom momento não teve continuidade nas últimas duas jornadas e o emblema da capital deixou a liderança, embora o posto mais alto da tabela esteja a apenas um ponto de distância. Na visita a Zhodino para medir forças com o Torpedo, outro dos emblemas em bom plano neste início de época, o Energetik perdeu por duas bolas a zero, ao passo que a receção ao Gorodeja culminou com uma derrota por uma bola a zero. Nesse mesmo duelo, disputado no último fim-de-semana, não se pode dizer que o Energetik não tenha produzido para almejar algo mais: criou 14 ocasiões de golo contra apenas quatro do Gorodeja, mas a equipa visitante foi mais eficaz e a interessante equipa do Gorodeja ficou “em branco” pela segunda vez consecutiva, algo que deverá ser pouco habitual no que resta do campeonato tendo em conta o talento de jogadores como Yakhshibaev, Mawatu, Nosko ou Atemengue.
Vladimir Belyavski tem o plantel todo à disposição para esta visita ao reduto do Neman e fará o seu Energetik alinhar a partir do habitual 1x3x5x2.
Onze provável: Sadovski, Miroshnikov, Shkurdyuk, Sokol, Nosko, Tweh, Mosahanian, Yudchits, Mawatu, Atemengue, Yakhshibaev
Jogo de tripla em Grodno entre duas das boas equipas na atual conjuntura bielorrussa. O Neman atua em casa e entra em cena de olhos postos na conquista dos três pontos, ao passo que o Energetik-BGU também pretende jogar olhos nos olhos, sem cautelas excessivas.