Começamos a nossa análise ao playoff da NBA com uma visita aos encontros da Conferência Este, onde a ponta final dos Toronto Raptors os deixou a apenas uma vitória do vencedor, os Cleveland Cavaliers. Merecem nota positiva os Miami Heat, que apesar das dificuldades sentidas ao longo da temporada, levam a vantagem de ser o terceiro classificado e evitar, assim, até à hipotética final, defrontar Lebron James.
As duas ausências de relevo acabaram por ser os Chicago Bulls e os Washington Wizards, que marcados por lesões, acabaram por ver diminuída a sua capacidade para dar luta às melhores equipas. Se para o conjunto de Washington, se espera um rápido regresso ao seu melhor nível, já os Bulls poderão estar a entrar num ciclo de renovação profunda do seu plantel.
Cleveland Cavaliers – Detroit Pistons
Os Cavaliers dependeram, sobretudo, de LeBron James e Kevin Love para atingir o final da fase regular na frente da Conferência Este, enquanto Kyrie Irving se viu a contas com uma lesão que reduziu a sua temporada. No entanto, a equipa vai precisar de toda a gente para poder competir por um título que parece entregue. Caberá a LeBron demonstrar que ainda pode decidir uma eliminatória através da sua influência que se estende a quase todos os parâmetros do jogo. Pela frente, nesta primeira eliminatória, terão os Detroit Pistons, que regressam a um playoff. Reggie Jackson e Andre Drummond são as principais figuras da equipa de Motor City.
Toronto Raptors – Indiana Pacers
Este é o confronto da Conferência Este que mais se poderá oferecer à surpresa. É certo que os Raptors se mostraram fortíssimos, mas a sua reta final, a dar tudo para chegar ao primeiro lugar, denunciava o facto dos Pacers serem um adversário indesejável. Demar DeRozan e Kyle Lowry são uma dupla fantástica, com a equipa dos Raptors a conseguir esconder fragilidades durante as ausências de Jonas Valanciunas e Terrence Ross. No entanto, com Paul George em alta e Monta Ellis e George Hill a demonstrarem-se jogadores de momento, a equipa dos Pacers acredita que pode surpreender.
Miami Heat – Charlotte Hornets
Impressionante temporada para os Miami Heat, que mesmo sem Chris Bosh durante parte da época e Dwyane Wade em poupanças ao longo desta fase regular, consegue fechar em terceiro lugar, ainda que com os mesmos resultados que o seus rivais de Divisão, os Charlotte Hornets e os Atlanta Hawks. A equipa de Florida terá, assim, vantagem no tira teimas, contando com Goran Dragic e Hasan Whiteside para serem os elementos que superam o esperado e Joe Johnson a tentar dar uma qualidade extra à equipa. Do outro lado, Kemba Walker, Nicolas Batum e Marvin Williams são as peças centrais de uma equipa que também foi capaz de encontrar o caminho na ausência de Al Jefferson durante quase metade dos encontros.
Atlanta Hawks – Boston Celtics
Com quatro equipas a terminar com o mesmo número de vitórias e derrotas, Atlanta Hawks e Boston Celtics discutirão uma vaga nas meias-finais de conferência para defrontar, muito provavelmente, os Cleveland Cavaliers. No entanto, para uma e outra equipa, o importante será chegar lá. Os Hawks apostam forte nas alturas, com Paul Millsap e Al Horford a destacarem-se, enquanto Jeff Teague conduz a equipa. Já para os Celtics, Isaiah Thomas é o tipo de jogador faz a diferença, mas precisará de maior equilíbrio e constância dos seus pares para transformar o conjunto de Boston em mais do que uma animador de temporadas.