O que fazer a uma equipa que parece ter encontrado a fórmula para tornar vencedores os seus dois projetos de All Star que viram o seu valor reconhecido numa temporada fantástica? Procurar acertar nos pormenores onde essa equipa pode ser reforçada. Os Trail Blazers perderam Mo Williams mas vêem chegar duas velhas raposas da NBA em Steve Blake e Chris Kaman, que vêm tornar a sua segunda linha bem mais experiente e capaz de adicionar valor na rotação. Terry Stots encontrou o melhor sistema para tornar a equipa de Portland vencedora, aproveita as boas sensações passadas por um pavilhão que tem um dos ambientes mais fantásticos da NBA e vê, com agrado, um futuro brilhante para a franquícia com estas suas estrelas.

O cinco inicial dos Trail Blazers é sólido e está muito bem definido, perdendo apenas em alguns momentos da sua rotação. Adicionar experiência foi fundamental para podermos olhar para a equipa com mais seriedade e entender a evolução que procura. No Draft, Terry Slots procurou criar um conjunto de seguidores de Damian Lillard que transformem o seu base, também, num influenciador das ideias da equipa, cabendo a LaMarcus Aldridge alargar o seu espectro de influência na Liga, vendo as suas qualidades reconhecidas e valorizadas como um candidato a estar nos momentos de decisão da NBA.

O Cinco

LaMarcus Aldridge Damian Lillard

Aldridge e Lillard são uma dupla de topo na NBA

Damian Lillard é um jogador completo que explodiu na última temporada. Um atleta muito dinâmico que pode bater os seus adversários de todas as maneiras: seja pela velocidade na penetração, seja pelo acerto no tiro de distância sempre que lhe dão algum espaço.

Wesley Matthews encontrou o seu espaço como segundo base dos Trail Blazers. Para além de ser um dos melhores atiradores da equipa, consegue conjugar os seus talentos para completar a equipa com as suas ações. Sendo um jogador com menor visibilidade no cinco, é uma garantia estatística noite após noite.

Nicolas Batum é um verdadeiro colosso neste jogo. Um grande ressaltador para a posição que ocupa, Batum também pode transformar-se num lançador, sempre que o jogo assim o exige. É um elemento muito forte na defesa e acaba por ser uma espécie de cola para os vários elementos dos Trail Blazers.

LaMarcus Aldridge é a estrela de Portland e, depois de ter dado alguns sinais de insatisfação no passado, entende agora que pode ganhar jogos e candidatar-se a títulos com a equipa que sempre foi a sua. Isso terá ajudado a melhorar a sua condição e performance, aumentando a confiança ano após ano. É o que se espera para a presente temporada, o continuar desse crescimento.

Robin Lopez é um lutador que oferece excelente continuidade ao jogo que lhe chega do exterior e é, também, um eficaz ressaltador. Cresce com o estilo de jogo de Terry Slots, estando, hoje em dia, num nível mais alto do que aquele que lhe era projetado no passado.

Expetativas

Mesmo que não seja realista pensar que os Portland Trail Blazers podem fazer melhor do que fizeram no ano passado na temporada regular, espera-se que a equipa ganhe experiência e sabedoria para disputar de forma mais efetiva as eliminatórias do playoff. Fazer igual ao ano passado seria, de certa forma, uma garantia de estar a crescer na direção correta.