Terminamos a nossa ronda de antevisões das equipas da NBA com aquela que foi a grande vencedora do mercado de verão. Os Cavaliers vêem regressar o seu filho pródigo, LeBron James, melhor jogador da atualidade, a caminho de construir a lenda e de ameaçar o trono de melhor jogador de sempre. Mas a atividade da equipa de Cleveland não ficou por aqui. LeBron trouxe os seus escudeiros James Jones e Mike Miller e tratou de tornar pessoal a chegada de Shawn Marion. Para fechar o plantel, a chegada de Kevin Love transforma os Cavs, no imediato, num candidato a lutar pelo título da Conferência Este, onde parecem ser a equipa mais forte, lado a lado com os Chicago Bulls. Uma vez atingida a final da NBA, a verdade é que os Cavaliers poderão ter jogo para bater quem chegue do Oeste, tal é o poder de LeBron.

Mas, para além de todos os reforços, os Cavaliers já tinham no ano passado bastante talento que agora se tornará essencial para o sucesso da equipa. Kyrie Irving e Dion Waiters formam um explosivo jogo exterior, enquanto Anderson Varejão é um poste de alto nível, apesar de alguns problemas físicos. Um jogador como Tristan Thompson terá menos minutos, mas acabará por poder demonstrar a sua utilidade numa equipa que luta por anéis. Em última análise, LeBron tem hoje um plantel muito mais forte do que aquele que encontrou em Miami na sua primeira temporada. A grande surpresa do verão terá acabado por ser a escolha de David Blatt como técnico. O norte-americano fez a sua carreira na Euroleague e poderá agora lutar por algo de fabuloso – ser campeão na maior prova europeia e na maior prova do mundo em anos consecutivos.

O cinco

Kyrie Irving larga a responsabilidade de pegar na equipa às costas para se transformar no maestro de uma banda que dispõe de imenso talento à solta. Marcará menos pontos, mas deverá ver explodir a sua média de assistências. Tem tudo para ser um base campeão.

Lebron James Cavaliers

LeBron está de volta!

LeBron James é um jogador com capacidade para encher o campo, ficando complicado encontrar uma posição para o definir. Chega para colocar toda a sua experiência e qualidade ao serviço de um sonho de menino: tornar Cleveland campeão. Não vive obcecado, sabe que o tempo servirá para afinar a equipa de forma a atingir o objetivo.

Shawn Marion já foi campeão da NBA como jogador que garante a cola na equipa, pela sua atitude abnegada e qualidade defensiva, enquanto não falha no momento ofensivo. Essas suas características deverão levá-lo a ser um preferido, ficando Dion Waiters para a rotação, em busca de tempo para aprender a ser um jogador de equipa.

Kevin Love é outra das grandes aquisições da NBA. Um pouco à imagem de Chris Bosh nos Miami, precisará do seu tempo para se adaptar a responsabilidades bem diferentes daquelas que tinha em Minnesota. Será um elemento fundamental do ataque dos Cavs.

Anderson Varejão para os momentos em que for preciso maior peso no interior da área, Tristan Thompson para oferecer velocidade e mais explosividade. Uma boa dupla de interiores para servir diferentes situações de jogo, deverão ambos melhorar sob a direção de Blatt.

Expetativas

Ser campeão já, ou no próximo ano, desde que os Cavs mostrem já este ano ter condições para lutar pelo topo da Conferência, tornando bem complicada a vida de quem lhes aparecer pela frente. Nem mais, nem menos. Quer-se uma mudança de cultura em Cleveland.