Napoli – Atalanta (Coppa Italia)
Esta quarta-feira, ao início da noite, as equipas do Napoli e da Atalanta têm um encontro que promete vir a ser escaldante, marcado para o Stadio Diego Armando Maradona, em Nápoles, a propósito da realização da primeira mão relativa à eliminatória das meias finais da Coppa Italia. A equipa de Gennaro Gattuso pretende revalidar a sua conquista do ano passado, tendo para isso de repetir a presença na final da competição. Para tal, os napolitanos vão tentar obter uma vantagem que lhes permita chegar à frente da eliminatória ao jogo da segunda mão. Algo que também a formação comandada por Gian Piero Gasperini deverá procurar, até pela ambição que carateriza a sua matriz de jogo.
Análise Napoli
A equipa do Napoli tem como o grande objetivo da temporada terminar entre os quatro primeiros classificados da Serie A, de forma a poder confirmar o regresso à elite do futebol europeu, por via da qualificação para a fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. Além disso, a turma orientada pelo treinador Gennaro Gattuso alimenta a ambição de revalidar a conquista da Taça de Itália, que conseguiu na época passada, após final com a Juventus. Para isso, os napolitanos terão de superar esta ronda das meias finais, a realizar a duas mãos.
A estreia na presente edição da Coppa Italia para o Napoli teve lugar há cerca de duas semanas atrás, num jogo onde a turma de Gattuso venceu o Empoli, em casa, por 3-2. Na última semana, a equipa de Nápoles voltou a jogar em casa, tendo desta feita eliminado o Spezia, com triunfo por 4-2. No jogo realizado após a confirmação do apuramento para as meias finais da Taça, o Napoli voltou a ganhar nos seus domínios, no passado fim-de-semana, diante do Parma (2-0).
Onze provável: Meret – Lorenzo, Maksimovic, Koulibaly, Rui – Demme, Bakayoko – Lozano, Zielinski, Insigne – Osimhen
Análise Atalanta
A equipa da Atalanta tem vindo a destacar-se como uma das melhores do futebol italiano de há alguns anos a esta parte, mas falta-lhe adicionar conquistas palpáveis a esse notável crescimento enquanto coletivo. A presença nestas meias finais da Coppa Italia permitem à turma de Gian Piero Gasperini alimentar o sonho de chegar à final da prova e erguer o troféu. Na Serie A, a formação de Bérgamo está ligeiramente atrasada na luta pelo apuramento para a Liga dos Campeões, ainda que esteja perfeitamente enquadrada com esse objetivo daqui até final da temporada.
Na Coppa Italia, a Atalanta teve um percurso limpo em duas eliminatórias, onde jogou sempre na condição de visitado. Venceu, primeiro, o Cagliari (3-1), e, na última semana, num jogo bastante emocionante diante da Lazio (3-2), onde até acabou em inferioridade numérica. No passado fim-de-semana, em novo duelo com a turma laziale, a equipa da Atalanta teve o amargo sabor do regresso às derrotas na Serie A, ao perder, por 1-3, novamente a jogar no seu estádio. Foi, assim, interrompido um ciclo de 14 jogo consecutivos sem perder em todas as competições.
Onze provável: Gollini – Tolói, Romero, Djimsiti – Maehle, Roon, Freuler, Gosens – Pessina – Zapata, Ilicic
Dica de Prognóstico
Numa primeira mão que poderá deixar alguma das equipas em vantagem à partida para o jogo referente à segunda mão, a realizar dentro de uma semana em Bérgamo, prevê-se que tanto o Napoli como a Atalanta procurem marcar um golo que lhes permita chegar em situação vantajosa. A equipa de Gasperini possui uma mentalidade bastante ambiciosa em qualquer situação, pelo que não deverá querer desperdiçar a oportunidade de marcar um golo fora. Por outro lado, a jogar em casa o Napoli também vai querer tirar partido disso, podendo até adotar uma postura mais focada no contra-ataque, mas sem abdicar de tentar explorar alguma da permeabilidade defensiva que a formação comandada por Gasperini tem demonstrado nesta temporada, até por força do futebol de cariz bastante ofensivo que pratica. Neste sentido, espera-se um jogo equilibrado em matéria de criação de oportunidades de golo, mas onde as duas equipas possam vir a criar, de facto, problemas às defesas opostas. Assim, a melhor aposta será investir no mercado de Ambas Equipas Marcam, que apresenta uma cotação de 1.47 na casa de apostas Bet.pt.