Na “ressaca” europeia, Juventus e Nápoles voltaram a não falhar e ampliaram os seus impressionantes ciclos vitoriosos em jogos do campeonato italiano. Os dois grandes candidatos ao “scudetto” continuam separados por apenas um ponto. Em Milão, o Inter voltou à depressão ao perder na deslocação ao terreno do Genoa (2-0) e o AC Milan confirmou o bom momento que atravessa ao vencer uma rival direta na luta pela Europa.

Juve mais forte no “derby”

Foto: "Reuters"

Foto: “Reuters”

Turim parou para assistir a mais uma edição do “derby” local. De um lado, o Torino, emblema mais popular da cidade, do outro, a Juventus, emblema que conta com o maior número de adeptos em Itália.

O desafio entre velhos rivais não fugiu à tendência dos últimos anos: a Juventus, dotada de outro tipo de argumentos, voltou a conseguir superiorizar-se ao Torino. Na sequência do empate caseiro com o Tottenham (2-2), a “Vecchia Signora” foi vencer ao Olímpico de Turim pela margem miníma (0-1) com o único tento da partida a ser apontado pelo brasileiro Alex Sandro. O golo aconteceu aos 33 minutos na sequência de um lance polémica: fica a ideia de que Bernardeschi comete uma infração no início da jogada, situação ignorada pelo árbitro Daniele Orsato. O triunfo permitiu à hexacampeã italiana chegar à marca dos 65 pontos, não “rendendo a guarda” na perseguição ao Nápoles. O atual líder do campeonato italiano – com o português Mário Rui entre os titulares – recebeu e venceu o SPAL 2013, penúltimo colocado da competição. Um golo de Allan, logo aos seis minutos, sentenciou um desafio em que os donos da casa foram sempre superiores ao adversário e só não construíram um resultado mais volumoso graças à inspiração do guardião contrário. O San Paolo assistiu à nona vitória consecutiva do Nápoles na Série A 2017/18, “esquecendo” o desaire de 5ª feira às mãos do RB Leipzig para a Liga Europa.

Inter não passa no Ferraris, AC Milan em bom momento

A vitória na receção ao Bologna parecia determinar o fim da depressão interista, no entanto, na visita ao Luigi Ferraris para enfrentar o Genoa, a equipa milanesa voltou a cair com estrondo ao sair derrotado por duas bolas a zero, colocando-se “a jeito” para uma ultrapassagem. Caso a Lazio vença o Hellas Verona na noite de segunda-feira, o Inter de Milão cairá para o quinto posto e terminará a ronda fora dos postos de acesso à Liga dos Campeões da próxima época. A AS Roma, também à procura do acesso “milionário”, venceu em casa do Udinese por duas bolas a zero naquele que foi o último teste antes do primeiro duelo com o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca.

O AC Milan enfrentou o outro emblema da cidade de Génova e deu-se bem. Um golo de Bonaventura sentenciou o duelo com a Sampdoria e permitiu à equipa “rossonera” igualar a adversária direta na tabela classificativa, aproximando-se dos lugares europeus. A equipa orientada por Gennaro Gattuso está agora há dez jogos sem conhecer o sabor da derrota.

Boas apostas!