Mesmo com duas jornadas disputadas em apenas cinco dias, a tabela de classificação geral da Bundesliga não sofreu alterações, com os líderes do campeonato a manterem-se os mesmos, tal como com as equipas a correrem o risco de despromoção.

Hoffenheim vence, pela primeira vez, o Bayern de Munique

Kramaric marca golo solitário em vitória história do Hoffenheim.

Kramaric marca golo solitário em vitória história do Hoffenheim.

Depois de beneficiar do empate do Borussia Dortmund contra o Schalke 04, o Hoffenheim arrancou duas vitórias importantíssimas, em dois jogos muito complicados, para se manter na 3ª posição, vencendo em casa do Hertha Berlim, e na recepção ao poderoso Bayern de Munique, por 1-0. Com os Bávaros a contarem com algumas baixas de peso, o Hoffenheim conseguiu uma entrada muito forte no jogo e fuzilou a baliza de Ulreich bem cedo, já que Neuer está lesionado. Depois de atirar ao lado da baliza Bávara no primeiro lance de perigo do jogo, Kramaric viria a redimir-se mais tarde, aos 20 minutos de jogo, com um grande golo fora de área. Ulreich ainda lhe tocou com a ponta dos dedos, mas não foi o suficiente.

Mesmo em cima do intervalo, uma enorme arrancada de Coman pelo corredor esquerdo quase que resultou no golo da igualdade, com o extremo francês a cruzar para o Lewandowski que, mesmo acertando mal na bola, acertou na barra. Na segunda parte o líder do campeonato alemão entrou muito mais forte e decidido a mudar o rumo do jogo, com Lewandowski a estar novamente perto de o conseguir, aos 54 minutos, rematando forte para uma grande defesa de Baumann. Sem mais situações de perigo a destacar, ficou apenas de realçar a boa arrancada de Ribéry aos 72 minutos, passando por dois defesas do Hoffenheim, tabelando com Lewandowski, e disparando forte para a baliza, mas Baumann voltou a mostrar presença e negou o golo do empate.

O treinador Julian Nagelsmann continua a fazer história no clube ao somar a primeira vitória, na história do Hoffenheim, sobre o gigante Bayern de Munique, afirmando-se na 3ª posição da tabela. Já a turma de Carlo Ancelotti, que não perdia no campeonato desde 19 de Novembro, mantém uma segurança de 10 pontos no topo da tabela.

Dortmund continua invicto em casa

Dortmund mantém registo invicto dentro de portas.

Dortmund mantém registo invicto dentro de portas.

Depois de empatar em casa do Schalke 04, perdendo consequentemente o 3º lugar para o Hoffenheim, o Borussia Dortmund venceu na recepção ao Hamburgo por 3-0 e continua a tentar apanhar recuperar a 3ª posição. Num jogo com inúmeras oportunidades de golo para os dois lados, podia ter mesmo sido o Hamburgo a inaugurar o marcador com Bobby Wood completamente sozinho no cara-a-cara com Burki, mas com o guarda-redes suíço a levar a melhor. Como quem não marca sofre, foi Gonzalo Castro a fazer o 1-0 num livre-directo, batendo a bola para o lado do guarda-redes aos 12 minutos de jogo. Depois do golo, Aubameyang podia ter aumentado, mas também falhou isolado, acertando na cara do guarda-redes Adler.

Sem mais golos no primeiro tempo, chegou então a segunda parte e foi Dembélé o primeiro a levar perigo à baliza do Hamburgo, aos 57 minutos. O segundo golo apareceu finalmente aos 80 minutos, com uma boa jogada individual de Aubameyang a descobrir Kagawa completamente sozinho dentro de área, que teve apenas de encostar. A seguir foi a vez de trocar de papéis, com um grande passe de Kagawa a isolar o gabonês que, em rápido contra-ataque, levou a melhor no frente-a-frente com Adler.

Ainda assim, o Dortmund está dependente de possíveis deslizes do Hoffenheim para recuperar o 3º lugar, e não esquecer que ainda terão que enfrentar o Bayern de Munique na Allianz Arena na próxima jornada.

Outras curtas da jornada:

  • O Werder Bremen, que passou grande parte da temporada a tentar fugir da zona de relegação, tem conseguido um aumento de fora exponencial e soma agora 6 vitórias em 7 jogos consecutivos, empatando o restante, subindo assim para o 11º lugar da tabela.
  • Leipzig continuou a vencer, mantendo-se com 4 pontos de vantagem sobre o 3º lugar.
  • Darmstadt, Ingolstadt e Augsburg continuam todos nos lugares de despromoção.
  • Mainz, Hamburgo e Wolfsburg estão todos a lutar pela manutenção.
  • Schalke 04, com empate na recepção ao Dortmund e a derrota em casa do Werder Bremen, caiu do 9º lugar para o 12º.

Boas Apostas!