Nos últimos 3 dias disputou-se a 8ª jornada da fase de qualificação ao Campeonato do Mundo, destacando-se alguns encontros que deixaram algumas selecções a um passo da Rússia, e com a Bélgica a já ter assegurado um lugar no Mundial.

Bélgica vence na Grécia

Golo de Lukaku garante vitória e consequente apuramento belga ao Campeonato do Mundo 2018.

Golo de Lukaku garante vitória e consequente apuramento belga ao Campeonato do Mundo 2018.

A Bélgica confirmou o favoritismo neste Grupo H ao qualificar-se no fecho da 8ª jornada, somando 3 pontos importantes na Grécia que o deixam já com presença garantida na Rússia em 2018. Ainda assim, não foi um triunfo fácil e os gregos deram bastante trabalho. Existiram várias oportunidades de golo para os dois lados, mas os golos só apareceram no segundo tempo, com Vertonghen a inaugurar o marcador aos 69 minutos com um forte e colocado remate fora de área, sem hipótese para o guardião grego. A festa belga não durou mais que 3 minutos, com Zeca Rodrigues a igualar a partida depois de um cruzamento de Tzavelas.

Ora se a festa belga durou pouco tempo, ainda menos durou a grega. Apenas 1 minuto depois Lukaku cabeceia para o fundo das redes depois de um bom cruzamento de Thomas Meunier, fechando as contas da partida e garantindo os 3 pontos à Bélgica. Os Diabos Vermelhos ficaram assim em 1º lugar com 22 pontos, 8 a mais que a 2ª Bósnia-Herzegovina, e garantem assim presença no Mundial 2018.

Marcus Rashford na reviravolta inglesa

Com alguma culpa no cartório no golo sofrido, Rashford redimiu-se com um golo e uma assistência.

Com alguma culpa no cartório no golo sofrido, Rashford redimiu-se com um golo e uma assistência.

Os ingleses estão invictos no Grupo F e no dia 04 receberam a Eslováquia, num encontro onde viram as coisas começarem a correr muito mal logo nos primeiros 3 minutos, com Marcus Rashford a perder a bola numa zona perigosa que permitiu aos eslovacos construírem a jogada para o primeiro golo do jogo, com Lobotka a finalizar um excelente passe de Nemec. Os Três Leões partiram para cima da Eslováquia desde então e não a deixaram respirar, conseguindo finalmente igualar a partida depois de várias tentativas falhadas, com Rashford a bater um canto e com Eric Dier a desviar para golo ao primeiro poste. Os ingleses não se renderam e continuaram à procura do golo, com a Eslováquia a ser cada vez mais sufocada.

Foi então aos 58 minutos que Marcus Rashford decidiu o jogo, disparando forte e colocado para o lado direito de Dubravka, sem hipótese para o guarda-redes eslovaco. Com esta vitória, os ingleses somam agora 20 pontos, 5 a mais que a 2ª Eslováquia, e em caso de vitória no próximo encontro ficam qualificados para o Mundial 2018 antes do fecho da fase de grupos.

Mannschaft a um paso da Rússia

Mais um brilhante jogo da turma de Joachim Low.

Mais um brilhante jogo da turma de Joachim Low.

A Alemanha está em grande forma e é, claramente, a grande favorita do Grupo C para seguir em frente, tendo vencido todos os 8 desafios disputados neste agrupamento. Nesta 8ª jornada, os alemães receberam, e golearam, a Noruega por 6-0, em mais um jogo brilhante da turma de Joachim Low. Não foram precisos mais de 10 minutos para chegar o primeiro golo, com Hector a ir à linha de fundo fazer um cruzamento para trás e com Ozil a finalizar de primeira. O segundo golo chegou 7 minutos depois, com um belo trabalho de Draxler, a receber dentro de área, de costas para a baliza, a conseguir rodar com facilidade e a finalizar com o pé esquerdo. Muita passividade defensiva da Noruega. Aos 21 minutos foi a vez de Timo Werner se juntar aos marcadores, com Thomas Muller a dar um habilidoso desvio de calcanhar e a deixar Werner sozinho de frente para a baliza.

A primeira parte foi um massacre para a Noruega, que ainda viria a conceder mais um golo, aos 40 minutos, com Timo Werner a bisar, desta vez com um grande golo de cabeça, e novamente assistido por Thomas Muller. Depois de uma primeira parte de sonho, Joachim Low decidiu descansar Ozil no intervalo e lançou Goretzka para dentro de campo, que não tardou a juntar-se aos marcadores da partida e fez o 5-0 logo aos 50 minutos, cabeceando para o fundo das redes depois de cruzamento de Julian Draxler. Os alemães não se deram por satisfeitos e acabaram por fazer o 6-0 já aos 79 minutos, desta vez foi Mario Gómez, em campo desde os 66 minutos, a finalizar de cabeça depois de um cruzamento de Kimmich.

Turquia vence na recepção à Croácia

Com esta vitória, a Turquia mantém vivo o sonho de alcançar a Rússia em 2018.

Com esta vitória, a Turquia mantém vivo o sonho de alcançar a Rússia em 2018.

Os croatas caíram pela 2ª vez no Grupo I, desta vez em casa da Turquia, num encontro em que apesar de terem sido dominantes, pecaram na finalização e não conseguiram recuperar do único golo da partida. No primeiro tempo só deu Croácia, com os turcos a não acertarem uma única vez à baliza adversária. No durante um primeiro tempo com apenas uma outra situação de perigo, sempre para a Croácia, foi no segundo tempo que apareceu o único golo da partida.

O golo da Turquia surgiu aos 75 minutos, com alguma culpa do guarda-redes Subasic, que defendeu um remate à figura para a frente e a bola acabou por cair redondinha no pé de Tosun, que apenas teve de escolher o lado para onde queria marcar. O encontro acabou por terminar 1-0 a favor da Turquia, com as contas no Grupo I a complicarem-se, com a Croácia em 1º lugar com os mesmos 16 pontos que a 2ª Islândia, e com a Turquia e a Ucrânia logo atrás, em 3º e 4º lugar com 14 pontos. A Croácia foi ainda prejudicada neste encontro por ter enfrentado o Kosovo no domingo, em vez de no sábado, e usufruiu de 1 dia de descanso a menos que a Turquia.

Outras curtas da jornada:

  • França foi a grande desilusão da jornada, empatando a zero na recepção ao Luxemburgo, e perdendo assim confortabilidade no topo do Grupo A, contando agora com apenas 1 ponto acima da 2ª classificada Suécia.
  • Portugal e Suíça vencem respectivos encontros do Grupo B, com a Suíça a manter-se na liderança com mais 3 pontos que Portugal.
  • Espanha goleia em casa do Liechtenstein por 0-8 e mantém liderança de 3 pontos acima da 2ª Itália.
  • Sérvia vence República da Irlanda e isola-se na liderança, agora com 3 pontos acima do 2º lugar.

Boas Apostas!