A fase de qualificação ao Mundial 2018 está de volta e nesta dupla jornada há alguns jogos a não perder.
31.08 – França x Holanda
As selecções de França e da Holanda medem forças no Stade de France, em Saint-Denis na 7ª jornada do Grupo A. Com a França em igualdade pontual com a Suécia no topo do agrupamento, ambos com 13 pontos, os franceses estão numa situação em que precisam de confirmar o favoritismo e somar os 3 pontos de modo a manterem vivo o sonho de marcar presença na Rússia. Por outro lado, a Holanda está em 3º lugar com apenas 3 pontos de desvantagem, e tem consciência de que uma vitória aqui deixaria tudo em aberto para as restantes jornadas.
Os franceses contam com uma selecção de excelência, a sua baliza é bem protegida, guardada pelo capitão Hugo Lloris, o sector defensivo é bem constituído, com Umtiti, Koscielny, Digne, entre outros, um meio-campo sólido e coeso com Pogba, Matuidi e Kanté, e um ataque avassalador com Griezmann e Giroud, tendo ainda grandes promessas neste sector ofensivo como Mbappé e Coman. Do outro lado também está uma selecção com muito bons jogadores, como é o caso do guarda-redes Cillessen, os defesas Daley Blind, de Vrij e Veltman, médios como Sneijder, Wijnaldum e Strootman, e avançados como Robin van Persie e Arjen Robben.
A França não pode perder, e a Holanda sabe que para continuar na corrida pelo acesso à Rússia precisa de vencer. Definitivamente um jogo a não perder.
02.09 – Espanha x Itália
Possivelmente o jogo que decidirá a qualificação. Espanha e Itália estão em igualdade pontual no topo deste Grupo G, ambos com 16 pontos, com o primeiro encontro a ter terminado num empate por 1-1 em Itália, graças a uma grande penalidade de Daniele De Rossi a carimbar o empate para os transalpinos aos 82 minutos. São duas selecções extremamente talentosas e ambas com um belíssimo historial nos grandes torneios internacionais, tendo já vencido tanto o Campeonato do Mundo como o Campeonato da Europa.
Os espanhóis possuem uma selecção de um talento assustador, contam com uma muralha na baliza chamada de David de Gea, um sector defensivo coeso e muito sólido, com Sergio Ramos, Piqué, Carvajal e Jordi Alba, um meio-campo experiente, disciplinado e com uma enorme visão de jogo, com Sergio Busquets, Iniesta, Thiago Alcantara, David Silva, entre outros, e um sector ofensivo com uma capacidade de finalização assustadora, com Morata, David Villa (de volta aos convocados), Asensio, Isco, entre outros. Por outro lado, está uma selecção que é principalmente conhecida por ser uma muralha intransponível na arte de defender, contando com o veterano e experiente capitão Gianluigi Buffon, e com os defesas que tão bem se conhecem como Chiellini, Bonucci e Barzagli, entre outros, passando para um meio-campo disciplinado minucioso com De Rossi, Verratti, Montolivo, entre outros, e um sector ofensivo com Immobile e, principalmente, Belotti, que se tem destacado ultimamente.
Com selecções teoricamente muito mais fracas, como Albânia, Israel, Macedónia e Liechtenstein, a qualificação à Rússia, como líder deste Grupo G, poderá ser decidida aqui.
04.09 – Inglaterra x Eslováquia
Depois de enfrentar a selecção da Malta, na Malta, a Inglaterra irá receber a Eslováquia num encontro onde os 3 pontos são imprescindíveis para os Três Leões. O conjunto inglês lidera o Grupo F com 14 pontos e ainda está por provar o sabor da derrota. Em 2º lugar está a Eslováquia, com 12 pontos, e a seguir a Eslovénia, com 11, com estes próximos dois jogos a serem decisivos para os ingleses. Por outro lado, a Eslováquia encontra primeiro a Eslovénia, e a seguir parte para Inglaterra, sendo imprescindível que vença ambas partidas para garantir presença na Rússia.
A selecção inglesa pode gabar-se de ter todos os convocados para estes próximos encontros a jogarem todos em Inglaterra, em equipas da Premier League. Os Três Leões apresentam uma equipa muito talentosa, começando pela baliza, com Joe Hart, seguindo para um sector defensivo com Cahill, Kyle Walker, Smalling, John Stones, entre outros, um meio-campo com Henderson, Sterling, Dele Alli e Eric Dier, e um sector ofensivo com Defoe, Harry Kane, e Jamie Vardy. Por outro lado, a Eslováquia apresenta um equipa menos experiente e menos talentosa, destacando-se alguns nomes como os defesas Skrtel, Pekarík e Skriniar, os médios Hamsik (capitão), Duda e Kucka. Contudo, os eslovacos não deixam de ser perigosos e já deram muito trabalho à Inglaterra na primeira volta, com os ingleses a vencerem por 0-1 com um golo ao cair do pano, mais precisamente aos 90+5 min, tendo em conta que Skrtel foi expulso aos 57 minutos e estiveram em desvantagem numérica desde então.
Este será, sem dúvida, um encontro animado entre duas selecções que precisam bastante dos 3 pontos, com as contas para a qualificação a estarem bastante equilibradas neste Grupo F.
Outros encontros interessantes:
- 01.09 – Dinamarca x Polónia – Grupo E
- 03.09 – Grécia x Bélgica – Grupo H
- 05.09 – República da Irlanda x Sérvia – Grupo D