Ao soar do gongo. A seleção portuguesa garantiu o primeiro ponto no Mundial 2016 nos últimos instantes da partida, graças a um golo de Cardinal (atleta que cumpriu a 100ª internacionalização) que anulou a vantagem colombiana e funcionou como anticlímax quando já se cantava vitória no Coliseo El Pueblo, em Cali.
O compromisso entre Portugal e Colômbia, duas principais forças do grupo A, terminou empatado a uma bola e a formação do Panamá – adversária de Portugal na segunda jornada – aproveitou a deixa para vencer o Uzbequistão (1-3) e assumir a liderança. A jogar em casa, a seleção colombiana exibiu-se a bom nível e lutou olhos nos olhos com um adversário superior em teoria. Munida de bons argumentos do ponto de vista individual e muito agressiva a defender, a turma “cafetera” causou muitas dificuldades a uma seleção portuguesa que não esteve particularmente inspirada na ronda inaugural. As duas seleções têm “via verde” para a próxima fase, dada a superioridade que se conhece face às duas outras seleções que completam o grupo.
Grupo B
Prevenir surpresas. Na ronda inaugural do grupo B, a Rússia, seleção que aspira a chegar longe neste Mundial 2016, não se livrou de alguns sustos no embate com a Tailândia, anfitriã da última edição da prova. No Coliseo Cubierto Iván de Bedout, em Medellín, o saldo final da partida (4-6) espelha a boa réplica dada pela formação asiática no embate com a vice-campeã da Europa. O possante pivot Éder Lima esteve em evidência ao apontar dois dos seis golos da formação chefiada por Sergey Skorovich. No encontro que inaugurou o Mundial 2016, o vice-campeão africano Egipto aplicou a maior goleada da ronda inaugural, ao derrotar a seleção cubana por sete bolas a uma com direito a um “hat-trick” da autoria de Mostafa Eid.
Grupo C
No grupo C, a superação italiana impediu uma entrada paraguaia em grande estilo. A formação sul-americana até esteve duas vezes em vantagem diante da congénere transalpina graças a um “bis” de Juan Adrián Salas, mas os experientes pupilos superiormente orientados por Roberto Menichelli levaram a melhor por quatro bolas a duas. Alex Merlim, jogador do Sporting, apontou um dos quatro tentos da formação italiana. No outro jogo do grupo, a seleção vietnamita protagonizou uma das poucas surpresas nesta primeira ronda da fase de grupos. Em noite de estreia, a seleção asiática venceu a Guatemala por quatro bolas a duas, com Minh Tri Nguyen a dar um importante contributo ao apontar um “hat-trick”.
Grupo D
O campeão do mundo entrou com o pé direito na fase de grupos, ao derrotar a Ucrânia – principal adversária no grupo D – por três bolas a uma. O Brasil não se livrou de algum sobressalto no início da caminhada com destino ao “octa”, mas os golos de Rodrigo Araújo (2) e Falcão resolveram a questão. Ainda no grupo D, nota para a estreia da seleção moçambicana em fases finais do campeonato do mundo, com um desaire por três bolas a duas diante da Austrália, atenuado na etapa complementar depois de a seleção africana ter chegado ao intervalo a perder por três golos de diferença.
Grupo E
Campeã da CONMEBOL, a seleção da Costa Rica entrou com o pé direito no Mundial ao vencer a congénere das Ilhas Salomão, naquele que foi um dos duelos mais exóticos desta primeira jornada da fase de grupos. No outro encontro do grupo, a seleção argentina surpreendeu o Cazaquistão. Capitaneada por Fernando Wilhelm (Benfica), a formação das “Pampas” venceu a seleção capitaneada por Cacau por uma bola a zero, graças a um golo apontado por Vaporaki em cima do intervalo. Terceira classificada do Euro 2016 disputado em fevereiro, na Sérvia, a seleção cazaque entrou em falso na prova.
Grupo F
No grupo F, três campeões continentais lutam pelo acesso à próxima fase. A seleção iraniana, formação mais titulada da Ásia, nada pôde fazer no confronto com a Espanha, campeã da Europa que desde cedo se adiantou no marcador e conquistou um triunfo por cinco bolas a uma. Em noite de estreia na atual edição da prova, o campeão africano não teve motivos para sorrir. O conjunto marroquino foi goleado pelo Azerbaijão por cinco bolas a zero, com destaque para os três golos apontados por Vassoura, procurando melhor sorte no embate com o Irão para poder continuar a sonhar com o acesso aos oitavos-de-final.
Boas Apostas!