Ricardinho é um fenómeno à parte dentro do grande espetáculo que é o futsal. A segunda jornada do campeonato do mundo fica marcada pela grande atuação do mágico português, autor de seis golos na vitória portuguesa por nove bolas a zero frente ao Panamá. Espanha e Argentina são as primeiras nações com os respetivos passaportes carimbados para os oitavos-de-final.

Foto: "FIFA"

Foto: “FIFA”

No Coliseo El Pueblo, em Cali, a noite foi de recordes para a seleção portuguesa, que contou com um denominador comum em todos: Ricardinho. Ao apontar seis golos, o camisola 10 da seleção portuguesa tornou-se no atleta com mais golos apontados num só jogo do mundial, fez o golo português mais rápido de sempre na prova (12 segundos) e ainda se tornou no maior goleador da história portuguesa com 113 remates com sucesso, superando André Lima e Joel Queirós (107).  A seleção portuguesa assumiu o primeiro posto do grupo A ao beneficiar do empate (3-3) entre Colômbia e Uzbequistão.

Rússia e Brasil goleiam

Depois do abalo premonitório desportivamente falando – vitória complicada frente à Tailândia –  a seleção russa não sentiu dificuldades no embate com o Egipto, vice-campeão africano que perdeu com a formação soviética por seis bolas a uma. Para a Rússia, o pior episódio neste campeonato do mundo aconteceu mesmo fora das quadras. Na véspera da viagem de Medellín para Cali, cidade que acolhe o último encontro frente à congénere cubana, a seleção russa teve que passar a noite em claro na receção do hotel em que estava hospedada – e posteriormente no aeroporto – devido a um sismo de magnitude 6 na escala de Richter. A contrariedade não afectará o rendimento da vice-campeã europeia frente a Cuba, amplamente favorita à vitória.

Na segunda jornada da fase de grupos, no Coliseo Bicentenario, em Bucaramanga, a seleção brasileira construiu a maior goleada da prova até à data, ao vencer a congénere australiana por 11 bolas a uma. O “veterano” Falcao juntou mais três golos à conta pessoal num jogo em que Dieguinho, pivot que é reforço do Sporting para a época que se avizinha, também apontou dois golos. Depois de vencer Ucrânia e Austrália, o Brasil medirá forças com Moçambique (seleção estreante) na última ronda desta fsse de grupos.

Argentina e Espanha em frente

Depois da vitória inaugural diante do Cazaquistão, a porta dos oitavos-de-final estava totalmente aberta para a seleção argentina. O conjunto das “Pampas” não desperdiçou a oportunidade e venceu a frágil congénere das Ilhas Salomão por sete bolas a duas, assegurando a passagem à próxima fase a partir do grupo E. Os “cazaques” de Cacau venceram a Costa Rica (1-3), corrigiram a derrota inaugural e colocaram-se em boa posição para seguir em frente.

No grupo F, a Espanha deu uma boa resposta no embate mais difícil desta primeira fase, frente ao Azerbaijão. Depois da vitória esclarecedora (0-5) frente a Marrocos, a campeã da Europa bateu a congénere “azeri” por quatro bolas a duas e assegurou uma vaga nos oitavos-de-final.

Boas Apostas!