A seleção portuguesa de futsal falhou o acesso à final do campeonato do mundo da modalidade. No Coliseo el Pueblo, em Cali, Portugal perdeu com a Argentina por cinco bolas a duas. Volvidos 16 anos, os comandados de Jorge Braz tentarão igualar a melhor prestação portuguesa de sempre – o Irão é o adversário na luta pelo bronze.
Eficácia, velocidade em transição e agressividade a defender. A noite perfeita da seleção argentina em solo colombiano permitiu eliminar a congénere portuguesa e garantir o acesso à final do torneio. Mais competente defensivamente e letal no ataque, a formação sul-americana chegou ao intervalo em vantagem por quatro bolas a uma com golos de Borruto – grande chapéu a Bebé -, Stazzone, Vaporaki e Alan Brandi, assegurando uma vantagem importante, passível de gestão no segundo tempo. Além da objetividade no ataque, a seleção argentina defendeu bem e teve no guarda-redes Sarmiento uma figura preponderante para garantir o acesso à final. Ré (8′, ainda empatou o jogo) e Tiago Brito (36′) fizeram os golos da equipa orientada por Jorge Braz, seleccionador que apostou no 5×4 a sensivelmente 10 minutos do fim da partida e não conseguiu tirar proveito dessa situação. Portugal falhou boas ocasiões – fica na retina uma ocasião desperdiçada por Bruno Coelho ao segundo poste – mas também há muito mérito na coesão defensiva da formação das “Pampas”.
Depois de eliminar a Espanha, a Rússia levou a melhor no embate com a seleção que eliminou o Brasil nos “oitavos”. A seleção do Irão, campeã da zona asiática, defrontou a congénere russa nas meias-finais e falhou o acesso à decisão. Embora tangencial (3-4), o resultado premeia a melhor seleção no cômputo geral, evidenciando superioridade sobretudo na primeira parte da partida. Na etapa complementar, o perigo rondou constantemente ambas as balizas e a vitória sorriu à formação soviética que beneficiou dos golos de Lyskov, Abramov, Shayakhmetov e Chishkala. A Rússia tem uma oportunidade de ouro para dar mais um passo na consolidação da sua imagem no panorama do futsal global. O Irão, por seu turno, lutará pela medalha de bronze com a seleção portuguesa no próximo sábado, a partir das 18h00 (Portugal continental).
Boas Apostas!