A 22ª jornada da La Liga veio com uma forte goleada do Barcelona em casa do Alavés, que será o seu adversário na final da Taça do Rei. Não houveram grandes surpresas, já que o Real Madrid, Sevilla e Atlético de Madrid todos venceram, embora os Colchoneros tenham arrancado os 3 pontos a ferros.

Luis Suárez de pé quente

Uruguaio bisa na partida e faz duas assistências.

Uruguaio bisa na partida e faz duas assistências.

O Barcelona goleou em casa do Alavés por 0-6, com grande destaque para o uruguaio Luis Suárez que fez uma grande partida. Os catalães entraram fortes no jogo e tiveram a primeira grande ocasião de golo aos 14 minutos, com Aleix Vidal a rematar pouco por cima da baliza. O único remate à baliza do Barcelona por parte do Alavés foi aos 24 minutos, na sequência de um rápido contra-ataque em que Theo Hernández conduziu o esférico praticamente de uma ponta à outra do campo sempre em grande velocidade, mas falhando no cara-a-cara com Stegen, que lhe negou o golo. O primeiro golo chegou então aos 36 minutos, com Aleix Vidal a assistir Suárez com um belo passe rasteiro para o coração da área, com o uruguaio a aparecer sozinho para finalizar.

Ainda antes de chegar o intervalo houve tempo para Neymar aumentar a vantagem, com a defesa do Alavés a ficar mal na fotografia. Com o início do segundo tempo o Alavés teve uma enorme oportunidade de diminuir a desvantagem, com um rápido contra-ataque pelo lado esquerdo e com Theo a fazer um belo cruzamento para a zona de pénalti mas com Christián Santos a desperdiçar com um remate por cima. O terceiro golo seria então do único elemento do tridente ofensivo que ainda não tinha marcado, Leo Messi, que roubou a bola a um defesa adversário à entrada da grande área e faz o 0-3. As contas estavam ainda por ser fechadas e estavam por 3 golos de rajada. O 4-0 aos 62 minutos, com um auto-golo de Alexis Ruano. O segundo golo foi depois de um rápido contra-ataque, com Messi a lançar Suárez, que por sua vez atrasa para Rakitic, que já dentro de área faz o 0-5, aos 64 minutos. Por fim o último golo do jogo, novamente de contra-ataque, e novamente conduzido por Messi, mas desta vez com Neymar a rematar e com a bola a sobrar para Suárez, que de primeira finalizou e fechou as contas, aos 66.

O jogo terminaria assim, 0-6, com a defesa do Alavés a parecer manteiga perto dos avançados Blaugranas. Ainda assim, a partida ficaria marcada com a horrível lesão de Vidal, aos 88 minutos, com o lateral espanhol a ficar de fora nos próximos 5 meses.

Real Madrid derrota último classificado

Lucas Vázquez aponta o primeiro golo desta temporada no campeonato espanhol.

Lucas Vázquez aponta o primeiro golo desta temporada no campeonato espanhol.

As duas equipas entraram atrevidas em campo e existiram algumas situações de perigo, com o primeiro remate mesmo perigoso a ser feito pelo Osasuna, aos 17 minutos. O Real Madrid respondeu de forma esclarecedora aos 23 minutos, com Benzema a lançar Ronaldo entre o centra e o lateral direito e a inaugurar o marcador. A resposta da equipa da casa chegou 10 minutos depois, onde num rápido contra-ataque Juan Rafael Fuentes lança Sergio León, que não perdoou no cara-a-cara com Navas e picou a bola por cima do guarda-redes costarriquenho. Benzema teve nos pés o 1-2 aos 34 minutos, mas valeu Sirigu e uma boa saída dos postes.

O marcador manteve-se atado por 1-1 até aos 60 minutos, com Isco a desatar o nó depois de recuperar a bola dentro da área do Osasuna. Aos 77 e 89 minutos houveram dois lances muito caricatos, com dois pénaltis a assinalar a favor do Real Madrid, primeiro sobre Cristiano Ronaldo e depois sobre Lucas Vázquez. Ainda assim, aos 93 minutos os Merengues mataram o jogo, com Marcelo a fugir para o meio do terreno e passar a bola para Lucas Vázquez que fechou as contas, com Cristiano Ronaldo a estar envolvido no lance no momento do passe ao simular que ia receber a bola.

Com estes 3 pontos os Merengues continuam na liderança do campeonato com mais 1 ponto que o 2º classificado Barcelona, embora conte com 2 jogos a menos.

Vicente Calderón, palco de um jogo emocionante

Golo de Griezmann garante os 3 pontos para o Atlético de Madrid.

Golo de Griezmann garante os 3 pontos para o Atlético de Madrid.

O Celta de Vigo foi até Madrid com o objectivo de dar um desgosto ao Atlético de Madrid e esteve perto de o conseguir, com os Colchoneros a conseguirem uma reviravolta já perto do final da partida. O jogo deu logo sinais de que ia ser animado aos 5 minutos, com o Celta de Vigo a inaugurar o marcador por intermédio de Cabral, na sequência de um canto batido Sisto, e com Moyá a ficar muito mal na fotografia, ao socar a bola direitinha à cabeça do defesa argentino. A resposta madrilena não tardou a chegar e, logo aos 11 minutos, Carrasco passa a bola a meia altura para Torres que, de costas para a baliza, recepciona a bola e de pontapé de bicicleta estabelece a igualdade com um golo brilhante.

Aos 28 minutos o Atlético de Madrid teve a oportunidade perfeito para fazer o 2-1, com uma grande penalidade a ser assinalada para a equipa da casa. Contudo, Fernando Torres falhou na marcação do castigo máximo, atirando à barra. Mais um pénalti falhado para a equipa de Simeone. O encontro ficou então empatado até aos 77 minutos, com o Celta de Vigo a fazer o 1-2 na sequência de um rápido contra-ataque, com Daniel Wass a assistir Guidetti, que rematou de primeira na boca da grande área. O golo do empate chegou aos 85 minutos, com um grande golo de Ferreira-Carrasco a rematar de primeira fora de área e sem dar hipótese a Álvarez. Apenas 3 minutos depois os Colchoneros alcançaram a reviravolta, com Ángel Correa a cruzar a bola para o segundo poste e Kevin Gameiro, acabado de entrar, amortece de cabeça para Griezmann, que vinha a entrar para a pequena área e apenas teve que encostar.

Outras curtas da jornada:

  • Sevilla vence em casa do Las Palmas por margem mínima e continua a perseguir o Barcelona.
  • Real Sociedad triunfa em casa do Espanyol e mantém-se a 1 ponto do Atlético de Madrid.
  • Villarreal desilude com empate por 1-1 na recepção ao Málaga.
  • Sporting Gijón vence em casa do Leganés e aproxima-se da saída da zona de relegação.

Boas Apostas!