O jogo grande da terceira jornada da Ligue 1 levava o Paris SG até ao Monaco, num duelo que cheirava a disputa de título, mesmo falando de um campeonato onde muitos pensam que o primeiro lugar estará mais do que entregue aos homens da capital. No entanto, com Leonardo Jardim a elevar o nível da sua equipa neste início de temporada, a vitória sorriu ao conjunto do Principado. A merecer destaque, nesta jornada, a derrota do Lyon em Dijon e nova vitória do Guingamp que lhe permite repartir o primeiro lugar da tabela.
Jardim 1 – Emery 0
O confronto mais esperado estendia a razão da curiosidade para além daquilo que seria mais evidente, um jogo entre o campeão em título e o terceiro classificado da temporada passada. É que, em campo, estavam também duas equipas que, pela análise que é regularmente feita, partem de filosofias bem diferentes na sua abordagem às partidas. Para além disso, Unai Emery tinha o seu primeiro encontro de exigência máxima na Ligue 1 e procurava garantir uma resposta à altura do investimento feito no PSG.
No entanto, o grande vencedor da noite foi Leonardo Jardim, beneficiando da sua organização e capacidade para fazer a diferença em termos táticos. Como temos analisado por aqui, o PSG de Unai Emery parece ser um conjunto demasiado preparado para a Liga dos Campeões, não tendo, para já, um conhecimento profundo daquilo que acontece na Ligue 1. Abordando as coisas desta forma, a derrota no terreno de uma das equipas mais preparadas para quebrar favoritismos em França até acaba por ser “normal”.
João Moutinho abriu o marcador logo aos 13 minutos, para Fabinho aumentar a vantagem, em cima do intervalo, através de uma grande penalidade nascida de uma falta de David Luiz. Cavani, aos 63 minutos, ainda reduziu a vantagem monegasca, apenas para que já nos minutos finais, Aurier acabasse por marcar um autogolo que colocou o marcador em 3-1 para o Monaco.
A queda do Lyon
Depois de duas vitórias materializadas com golos de Alexandre Lacazette, talvez não surpreenda que o Lyon tenha saído derrotado de Dijon, numa partida onde o seu avançado saiu lesionado ao intervalo. No entanto, ainda na primeira parte, o Lyon começou a demonstrar fragilidades defensivas. Tolisso marcou primeiro, para Sammaritano reduzir através de grande penalidade, enquanto Lacazette marcou novo golo para o Lyon, para ver Júlio Tavares restabelecer o empate nos descontos.
Na segunda parte, já com Valbuena em campo, só deu Dijon, em termos de golos, com Bahamboula e Lees Melou a serem os autores dos golos que marcaram a primeira derrota do Lyon nesta Liga, para além de ter sido a primeira vitória dos homens da casa, neste seu regresso à Ligue 1.
Guingamp ao poder
Na frente da Liga, com os mesmos pontos do Monaco e do Nice, segue o Guingamp, uma das equipas que pratica melhor futebol neste início de temporada. A vitória no terreno do Nancy voltou a sublinhar essa sensação, com Diallo e Giresse a serem autores dos golos já na segunda parte. O Nice está neste grupo, mas pode culpar-se a si próprio por não ser já líder isolado. Koziello marcou logo aos três minutos de jogo, mas a equipa permitiu o empate do Lille, com Béria a ser o autor do golo dos visitantes.
Nota, também, para a vitória do Marselha frente ao Lorient, a primeira da temporada, num fim-de-semana em que foi anunciada a venda do clube a um investidor norte-americano. Cabella e Gomis marcaram os golos marselheses, numa temporada que se continua a adivinhar difícil, ainda que a situação da venda, resolvida, possa servir para acalmar as hostes na cidade portuária do sul de França.