Se tudo prometia haver noites de espectáculo na primeira ronda do play off da MLS, a chamada Knockout Round, isso foi garantido por duas noites quase opostas no que toca aos golos. Na primeira madrugada, duas goleadas fecharam as contas, enquanto na segunda madrugada foram precisos prolongamentos e pénaltis. No Este, foram as equipas com o pior ranking a seguir para a ronda seguinte.

Surpresa, mas não muito

New York Red Bulls e Columbus Crew conseguiram bilhetes para a fase seguinte, depois de vencerem em terreno adversário. Os Red Bulls nem deixaram que os Chicago Fire tivessem alguma oportunidade de sonhar com o apuramento, já que aos onze minutos já venciam por 0-2. A reação da equipa da casa fez-se sentir, mas durante a segunda parte houve mais dois golos a levar a equipa da Big Apple para a próxima ronda. Agora vai defrontar Toronto FC, conjunto que fez história na temporada regular, mas não deixa de dar bons sinais quanto à sua capacidade de vencer. Não ter nada a perder é uma vantagem.

Zach Steffen

Zacj Steffen foi a figura da Knockout Round

Para os Columbus Crew, acabou por ser a sua maturidade competitiva e uma grande exibição de Zach Steffen o que fez a diferença. Num jogo muito equilibrado frente a uns Atlanta United que se mostraram ansiosos, a equipa de Pedro Santos conseguiu conter o entusiasmo ofensivo do seu adversário e até acabou por ser a equipa que, no somatório dos 120 minutos, teve mais oportunidades flagrantes para vencer. Más opções da equipa de arbitragem também acabaram por fazer com que Columbus não conseguisse a vitória mais cedo. Perante os New York City, na próxima ronda, a equipa dos Crew continuará neste caminho de levar um onze muito sólido até bem longe.

Onde tudo é possível

A Oeste, a tendência vitoriosa manteve-se do lado das equipas da casa. Os Vancouver Whitecaps golearam sem perdão uma equipa dos San Jose Earthquakes que acabou por soçobrar depois de sofrer o segundo golo, já na etapa complementar. A sede de golos dos Whitecaps acabou por levar o resultado para 5-0, com Fredy Montero e companhia a deixarem bem claras as suas intenções de avançar na prova através de um ataque com grande capacidade de finalização. Já no domingo recebem os Seattle Sounders, tentando manter o ritmo frente aos rivais que, apesar do segundo lugar na fase regular, chegam a este encontro com problemas de lesões e Clint Dempsey suspenso.

Na outra partida da Knockout Round a Oeste, os Houston Dynamo confirmaram a passagem à próxima eliminatória ao vencer o Sporting KC com um golo no prolongamento. No que terá sido o menos interessante dos quatro encontros disputados a meio da semana, a equipa da casa confirma o apuramento para uma ronda onde terá que enfrentar os Portland Timbers. Os campeões de conferência têm um plantel experiente e com vários jogadores que já foram campeões da MLS, tal como o seu técnico Caleb Porter. Ainda que o favoritismo penda para os Timbers, a linha ofensiva dos Dynamo (que ontem nem sequer foi a utilizada pelo seu treinador no onze titular) apresenta opções de sobra para complicar as contas ao seu adversário.

Boas Apostas!