Middlesbrough – Tottenham (Taça de Inglaterra)
O Middlesbrough e o Tottenham colocam-se frente a frente este domingo no Riverside Stadium, num desafio a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Inglaterra. Os homens da casa chegam aqui com os níveis de confiança bem altos depois de terem vencido os últimos quatro jogos que disputaram. Já o Tottenham de José Mourinho falhou novamente em vencer no último jogo que disputou, desta vez saindo derrotado no St. Mary Stadium, diante dos Saints.
O Middlesbrough entrou directamente para esta etapa da Taça de Inglaterra, prova que nunca venceu na sua história, e que nos últimos 15 anos nunca conseguiu passar dos quartos de final. A equipa não está a realizar uma temporada brilhante, nem nada que se pareça, ocupando o 16º lugar no Championship, com 10 pontos acima da linha de água, e já 8 pontos abaixo do 6º lugar de acesso ao play-off de subida. Ainda assim, os Boro parecem ter atingido o seu melhor momento de forma desta época, tendo vencido os últimos quatro jogos consecutivos do campeonato, batendo o Stoke City (2-1), Huddersfield (1-0), West Bromwich (0-2) e Preston North End (0-2).
A equipa chega aqui confiante após este registo vencedor, e tem ainda o factor casa do seu lado, sendo que perdeu apenas 3 dos 14 jogos aqui disputados esta época, vencendo 6. Além disso, os Boro não perderam nenhum dos últimos 6 aqui disputados, vencendo mesmo os últimos 4. Ryan Shotton, George Friend, Anfernee Dijksteel, Darren Randolph e Britt Assombalonga estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Pears – Howson, McNair e Fry – Wing, Saville, Tavernier, Coulson e Spence – Gestede e Fletcher.
O Tottenham, por sua vez, também entrou directamente para esta etapa da Taça de Inglaterra, uma competição que já venceu por 8 vezes na sua história, embora a mais recente conquista sido 1990/91. Nos últimos anos os Spurs ainda estiveram perto de terminar o jejum de títulos nesta prova, alcançando por 4 vezes as meias-finais nos últimos 10 anos, mas sem nunca terem conseguido seguir em frente. A equipa também não chega aqui no topo das suas forças, já que nos últimos quatro jogos que disputou o Tottenham perdeu contra o Chelsea (0-2), venceu o Brighton (2-1), empatou em terreno do Norwich City (2-2) e perdeu diante do Southampton (1-0).
Foram vistas melhorias na forma de jogar dos Spurs desde que José Mourinho assumiu o leme da formação londrina, mas existem ainda muitas melhorias a serem feitas, especialmente e nível defensivo, já que o Tottenham concede golos com muita regularidade. A equipa mostra grandes dificuldades a jogar fora de portas, venceu apenas 2 dos 12 jogos disputados fora a nível nacional, e perdeu 5, empatando outros 5, registando 15 golos marcados e 20 golos sofridos. A piorar as coisas, Mourinho vê a lista de baixas por lesão a aumentar, não podendo contar com Kane, Ndombele, Danny Rose, Ben Davies e Lloris, vendo ainda Eric Dier em dúvida.
Onze Provável: Gazzaniga – Aurier, Sánchez, Alderweireld e Sessegnon – Sissoko e Winks – Lamela, Celso e Heung-Min – Moura.
O Middlesbrough chega aqui confiante com os últimos resultados que conquistou, e ainda mais confiante por jogar em casa contra uma equipa com grandes dificuldades a jogar na condição de visitante. Mourinho certamente gostaria de vencer uma das Taças em Inglaterra esta temporada de modo a garantir, pelo menos, um título ao Tottenham no seu primeiro ano como treinador. Contudo, com as lesões a aumentarem e mais preocupado em conseguir um bom lugar no campeonato, os Spurs poderão optar por rodar e descansar os elementos-chave da equipa, dando maior hipótese aos homens da casa de seguirem em frente.