Protagonista na primeira jornada da fase de grupos deste Mundial 2018 ao derrotar a campeã do mundo Alemanha, a seleção do México voltou a triunfar na segunda ronda, desta feita frente à Coreia do Sul. Os “aztecas” conquistaram seis pontos nas duas primeiras jornadas, algo que não acontecia desde 2002.
Favorita à entrada para este compromisso frente à Coreia do Sul, a seleção mexicana cumpriu com o que lhe competia e conquistou os três pontos sem grande sofrimento, diga-se de passagem.
Os “aztecas” passaram para a frente do marcador aos 26 minutos graças a uma grande penalidade convertida por Carlos Vela, isto numa altura em que a equipa mexicana já demonstrava a sua superioridade. Contrariamente ao que tinha acontecido no embate com a Alemanha, em que os mexicanos se viram obrigados a assumir uma estratégia baseada no contra-ataque, os comandados de Juan Carlos Osorio atuaram submissos ao estilo mais próximo daquele que apresentam sempre que disputam jogos da respetiva confederação: tiveram mais bola, jogaram a maior parte do tempo em ataque organizado e sentiram alguns “calafrios” em transição devido à velocidade dos dianteiros asiáticos nesse capítulo de jogo – claudicaram na finalização, mas o guarda-redes Guillermo Ochoa, diga-se de passagem, também se exibiu a bom nível. A equipa tricolor precisa de melhorar o controlo da profundidade, sobretudo quando enfrentar seleções de maior calibre. Ao intervalo, o marcador assinalava a vantagem mexicana.
Na etapa complementar, mesmo a precisar de alterar uma situação que lhe era desfavorável, a seleção coreana não foi capaz de contrariar o maior ascendente do adversário e o segundo tento acabaria por surgir na conclusão de uma transição: a Coreia do Sul ficou descompensada, a bola chegou aos pés de “Chicharito” Hernández e só parou no fundo da rede da baliza asiática.
A Coreia do Sul tentou subir no terreno, contou com uma descida de ritmo da equipa do México mas pouco conseguiria em termos práticos, averbando uma derrota que praticamente condena a equipa à eliminação precoce nesta fase de grupos. Já em tempo de compensação Son Heung-min, principal figura da equipa coreana, fez o primeiro golo da sua equipa neste Mundial 2018 com um pontapé de longa distância que não deu a miníma hipótese de defesa ao guardião Guillermo Ochoa.
O México lidera o grupo com seis pontos e ficará à espera do encontro entre Alemanha e Suécia. Um triunfo nórdico poderá fazer com que a equipa norte-americana não termine a jornada isolada na primeira posição. Caso os alemães não vença, o México fica já hoje apurado para a próxima fase do campeonato do mundo.
Boas Apostas!