Estão de volta as emoções da zona de qualificação europeia para o Mundial 2018. O fim-de-semana fica marcado pela realização da sexta jornada do apuramento para a competição que vai decorrer na Rússia.

Foto: Divulgação/Portugal

Foto: Divulgação/Portugal

Antes de iniciar a participação na Taça das Confederações, a seleção campeã da Europa faz escala na Letónia para realizar mais um encontro de qualificação para o Mundial 2018. Antes da partida para Riga, a equipa portuguesa “aqueceu os motores” com uma vitória frente ao Chipre por quatro golos sem resposta na Amoreira. Sem Éder (autor do golo na final do Euro 2016), João Mário (lesionou-se) e Renato Sanches, a seleção das “quinas” ambiciona conquistar a quinta vitória no seu percurso para manter a segunda posição do grupo. A Suíça, líder com um percurso imaculado, desloca-se a Toshávn para enfrentar as Ilhas Faroé e é muito pouco provável que perca pontos. Dadas as circunstâncias, é muito improvável que se dê alguma alteração na classificação deste grupo B de apuramento para o Mundial 2018.

Para além de Portugal e Rússia (anfitrião, não participa nesta qualificação), a Alemanha é a terceira seleção que vai participar na Taça das Confederação, na condição de campeã do mundo. Os germânicos poderão construir o resultado mais volumosos desta jornada de qualificação, visto que vão defrontar a frágil equipa de San Marino. Joachim Low optou por incluir muita juventude entre os eleitos para os compromissos que se avizinham, dispostos a demonstrar que fazem parte do futuro da seleção já nesta partida com San Marino.

Olhos postos no Suécia – França

Ao observarmos o quadro de jogos desta sexta jornada da fase de apuramento para o Mundial 2018, há um encontro que nos “salta à vista”: O Suécia – França, desafio que coloca em prova os dois primeiros colocados do grupo A. A equipa escandinava “aposta todas as fichas” para igualar a França na liderança do grupo, sabendo que para isso precisa de conquistar a vitória e igualar os 13 pontos que os gauleses possuem.  Apesar da boa (e surpreendente) prestação búlgara, a luta neste grupo tem sido feita a dois, se bem que há um fator que devemos ter em consideração a partir de agora: Dick Advocaat assumiu os destinos da seleção holandesa e quer relançar a equipa na luta pelo apuramento. A equipa francesa goza de melhores argumentos que a congénere sueca nesta luta pelo apuramento. Caso consiga repetir a vitória conquistada na primeira volta, a França praticamente encerrará as contas do apuramento, ao alcançar uma vantagem de seis pontos.

Rivais britânicos em confronto

A possibilidade de um novo referendo pela independência do Reino Unido continua a marcar a agenda dos políticos escoceses. Este sábado, no relvado do Hampden Park, em Glasgow, a “tartan army” prepara-se para enfrentar a Inglaterra em encontro de apuramento para o Mundial 2018.

Na linha daquilo que tem acontecido nas últimas fases de qualificação para grandes torneios, a seleção inglesa está a rubricar um grande percurso e é líder do grupo F com 13 pontos, quatro de vantagem em relação à Eslováquia. Os eleitos de Gareth Southgate estão numa posição muito favorável para garantirem o apuramento para a fase final sem grandes problemas. Nesta curta deslocação à Escócia, o orgulho das duas nações está em jogo e os ingleses não querem deixar pontos em Glasgow.

Islândia tenta alcançar a Croácia

Em Reykjavique, a seleção que mais simpatia gerou no Euro 2016 disputa um encontro decisivo. Em terra de vulcões, os islandeses têm uma “prova de fogo” frente à Croácia, atual líder do grupo I com 13 pontos. Os islandeses querem impor a primeira derrota à Croácia nesta fase de qualificação para se “colarem” à liderança. As consequência de uma derrota com os “vatreni” poderão ser nefastas para os islandeses, sobretudo se Ucrânia (x Finlândia) e Turquia (x Kosovo) vencerem os respetivos desafios.

Itália e Espanha querem seguir na frente

Invictas nesta fase de qualificação e empatadas em termos pontuais (13), as seleções de Espanha e Itália seguem “coladas” na liderança do grupo G. Em vantagem no capítulo do “goal average”, “La Roja desloca-se à Macedónia nesta sexta jornada, enquanto a Itália recebe o Lichtenstein. Só uma grande surpresa poderá desempatar as contas da qualificação nesta sexta ronda.

Boas Apostas!