A 21ª jornada da La Liga quase que teve uma surpresa, com o FC Barcelona a ter dificuldade em arrancar os 3 pontos na recepção ao Alavés, valendo Messi que conseguiu segurar os 3 pontos com um livre-directo ao cair do pano.

Problemas em Camp Nou? O “baixinho” resolve

Mais uma vez, Messi apareceu quando o Barcelona mais precisava.

Mais uma vez, Messi apareceu quando o Barcelona mais precisava.

O Barcelona entrou bem e conseguiu criar uma boa oportunidade logo aos 6 minutos de jogo, com Lucas Digne a disparar rente ao poste. Na verdade, nos primeiros 20 minutos só deu Barcelona, mas foi mesmo o Alavés que, dois minutos após ter ameaçado da mesma forma, desbloqueou o marcador através de um rápido contra-ataque, com Guidetti a finalizar da melhor maneira na cara de Stegen. Foram várias as oportunidades criadas pelo Barcelona até chegar o intervalo, destacando especialmente um livre-directo batido por Messi a acertar no poste, aos 42 minutos de jogo.

A segunda parte começou e não parecia que o Barcelona estava inclinado para grandes mudanças. Valverde percebeu isso e lançou Sergi Roberto (para o lugar de Nélson Semedo) e Jordi Alba. Estas alterações trouxeram um Barcelona com mais intensidade e profundidade atacante. O Barça foi tentando e ainda apanhou um belo susto, com novo contra-ataque do Alavés, mas conseguiu chegar ao golo aos 71 minutos, com Iniesta a cruzar para o segundo poste onde apareceu Suárez para finalizar de primeira. O Barça ganhou confiança com o golo e apertou com os bascos, até que Messi tirou mais um coelho da cartola e fechou as contas com o 2-1 num livre-directo, um grande golo do argentino.

Real Madrid abala Mestalla com vitória expressiva

Vitória expressiva Merengue, mas uma prestação pouco convincente.

Vitória expressiva Merengue, mas uma prestação pouco convincente.

Depois de uma decepcionante derrota em casa às mãos do Leganés, que deixou os Merengues fora da Taça do Rei, estes precisavam de responder de forma positiva à deslocação a casa do Valencia, uma deslocação que não se adivinhava nada fácil. Gareth Bale criou a primeira oportunidade de perigo aos 6 minutos, Rodrigo Moreno respondeu aos 9, mas sempre sem sucesso, até que Cristinao Ronaldo arranca com a bola em contra-ataque e conduz o esférico do primeiro ao último terço do campo, troca a bola com Marcelo e Benzema e acaba por sofrer grande penalidade. Estavam corridos 14 minutos de jogo e o capitão da selecção lusa não desperdiçou, desbloqueou as contas no Mestalla e fez o 0-1. Contudo, esta não foi a única grande penalidade e, aos 36 minutos, Ronaldo foi chamado a marcar o castigo máximo e, mais uma vez, não desperdiçou.

O encontro chegou ao 2º tempo com o Real a vencer por 0-2. Contudo, o Valencia entrou muito mais forte e reduziu aos 58 minutos por Santi Mina. O jogo estava a ser controlado pelo Valencia e tudo indicava que a equipa Che ainda tinha hipótese de conseguir, pelo menos, um ponto. Contudo, os Merengues roubaram-lhes qualquer réstia de esperança que ainda havia, com uma grande jogada entre Marcelo e Asensio, com o brasileiro a finalizar. Já antes do apito final houve ainda tempo para Toni Kroos mostrar aquilo que vale, com mais um belíssimo golo do alemão, remate forte e colocado de fora de área. Com este resultado, os Merengues ficam agora apenas a 2 pontos do 3º lugar, ocupado por este mesmo Valencia.

Outras curtas da jornada:

  • Atlético de Madrid aproveita deslize do Valencia e distancia-se, vencendo o Las Palmas por 3-0 no Wanda Metropolitano.
  • Celta de Vigo aproxima-se da zona europeia com vitória sobre o Real Betis, num jogo intenso e bem animado que terminou por 3-2 para a turma da Galiza.
  • Villarreal mantém-se no encalço dos Merengues, vencendo por 4-2 na recepção à Real Sociedad.

Boas Apostas!