A 20ª jornada do campeonato espanhol sorriu ao Real Madrid, que viu o Sevilla ser derrotado em casa do Espanyol e o Barcelona empatar em casa do Real Betis, isolando-se assim no topo da tabela depois de vencer na recepção à Real Sociedad.
Suárez impede derrota ao cair do pano
Foi uma manhã de sábado complicada para a turma catalã, que encontrou um Real Betis forte na defesa do seu território e quase a arrecadar os 3 pontos. A primeira grande oportunidade de perigo chegou aos 18 minutos, com um bom remate de fora de área de Dani Ceballos a obrigar ter Stegen a uma grande defesa. A resposta do Barcelona chegou apenas aos 36 minutos numa jogada rápida pelo flanco esquerdo, que acabou com Messi a isolar Neymar, mas o guarda-redes Adán venceu no cara-a-cara com o brasileiro. O primeiro tempo chegou ao fim sem golos e com um Real Betis a usufruir de muito mais oportunidades de golo que o Barça, que deteve apenas maior posse de bola.
Na segunda parte a equipa da casa continuou pressionar alto e a ter mais lances de perigo, com Dani Ceballos a voltar a disparar forte de fora área e a acertar na trave, aos 70 minutos, e apenas 3 minutos depois é a vez de Rubén Castro acertar no poste direito de ter Stegen. Foi nesta bola ao poste, que acabou por dar num canto, que chegaria o primeiro golo da partida, com Ryan Donk a bater o canto, má saída do guardião do Barcelona, e Álex Alegría a não desperdiçar.
O empate catalão não chegou logo a seguir, aos 76 minutos, por uma péssima decisão do árbitro, a não validar um golo limpo de Neymar, com a bola a passar claramente a linha de baliza. Foi então ao cair do pano que Messi voltou a fazer das suas, com mais um passe de génio a encontrar Luis Suárez, que não desperdiçou e empatou a partida, fechando assim as contas e diminuindo o estrago. Com este empate o Barcelona iguala o Sevilla em 2º lugar, ambos com 42 pontos, 4 a menos que o líder Real Madrid.
Sevilla cai em território catalão
Se a manhã de sábado correu mal ao Barcelona, então da parte da tarde foi a vez do Sevilla ver os planos a saírem furados. Ainda esta o árbitro a apitar para o início da partida e Nico Pareja já estava a ir para a rua, cometendo uma grande penalidade sobre Pablo Piatti ao 1º minuto de jogo e ver cartão vermelho. José Antonio Reyes, antigo capitão do Sevilla, foi chamado a converter a grande penalidade contra a sua antiga equipa e não desperdiçou. Mesmo em desvantagem o Sevilla conseguiu chegar à igualdade, com Samir Nasri a assistir Jovetic, que teve apenas que encostar. As duas equipas continuaram à procura do golo neste primeiro tempo, mas foi o Espanyol que conseguiu chegar ao segundo golo na sequência de uma bola-parada, com Reyes a cruzar e Navarro, de cabeça, a fazer o 2-1 antes do intervalo.
Em vantagem numérica e no marcador, o Espanyol continuou sempre à procura de mais, e foi depois de um remate de Reyes na trave, com o Sevilla a aliviar a bola, que surge o 3º golo, com Navarro a receber o esférico na linha, a tirar um cruzamento ao primeiro poste e Moreno, a cabecear de mergulho, faz o 3-1 e encerra as contas da partida. O Sevilla deixa então fugir 3 pontos e vê o líder Real Madrid agora mais longe.
Liderança reforçada
Consciente dos resultados dos maiores rivais, Sevilla e Barcelona, o Real Madrid encarou de forma mais tranquila esta recepção à Real Sociedad e aumentou a vantagem pontual na pauta classificativa. Este foi um jogo onde a turma de Zinedine Zidane demonstrou quase 100% de eficácia, acertando na baliza basca apenas 4 vezes, mas apontando 3 tentos. O primeiro remate com algum perigo veio de livre-directo, com Willian José a obrigar Navas a uma intervenção não muito complicada. Aos 37 minutos, Cristiano Ronaldo encontra Kovacic a desmarcar-se e, com um bom passe, lança o médio para um cara-a-cara com o guarda-redes Rulli, com croata a levar a melhor.
Pouco antes do intervalo a Real Sociedad esteve muito perto do empate, mas a falta de pontaria de Juanmi negou o empate aos bascos. Com a chegada do segundo tempo foi a ver de Kovacic retribuir uma assistência para Cristiano Ronaldo, que não tremeu na cara de Rulli e picou a bola por cima do guardião argentino, ditando o 2-0 aos 51 minutos. Aos 71 minutos o Real Madrid ainda viu o 3-0 ser anulado com Morata a cabecear em posição irregular um livre de Cristiano Ronaldo. Já a jogar com apenas 10 unidades, com Iñigo Martínez a ser expulso aos 73 minutos, os Merengues chegam ao 3-0 depois de um rápido contra-ataque que acabou com Lucas Vázquez cruzar para, novamente, Morata finalizar de cabeça, mas desta fez em situação regular.
Fechadas as contas, Los Blancos colocam-se agora no topo da tabela com 46 pontos, 4 a mais que o Barcelona e Sevilla, e ainda com um jogo em atraso.
Outras curtas da jornada:
- Atlético de Madrid volta a empatar, desta vez a zero em casa do Alavés.
- Villarreal regressa às vitórias em casa, vencendo o Granada por 2-0.
- Depois de empatar com o Atlético de Madrid, Athletic Bilbao regressa às vitórias, desta vez triunfando na recepção ao Sporting Gijón.
- Celta de Vigo também vence, por 0-2 em casa do Leganés.
Boas Apostas!