Foi então ao fim de estarem invictos durante 40 jogos consecutivos que os madrilenos de Zinedine Zidane caíram aos pés do Sevilla, no Ramón Sánchez Pizjuán, com o Sevilla a aproximar-se do topo da tabela e a manter o Barcelona atrás.
Los Blancos caiem na Andaluzia
Este foi o terceiro jogo em que as duas equipas se defrontaram no espaço de 11 dias, com o Real Madrid a vencer o primeiro e a empatar o restante, pelo que já seria de esperar grandes dificuldades para os Merengues nesta deslocação ao complicado Ramón Sánchez Pizjuán. Num jogo bastante divido e bem equilibrado, passou-se uma primeira parte sem golos e com apenas um remate à baliza para cada equipa.
Foi então no segundo tempo que começaram a haver mais oportunidades para as duas equipas, com Ben Yedder a obrigar Navas a uma boa intervenção aos 54 minutos, e com um desperdício de Benzema aos 62. O primeiro golo apareceria então aos 64 minutos na sequência de uma grande penalidade convertida por Cristiano Ronaldo, depois de Carvajal ter sofrido uma falta de Rico na grande área. Contudo, o pesadelo Merengue estaria prestes a começar, com Sergio Ramos a fazer um auto-golo aos 84 minutos na sequência de um livre-directo Sevillista batido para a grande área madrilena, e com o capitão a falhar ao cortar a bola de cabeça. E quando o jogo já parecia decidido, Vitolo assiste Jovetic que com um bom remate fora de área aponta o golo da vitória já em tempo de compensação.
Ainda que com 1 jogo a menos que os restantes conjuntos, o Real Madrid continua a liderar o campeonato, agora com 1 ponto sobre este Sevilla e 2 sobre o3º Barcelona.
Barça goleia em Camp Nou
Como já era de se esperar, o Las Palmas entrou em Camp Nou onde iria tentar adoptar uma estratégia defensiva que anulasse as investidas ofensivas da equipa de Luis Enrique. No início, Los Amarillos até conseguiram tal feito, mostrando uma boa organização e conseguindo fechar bem as linhas de passe ao Barcelona. Contudo, os Blaugranas foram conseguindo impor o seu jogo e acabariam por chegar ao golo aos 14 minutos, com Luis Suárez a aproveitar bem um cruzamento de André Gomes. Apesar de ter sido uma primeira parte com apenas um golo, o primeiro passo para a goleada estava dado.
Os primeiros minutos da segunda parte demoliram a confiança do Las Palmas, que não conseguiam dar resposta ofensiva nem segurar o forte ataque da equipa da casa. O pesadelo de Los Amarillos começava então aos 52 minutos, com Messi a fazer o 2-0, seguindo-se de Suárez a bisar, aos 56′, e com Arda Turan a juntar-se à festa aos 59′. Com uns confortáveis 4-0 no marcador, o Barça ia gerindo o ritmo de jogo e o esforço como bem lhe convinha, mas sempre a continuar à procura de mais um golo, que acabaria por chegar aos 80 minutos por intermédio de Alex Vidal.
Fechadas as contas, o Barça goleia assim o Las Palmas por 5-0 e mantém-se na corrida pelo topo da tabela, vendo o 1º lugar a 2 pontos de distância.
Gaitán impede desastre Colchonero
Uma entrada forte da equipa comandada por Diego Simeone resultou em golo logo aos 8 minutos de jogo, com Nico Gaitán a aparecer ao segundo posto e a aproveitar um mau corte de Ryan Donk. O Real Betis conseguiu equilibrar as coisas e acabou mesmo por conseguir criar mais situações de perigo que a equipa madrilena, mas pecando na parte da finalização. A primeira parte não foi presenteada com mais golos e seguiu-se então o segundo tempo, com a saída de Gaitán aos 63 minutos, por Ferreira-Carrasco, que já não estava a dar o mesmo rendimento à equipa. Com a entrada do belga em campo notou-se logo outra dinâmica para o ataque, que logo aos 68 minutos teve nos pés uma boa ocasião de aumentar a vantagem, mas rematou à figura de Antonio Adán.
O Betis bem que continuava à procura do golo do empate, mas sempre sem êxito, acabando por ser os Colchoneros quem criavam mais perigo, com Koke e Kévin Gameiro perto do 2-0 já aos 83 minutos, mas mesmo assim, sem sucesso. O jogo terminava então por 1-0, com o Atlético de Madrid a manter-se na 4ª posição, com o Barcelona à sua frente com uma vantagem de 4 pontos.
Outras curtas da jornada:
- Athletic Bilbao empata em casa do Leganés e volta a falhar em se aproximar dos lugares de acesso à Europa.
- Valencia regressa às vitórias ao fim de um jejum de 3 meses, vencendo na recepção ao Espanyol.
- Celta de Vigo vence na recepção ao Alavés e continua aproximação aos 6 primeiros classificados.
- Embate entre últimos classificados, Granada e Osasuna, termina empatado, 1-1.
- Villarreal volta a falhar em somar a primeira vitória de 2017.
Boas Apostas!