Saiba as novidades desta janela de transferências de Inverno e descubra qual o clube que gastou mais dinheiro, que posições reforçaram, quem apostou mais forte em jogadores jovens e de que campeonatos ou países os novos jogadores vêm. Abrangemos a Liga BBVA, Premier League, Ligue 1, Liga NOS e Bundesliga.
Premier League
Neste principal escalão de futebol inglês, o clube que mais se destacou, até agora, nesta janela de transferências foi o Norwich City, tendo já gasto um total de 29,10 milhões de euros. Os Canários contrataram então o defesa central alemão de 27 anos, que estava a jogar a serviço do Wolfsburg, tendo custado 11 milhões de euros, o mesmo valor que deram por Steven Naismith, avançado escocês de 29 anos, contratado ao Everton. Não ficando por aqui, o Norwich contratou ainda o lateral esquerdo português Ivo Pinto, de 26 anos, ao Dinamo Zagreb, por uma quantia de 3,70 milhões de euros, um pouco mais que o extremo esquerdo inglês de 29 anos, Matt Jarvis, ao West Ham, por 3,40 milhões de euros. A seguir aos Canários vem o Newcastle, que teve um total de despesas de 22 milhões de euros com apenas 2 contratações, tendo sido o médio centro inglês de 23 anos, Jonjo Shelvey o mais caro, contratado ao Swansea City por 16 milhões de euros, enquanto que Henri Saivet, médio ofensivo senegalês de 25 anos contratado ao Bordéus, custou 6 milhões de euros aos cofres dos Magpies. Segue-se o Bournemouth que também investiu bem nesta janela de transferências, ao gastar um total de 22,65 milhões de euros em 2 contratações. O avançado inglês de 22 anos, Benik Afobe, comprado ao Wolverhampton por 13,30 milhões de euros foi o mais caro, tendo o avançado jamaicano Lewis Grabban de 27 anos, comprado ao Norwich City, custado 9,35 milhões de euros.
Com bastante diferença em despesas, segue-se o Watford que gastou um total de 9,05 milhões de euros, contratando o extremo marroquino de 28 anos, Nordin Amrabat, ao Málaga por um total de 8,40 milhões de euros, tendo pago apenas 650 mil euros pela contratação do guarda-redes romeno de 28 anos Costel Pantilimon, ao Sunderland. Segue-se o Liverpool que gastou um total de 7 milhões de euros, tudo isto na contratação do médio centro sérvio de 19 anos, ao Estrela Vermelha de Belgrade. Já o Arsenal gastou apenas 6,60 milhões de euros, tudo na contratação do médio defensivo egípcio de 23 anos, Mohamed Elneny, ao FC Basel.
O Southampton, que também contratou apenas 1 jogador até agora, gastou um total de 5,20 milhões de euros pelo avançado inglês de 26 anos, Charlie Austin ao Queens Park Rangers. Já o Leicester, clube que surpreendeu tudo e todos nesta temporada, gastou um pouco menos que os Saints, tendo apenas comprado o extremo inglês de 19 anos Demarai Gray por 5,10 milhões de euros, ao Birmingham. Exatamente pela mesma quantia de 5,10 milhões de euros, o West Ham contratou o jovem defesa inglês de 22 anos, Sam Byram ao Leeds United. Por um pouco menos dinheiro gasto está o Everton, que contratou o avançado suíço de 20 anos Shani Tarashaj ao Grasshoppers, por 4 milhões de euros. Sem grandes gastos segue-se o Sunderland, que gastou apenas 1 milhão de euros na contratação do defesa central alemão de 25 anos Jan Kirchhoff, ao poderoso Bayern Munique. Por fim, o Manchester City que foi dos mais poupadinhos ao contratar apenas o médio centro australiano de 23 anos Anthony Cácer, ao Central Coast, por apenas 320 mil euros.
Liga BBVA
No campeonato onde fazem parte os 3 melhores jogadores do Mundo, verificaram-se poucas transferências, onde clubes como o Barcelona e Real Madrid ainda não se mexeram. O Sevilla foi o conjunto que mais gastou até agora, tendo gasto 11 milhões de euros na contratação do ponta de lança italiano de 25 anos, Ciro Immobile, ao Borussia Dortmund, seguindo-se o Celta de Vigo que gastou bastante menos, contratando o extremo de Guadalupe de 27 anos, Claudio Beauvue ao Lyon, por 5 milhões de euros, e ainda Marcelo Díaz, médio chileno de 29 anos, contratado ao Hamburgo por 1,80 milhões de euros, gastando um total de 6,80 milhões. Seguem o Atlético de Madrid e o Granada, que gastaram ambos 4 milhões de euros em contratações, sendo que os Colchoneros reforçaram com o médio defensivo Argentino de 29 anos, Augusto Fernández, por 4 milhões, enquanto que o El Graná reforçou-se com defesa central brasileiro de 21 anos, contratado ao Flamengo por 4 milhões.
O Levante também se reforçou neste mercado de Inverno ao contratar o extremo colombiano de 22 anos ao La Equidad, por 3,20 milhões de euros, sendo o Eibar o conjunto que gastou menos dinheiro, reforçando-se com a contratação do médio argentino de 22 anos ao Catania Calcio, por 1 milhão de euros. Já o Málaga e o Sporting Gijón também contrataram um jogador, no entanto, a custo zero, tendo os Boquerones reforçaram-se com o extremo de 31 anos da Real Sociedad, enquanto que o Sporting Gijón contratou Juan Muñiz, médio espanhol de 23 anos, ao Gimnàstic Tarragona. Conjuntos como o Valencia, Villarreal, Espanyol, Rayo Vallecano, Athletic Bilbao, Real Sociedad, Getafe, Deportivo, Las Palmas e Real Betis ainda não se mexeram nesta janela de transferências.
Bundesliga
No principal escalão de futebol alemão, o conjunto que mais se destacou em contratações foi o Borussia M’Gladbach, gastando 8 milhões de euros na contratação do extremo alemão de 23 anos, Jonas Hofmann, ao Borussia Dortmund, ficando logo atrás o Schalke 04 e o Hannover 96, tendo ambos gasto 5 milhões de euros. Os Mineiros reforçaram-se com o médio ofensivo austríaco de 21 anos, Alessandro Schopf, comprado ao Nuremberga, enquanto que o Hannover 96 se reforçou com várias opções, sendo o médio ofensivo norueguês de 19 anos o mais caro, custando 2 milhões de euros, Iver Fossum, contratado ao Stromsgodset, seguindo-se o médio defensivo japonês de 25 anos, ao Cerezo Osaka, e o extremo alemão de 20 anos ao 1860 Munchen, por uma quantia de 1,50 milhões de euros cada um, e por fim, o ponta de lança português de 31 anos, Hugo Almeida, contratad oao Anzhi, a custo zero. Segue-se o Augsburg, que gastou 4 milhões de euros em duas contratações, reforçando-se então com o defesa central holandês de 24 anos, Jeffrey Gouweleeuw, por 3 milhões de euros, e com o ponta de lança suíço de 18 anos Albian Ajeti, contratado ao FC Basel por 1 milhão. Logo atrás, e tendo gasto pouco menos que o Augsburg está o Frankfurt, que gastou 3,75 milhões de euros em dois reforços, sendo o médio ofensivo mexicano de 26 anos, Marco Fabián, comprado ao Guadalajara, o mais caro, por 3,50 milhões de euros, enquanto que o extremo húngaro de 32 anos, comprado ao Changchun, custou apenas 250 mil euros.
Segue-se o recém-promovido Ingolstadt que gastou um total de 2,50 milhões de euros na contratação do ponta de lança paraguaio de 25 anos, Dario Lezcano ao FC Luzern, ficando o Stuttgart logo atrás ao gastar um total de 2,17 milhões de euros, reforçando-se com o médio ofensivo alemão de 20 anos, Sebastian Ernst, comprado FC Magdeburg. Já o FC Koln gastou um total de 1,50 milhões de euros com a contratação do lateral esquerdo sérvio de 24 anos, ao BATE Borisov, enquanto que o Hertha Berlim, para além de se reforçar com vários jogadores da equipa B, contratou o extremo alemão de 19 anos, Sinan Kurt, por 500 mil euros ao Bayern de Munique. Por fim, com valores bastante baixos, ficou o Werder Bremen que gastou apenas 300 mil euros na contratação do médio ofensivo húngaro de 21 anos, László Kleinheisler, ao Videoton FC. Emblemas como o Bayern de Munique, Wolfsburg, Bayer Leverkusem, Borussia Dortmund, TSG Hoffenheim, Hamburgo e Darmstadt ainda não se mexeram nesta janela de transferências.
Serie A
Já em Itália, houve vários conjuntos a aproveitarem este mercado de transferências de Inverno para se reforçarem, onde se destaca a AS Roma que gastou um total de 23 milhões de euros na contratação de dois jogadores, o brasileiro Gerson, médio ofensivo de 18 anos, que custou 18 milhões e foi comprado ao Fluminense, e Iago Falqué, extremo espanhol de 26 anos comprado ao Génova, por 7 milhões. Segue-se o Sassuolo que também se reforçou com a contratação do italiano Stefano Sensi, médio defensivo de 20 anos, comprado ao AC Cesena por 5 milhões de euros, e Marcello Trotta, ponta de lança italiano de 23 anos, comprado por 2,80 milhões de euros ao Avellino, gastando um total de 7,80 milhões. Já a actual campeã em título, Juventus, gastou um total de 6 milhões de euros na contratação de Rolando Mandragora, médio defensivo italiano de 18 anos, comprado ao Génova, seguindo-se o Palermo, que embora com valores bem mais baixos, contratou 3 jogadores, começando por Norbert Balogh, ponta de lança húngaro de 19 anos, comprado ao VSC Debrecen por 2,20 milhões de euros, Manuel Arteaga, ponta de lança venezuelano de 21 anos, comprado ao Zulia FC por 800 mil euros, e por fim, Thiago Cionek, defesa central polaco de 29 anos, comprado ao Modena por 350 mil euros, gastando um total de 3,35 milhões.
A Atalanta também se mexeu nesta janela de contratações e adquiriu o médio centro suíço, Remo Freuler, comprado por 1,50 milhões de euros ao FC Luzern, conseguindo ainda contratar Berat Djimsiti, defesa central marroquino de 22 anos, ao FC Zurich a custo zero, ficando a Udinese logo atrás com uma despesa de 1,20 milhões de euros ao contratar o médio centro argentino de 21 anos, Gaspar Íñiguez, ao Granada. Já o Génova e o Bologna gastaram 500 mil euros cada um, tendo o Génova contratado o médio centro italiano de 31 anos, Luca Rigoni, ao Palermo, enquanto que o Bologna comprou Sergio Floccari, ponta de lança italiano de 34 anos, ao Sassuolo. Por fim, o recém-promovido Frosinone também se mexeu, tendo contratado Oliver Kragl, médio alemão de 25 anos, tendo custado 400 mil euros e comprado ao SC Ried, enquanto que o albanês Arlind Ajeti foi adquirido a custo zero, por não se encontrar ao serviço de nenhuma equipa.
Já a Lazio, Sampdoria e Carpi, apesar de não terem gasto dinheiro, também adquiriram novos jogadores. Começando pela Lazio, que contratou Milan Bisevac, defesa central sérvio de 32 anos, ao Lyon, e Ronaldo, médio defensivo brasileiro de 25 anos, comprado ao Empoli, enquanto que a Sampdoria conseguiu a contratação do médio ofensivo argentino de 27 anos, Ricardo Álvarez, ao Sunderland. Já o Carpi reforçou-se com Fabio Daprelà, lateral esquerdo de 24 anos, comprado ao Palermo, e Yaw Asante, médio centro ganês de 24 anos, que não se encontrava ao serviço de nenhuma equipa. Por outro lado, o Torino, AC Milan e Hellas Verona reforçaram-se com jogadores que não se encontravam ao serviço de ninguém, tendo o Torino adquirido Vasyl Pryima, defesa central ucraniano de 24 anos, o AC Milan conta agora com Kevin-Prince Boateng, extremo ganês de 28 anos, e a Hellas Verona adquiriu Urby Emanuelson, médio holandês de 29 anos. Conjuntos como a Fiorentina, Nápoles, Inter de Milão, Chievo e Empoli ainda não se mexeram.
Ligue 1
Até agora ainda não houve grandes movimentos no principal campeonato francês, uma vez que o conjunto que mais dinheiro gastou foi o Saint-Étienne, com uma despesa de 3,50 milhões de euros na contratação de Oussama Tannane, extremo marroquino de 21 anos, comprado por 2 milhões ao Heracles Almelo, e Alexander Soderlund, ponta de lança norueguês de 28 anos, comprado ao Rosenborg por 1,50 milhões. Seguiu-se o AS Monaco, que gastou apenas 1,50 milhões na contratação de Vágner Love, ponta de lança brasileiro de 31 anos, comprado ao Corinthians, enquanto que o Nice gastou 1 milhão de euros na contratação de Rémi Walter, médio defensivo francês, comprado ao AS Nancy. Já o Guingamp, que também se reforçou, conseguiu a contratação de Jonathan Martins Pereira, lateral direito francês de 29 anos, que fazia parte do Troyes, a custo zero.
Conjuntos como o Lille, Angers e Troyes reforçaram-se com jogadores que não estavam ao serviço de nenhuma equipa. Começando então pelo Lille, este reforçou-se com Margan Amalfitano, extremo francês de 30 anos, enquanto que o Angers adquiriu Denis Petric, guarda-redes sérvio de 27 anos, e Diego Gómez, médio ofensivo de 31 anos. Por fim, o Troyes adquiriu Mouhamadou Dabo, lateral esquerdo de 28 anos. Conjuntos como o PSG, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus, Montpellier, Nantes, Rennes, Bastia, Caen, Stade de Reims, Lorient e GFCO Ajaccio ainda não se mexeram nesta janela de transferências.
Liga NOS
No campeonato português registaram-se poucas transações, sendo a maior delas executada pelo FC Porto que gastou 1,50 milhões de euros na contratação de Suk, avançado sul coreano de 24 anos, comprado ao Vitória de Setúbal. Segue-se o Benfica que gastou apenas 700 mil euros na contratação do lateral esquerdo espanhol de 20 anos, Grimaldo, ao Barcelona B, e o Sporting que também com números bastante modestos, comprando Marvin Zeegelaar, médio holandês de 25 anos, comprado por 400 mil euros ao Rio Ave, e ainda Bruno César, extremo brasileiro de 27 anos, comprado a custo zero ao Estoril, tal como Ezequiel Schelotto, médio italiano de 26 anos, que não se encontrava ao serviço de nenhum clube. Já o SC Braga reforçou-se com Stian Ringstad, lateral esquerdo norueguês de 24 anos, comprado a custo zero ao Lillestrom, tendo o Vitória de Guimarães reforçado-se com Falaye Sacko, também a custo zero, médio proveniente do Mali de apenas 20 anos, que fazia parte do Ujpest FC.
A custo zero também se reforçou o Belenenses, com o defesa central brasileiro de 28 anos, Rafael Amorim, do Al-Mesaimeer, o Paços de Ferreira com Cícero, ponta de lança da Guiné Bissau com 29 anos, comprado ao Sanliurfaspor, o Marítimo com Lynneeker, extremo brasileiro de 22 anos, contratado ao Cruzeiro, e por fim o Boavista que se reforçou com Rúben Ribeiro, médio ofensivo português de 28 anos, contratado ao Paços de Ferreira, e Mario Martínez, médio espanhol de 30 anos, contratado ao Blooming. Já o Tondela conseguiu contratar 2 jogadores que se encontravam sem clube, Eñaut Zubikarai, guarda-redes espanhol de 31 anos, e Tikito, defesa central francês de 28 anos. Por fim, a União da Madeira também contratou um jogador que se encontrava sem clube, Toni Silva, extremo proveniente da Guiné Bissau de 22 anos. Conjuntos como o Vitória de Guimarães, Nacional da Madeira, Rio Ave, Moreirense, Estoril Praia, Académica, Vitória de Setúbal e Arouca ainda não se mexeram nesta janela de transferências.
Boas Apostas!