Marselha – Oostende (Liga Europa)
O Marselha cumpre a estreia oficial na nova temporada diante dos belgas do Oostende, em compromisso relativo à primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa. A equipa gaulesa realizou um investimento interessante tendo em vista a época que se avizinha e seria uma grande desilusão ficar já pelo caminho nas provas europeias. No Velódrome, o histórico francês espera conseguir confirmar o favoritismo que ostenta à entrada para este duplo compromisso.
Longe dos tempos áureos em que discutia o título de campeão francês e se mostrava à Europa do futebol na Liga dos Campeões, o Marselha terminou em 5º lugar na última edição da Ligue 1 e, como tal, assegurou o direito a disputar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa 2017/18. O sorteio da segunda competição de clubes mais importante da zona UEFA colocou no caminho da formação do sul de França a equipa belga do Oostende.
Para a nova temporada, o Marselha realizou um investimento considerável, despendendo mais de 70 milhões de euros. Germain, Thauvin, Luiz Gustavo e Adil Rami são reforços da equipa do Velódrome. Embora não esteja suficientemente artilhado para discutir o título francês, o Marselha tem tudo para rubricar uma boa campanha tanto a nível doméstico como europeu. A Liga Europa é o contexto ideal para a equipa francesa encetar a recuperação de prestígio a nível europeu que tem vindo a perder ao longo dos últimos anos.
Durante a pré-época, o Marselha deixou uma boa impressão. Venceu o Sion (3-2), o Fenerbahçe (1-0) e o Sporting (1-2), empatando no derradeiro ensaio frente aos escoceses do Rangers (1-1).
Onze Provável: Steve Mandanda, Hiroki Sakai, Dória, Tomas Hubocan, Adil Rami, Luiz Gustavo, Dimitri Payet, Morgan Sanson, Zambo Anguissa, Yusuf Sari, Clinton N’Jié
O Oostende vai cumprir a sua estreia em competições europeias esta quinta-feira, na deslocação ao Velódrome. O estádio situado no sul de França é palco de um momento singular na história do modesto clube belga que terminou a última edição do seu campeonato doméstico na 5ª posição. Finalista derrotada da Taça belga, o Oostende garantiu o direito a estar nesta terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa. O sorteio não foi propriamente favorável e as probabilidades estão contra os “de kustboys.
À semelhança do que acontece com o Marselha, o Oostende também ainda não se estreou oficialmente na nova época, uma vez que o início do campeonato belga só está agendado para o próximo fim-de-semana. Antes da receção ao Mouscron na ronda inaugural, todas as atenções se centram no duelo com o Marselha em que a equipa belga tentará resistir, procurando levar a decisão da eliminatória para o seu terreno. Dado que estamos a falar de uma equipa belga, custa a crer que o seu setor mais recuado seja capaz de suster as investidas do Marselha, equipa mais forte em termos coletivos e individuais.
Onze Provável: Proto, Lombaerts, Milic, Reazein, Capon, Siani, Jali, Canesin, Muona, El Ghanassy, Cyriac
O Marselha é favorito a seguir em frente nesta Liga Europa e deverá conseguir confirmar esse estatuto já no Velódrome. As duas equipas estão numa etapa idêntica em termos de preparação.