Marseille – Rennes (Ligue 1)
Ao início da noite deste sábado, a equipa do Marseille vai fazer as honras da receção à equipa do Rennes, num jogo inserido na calendarização da 22.ª jornada da Ligue 1 francesa, que será realizado no Stade Vélodrome, em Marselha. A formação orientada por André Villas-Boas está longe de atravessar um bom momento de forma, bem pelo contrário, havendo mesmo boatos de que um novo tropeço poderá precipitar a saída do treinador português. À procura de reagir à má fase, o conjunto marselhês terá pela frente a turma de Julien Stéphan, que quer também responder ao desaire da última jornada, mas que vem num ciclo de recuperação após um mau arranque na Ligue 1.
Análise Marseille
A equipa do Marseille chega a esta jornada fora da zona de apuramento para as provas organizadas pela UEFA no próximo ano desportivo. No 6.º lugar da tabela classificativa da Ligue 1, o coletivo comandado por André Villas-Boas totaliza no seu registo uma soma de 32 pontos, os mesmos do Bordeaux, que tem mais um jogo realizado, tal como o Rennes, que tem mais quatro pontos. Em 20 partidas efetuadas na Liga Francesa, a equipa marselhesa somou um total de nove vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 27 golos marcados e 22 golos sofridos.
Na antecâmera desta que se prevê como uma difícil receção ao Rennes, o Marseille terá os níveis de confiança bastante abalados, pela recente série de quatro derrotas consecutivas, sendo que três das quais foram para a Ligue 1. Sem vencer, já são cinco jogos seguidos, num ciclo que teve início no empate (0-0) forasteiro diante do Dijon. De seguida, o Marseille perdeu a final da Supertaça de França com o PSG (1-2) e foi batido, consecutivamente, no ‘Championnat’, por Nîmes (1-2, em casa), Lens (0-1, em casa) e Monaco (1-3, fora).
Onze provável: Mandanda – Lirola, González, Caleta-Car, Sakai – Balerdi, Gueye – Thauvin, Cuisance, Radonjic – Benedetto
Análise Rennes
A equipa do Rennes tem tido um trajeto global com alguns tropeços, sobretudo na reta inicial do campeonato, onde Julien Stéphan e os seus pupilos não conseguiram conciliar da melhor forma a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões e a caminhada a nível interno. Por agora, a equipa já é 5.ª classificada, ocupando a primeira posição de acesso às provas europeias, com registo de 36 pontos, mais quarto que o Marseille (com um jogo a menos) e a três de distância do Monaco. Em 21 partidas, o saldo do Rennes é de 10 vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 30 golos marcados e 23 golos sofridos.
Nas últimas oito partidas realizadas pelo Rennes, curiosamente todas após a conclusão da sua participação na fase de grupos da “Champions”, a equipa de Stéphan só foi derrotada no passado fim-de-semana, aquando da receção ao Lille (0-1). Para trás, ficou uma série de sete jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota, onde o Rennes conseguiu mesmo vencer cinco vezes, tendo empatado apenas diante do Nantes (0-0, fora) e do Lyon (2-2, em casa). A última vitória teve lugar há dois jogos atrás, na deslocação ao reduto do Brest (2-1).
Onze provável: Gomis – Traoré, Silva, Aguerd, Maouassa – Doku, Camavinga, Nzonzi, Bourigeaud – Grenier – Terrier
Dica de Prognóstico
Apesar de ambas as equipas virem de resultados negativos na última jornada, o momento mais complicado vive-se no seio do Marseille, que vem de uma crise de resultados mais recentes difícil de explicar. O Rennes, por seu turno, interrompeu um bom ciclo na última jornada, mas quererá já retomar o caminho dos bons resultados. Certo é que, numa altura em que ambos estão separados por apenas quatro pontos e havendo um jogo de atraso para a equipa de Villas-Boas, só a vitória interessará a ambos os treinadores. Somando a qualidade ofensiva, individual e coletiva, que Marseille e Rennes possuem à instabilidade defensiva que tem marcado o rendimento das duas equipas, a expectativa é a de uma partida equilibrada, bem disputada e a decidir-se nos pormenores. Oportunidades de golo é que não deverão faltar de parte a parte, num duelo que se prevê emocionante até final. Como tal, será uma aposta de valor o investimento no mercado de Ambas Equipas Marcam, pela cotação de 1.95 que a Bet.pt disponibiliza.