Marítimo – Estoril (Taça de Portugal)
Esta quarta-feira, as equipas do Marítimo e do Estoril entram em confronto a propósito da realização da eliminatória dos quartos de final da Taça de Portugal, num jogo que está agendado para o Estádio dos Barreiros, na cidade do Funchal, ilha da Madeira. A equipa liderada pelo treinador Milton Mendes vem de um resultado pesado no fim-de-semana, mas a confiança da turma madeirense não terá saído afetada, devido à boa sequência anterior de resultados e exibições. Pela frente, os insulares terão uma equipa comandada por Bruno Pinheiro, que já afastou da “prova-rainha” duas equipas do principal escalão do futebol nacional, procurando agora assinar a premissa de que não há duas sem três.
Análise Marítimo
A equipa do Marítimo tem feito uma temporada globalmente equilibrada, num ano que já ficou irremediavelmente marcado pela mudança de treinador, com a ascensão na própria estrutura do brasileiro Milton Mendes para o lugar deixado vago pela saída de Lito Vidigal, após uma série de maus resultados na Liga NOS. De momento, o conjunto madeirense ocupa o 9.º lugar da tabela classificativa do campeonato português, com registo de 17 pontos, a apenas um de Moreirense e Santa Clara.
Ao nível do percurso da equipa do Marítimo na Taça de Portugal, os insulares já ultrapassaram três eliminatórias, sendo que o mais espetacular apuramento foi obtido nos últimos oitavos de final, na receção ao Sporting (2-0). Antes disso, a turma de Milton Mendes deixou pelo caminho o Penafiel (3-2) e o Salgueiros (2-1), em ambas as ocasiões após prolongamento. No passado domingo, o Marítimo viu interrompido um ciclo de duas vitórias consecutivas, ao perder na receção ao Paços de Ferreira (0-3), num jogo onde o resultado acaba por ser demasiado penalizador tendo em conta o filme da partida.
Onze provável: Charles – Winck, Áfrico, Zainadine, Léo Andrade, Hermes – Bambock, Pelágio, Guitane – Milson, Tagueu
Análise Estoril
A equipa do Estoril tem perfeitamente lançada e assumida a candidatura para voltar já na próxima temporada ao escalão de elite do futebol português, até porque tem-se destacado de forma clara dos demais concorrentes na Liga Portugal 2, onde ocupa o 1.º lugar da tabela classificativa, com 38 pontos, mais seis, provisoriamente, do que a Académica. Na “prova-rainha” do futebol nacional, a turma liderada pelo treinador Bruno Pinheiro tem feito um percurso fantástico e que ganha outra dimensão depois de já ter afastado duas equipas da Liga NOS.
O percurso dos canarinhos teve início com uma vitória fácil, diante do Sertanense (4-0), prosseguiu com nova goleada (5-0) na receção ao Lusitano GC Évora, mas foi nas duas últimas eliminatórias que a equipa mais reforçou os índices de confiança: primeiro ao afastar, em casa, o Boavista (2-1), e depois ao vencer, em Vila do Conde, o Rio Ave (2-1). Depois deste último triunfo na Taça, o Estoril vem de dois empates seguidos no seu campeonato, diante de Sporting da Covilhã (0-0) e Mafra (1-1), este último no passado domingo.
Onze provável: Figueira – Soria, Basto, Gomes, Joãozinho – Gamboa, Crespo, Lourenço – Amani, Aziz, Harramiz
Dica de Prognóstico
A previsão é a de um jogo bem disputado e com ambas as equipas a poderem chegar com perigo ao último terço e colocar em dificuldades as linhas defensivas adversárias. Apesar de o Marítimo ser uma equipa teoricamente mais capaz, o Estoril já mostrou qualidade, capacidade e atrevimento para jogar olhos nos olhos contra equipas do primeiro escalão. Por outro lado, a turma de Milton Mendes deverá querer assumir o natural protagonismo no jogo, até porque joga nos seus domínios, com a obrigação teórica de confirmar o que poderá vir a ser um excelente apuramento para as meias finais da Taça de Portugal, após ter deixado pelo caminho o Sporting. Somando todos estes fatores, prevê-se uma partida onde os dois conjuntos possam vir a dispor de boas oportunidades para marcar, o que confere valor à aposta no mercado de Ambas as Equipas Marcam, que surge disponibilizado com cotações de 2.05 na casa de apostas Bet.pt.