Maribor – Rosenborg (Liga dos Campeões)
O Maribor e o Rosenborg colocam-se frente a frente esta quarta-feira no Stadion Ljudski, num desafio a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Ainda que com algumas dificuldades, o Maribor lá conseguiu a qualificação a esta etapa da prova, e agora enfrenta outro adversário complicado. Do outro lado chega um Rosenborg que tem obtido bons resultados nesta temporada, e virou a eliminatória diante do BATE Borisov.
O Maribor iniciou os jogos oficiais no início de Julho, tendo entrado nesta fase de qualificação para a 1ª pré-eliminatória, e eliminou equipas como o Valur e AIK até aqui chegar. Na última eliminatória, o Maribor começou por vencer a 1ª mão em casa contra o AIK (2-1), e perdeu fora na 2ª mão (2-1), levando o jogo a prolongamento onde cada uma das equipa apontou mais um golo, o que valeu assim a qualificação aos eslovenos graças aos golos fora.
O Maribor não está a conseguir o arranque de temporada desejado a nível nacional, onde conta já com quatro jornadas disputados e se encontra ainda por somar a primeira vitória. Dos quatro jogos realizados em casa, dois para o campeonato e dois para esta Liga dos Campeões, os eslovenos venceram duas vezes, empatando uma e perdendo a restante, registando 5 golos marcados e 3 golos sofridos. A equipa irá tentar tirar o máximo de proveito do factor casa e segurar um resultado que lhes permita chegar à 2ª mão em vantagem na eliminatória.
Onze Provável: Piric – Milec, Ivkovic, Pericic e Viler – Cretu e Vrhovec – Hotic, Kronaveter e Kotnik – Tavares.
O Rosenborg, por sua vez, também entrou na prova para a 1ª pré-eliminatória e tirou equipas como o Linfield e BATE Borisov do seu caminho. Na última pré-eliminatória, diante do BATE Borisov, o Rosenborg perdeu a 1ª mão fora de portas por 2-1, redimindo-se nos seus domínios ao vencer por 2-0 num jogo onde foi quase sempre superior ao longo do encontro. Ao contrário do seu adversário, a temporada dos noruegueses começou em finais de Março, e a equipa regista 10 vitórias nos últimos 13 jogos consecutivos em todas as competições, campeonato e Liga dos Campeões.
Fora de portas, o Rosenborg venceu apenas 2 dos últimos 5 jogos que disputou, perdendo 2, e é nesta condição que a equipa denota maiores dificuldades em pontuar, visto que das 6 derrotas que sofreu desde o início da sua época, 5 delas foram concedidas como visitante. Os noruegueses estão então a realizar uma época a um bom nível, mas fora de portas têm demonstrado dificuldade, algo que irão tentar compensar aqui, embora devam procurar um golo de forma a certificarem-se de que estão dentro da eliminatória na 2ª mão.
Onze Provável: Hansen – Hedenstad, Reginiussen, Hovland e Meling – Trondsen, Jensen e Konradsen – Adegbenro, Soderlund e Akintola.
O Maribor ainda não convenceu esta temporada e poderá ter mais dificuldades do que o normal em conseguir sair vencedor neste encontro. Apesar do Rosenborg apresentar alguma dificuldade a jogar longe dos seus domínios, este tem qualidade para conseguir pelo menos desferir um golo ao adversário. Ainda assim, antevê-se um jogo com poucos golos à mistura.