Na quinta-feira discutiu-se a 4ª jornada da Liga Europa, onde se destacou o ponta de lança veterano do Athletic Bilbao ao fazer a primeira Manita na prova, desde que esta passou de Taça UEFA para Liga Europa. Ainda o SC Braga conseguiu vencer e aproximar-se das eliminatórias, com o Manchester United a perder na Turquia.

Noite de sonho para Aduriz

Noite mágica de Aduriz acaba em Manita.

Noite mágica de Aduriz acaba em Manita.

O Athletic Bilbao recebeu no San Mamés o Genk, numa partida que ficou marcada não só pela quantidade de golos no marcador, como por quem os marcou. O ponta de lança de 35 anos, Aritz Aduriz fez apontou todos os 5 golos na vitória do Bilbao por 5-3. Foi uma partida emocionante, com os bascos a chegarem ao 2-0 aos 24 minutos, com o 2º golo de grande penalidade, mas Baily a reduzir a desvantagem dos belgas pouco depois para 2-1. Já perto do intervalo, Aduriz aponta outra grande penalidade, fazendo o 3-1.

Logo ao abrir do segundo tempo, os belgas voltam a reduzir a desvantagem para 3-2, mas, novamente, Aduriz aumenta a diferença no marcador, aos 74 minutos. O jogo já ia 4-2, mas o Genk não desistia e voltaria a marcar aos 80′, desta vez por Susic, e já ao cair do pano, Aduriz volta a marcar golo, novamente de grande penalidade. O veterano espanhol foi o segundo jogador em toda a história da prova a apontar três penalidades durante o tempo regulamentar. O primeiro foi John Wark, do Ipswich Town contra os gregos do Aris.

O Athletic Bilbao iguala agora o Genk no topo do Grupo F, ambos com 6 pontos.

Schalke e Ajax qualificam-se

Schalke vence e qualifica-se com antecedência para as eliminatórias.

Schalke vence e qualifica-se com antecedência para as eliminatórias.

O Schalke 04 tem feito uma prova fantástica no Grupo I, onde se qualificou à passagem desta 4ª jornada da Liga Europa ao bater o Krasnodar na Veltins Arena por 2-0. A partida ficou decidida ainda antes do intervalo, com Caiçara a abrir o marcador aos 25 minutos, e Bentaleb a marcar o restante golo da partida apenas 3 minutos depois. Os Azuis Reais venceram todos os 4 jogos da prova, somando 12 pontos, estando assim qualificados aos dezasseis-avos de final.

Já no Grupo G foi o Ajax a conseguir o mesmo feito que os alemães, vencendo por 3-2 na recepção ao Celta de Vigo. Os holandeses colocaram-se em vantagem pouco antes do intervalo, por Dolberg, assistido por Bertrand Traoré, que viria a assistir também para o 2-0 já no segundo tempo, golo marcado por Ziyech. Com os Filhos dos Deuses lançados, seria Amin Younes a fazer o 3-0 aos 71 minutos. Esta vantagem confortável relaxou a equipa de Amesterdão, que baixou o ritmo de jogo e ainda apanhou um susto, com o Celta de Vigo a marcar aos 79 e aos 86, por Guidetti e Iago Aspas, mas não conseguindo chegar à igualdade. O Ajax qualifica-se assim com 10 pontos, ficando o Celta de Vigo e o Standard Liège a disputarem o 2º lugar, ambos com 5 pontos.

Guerreiros do Minho vence na Pedreira

Braga vence e tem hipótese de conseguir a qualificação.

Braga vence e tem hipótese de conseguir a qualificação.

O SC Braga entrou a mandar o jogo na Pedreira, mas apresentava dificuldades em criar perigo, algo que os turcos não tiveram dificuldade em fazer ao minuto 30, chegando à vantagem primeiro que a equipa da casa. Contudo, os Arsenalistas foram rápidos a reagir a apenas 4 minutos depois estava Velázquez a apontar o golo da igualdade. As coisas pareceram complicadas para o SC Braga pouco depois, com Mauro a ver o segundo cartão amarelo a ser expulso. Mas mesmo em desvantagem numérica os bracarenses não se desorganizaram, chegando ao 2-1 pouco antes do intervalo, por Wilson Eduardo.

Já no segundo tempo, o Konyaspor também se viu ser reduzido a 10 unidades com a expulsão de Skubic, aos 54 minutos, embora isto não tenha afrouxado em nada as investidas turcas. Numa verdadeira batalha pelos 3 pontos até ao apito final, o jogo foi finalmente vencido aos 6 minutos do porlongamento, com Ricardo Horta a matar o jogo ao fazer o 3-1, não restante qualquer esperança para a equipa turca. O SC Braga subiu para 2º lugar onde conta com 5 pontos, num agrupamento onde o Shakhtar já está apurado, mas vendo o Gent bem no seu encalço com 4 pontos.

Fenerbahce vinga-se dos Red Devils

Golaço de Moussa Sow gela os Red Devils aos 2 minutos de jogo.

Golaço de Moussa Sow gela os Red Devils aos 2 minutos de jogo.

Depois de perderem 4-1 em Old Trafford, os turcos mostraram ao Manchester United que em casa, mandam eles, vencendo por 2-1. O jogo mal estava a começar e Moussa Snow já estava a apontar um dos golos do ano, com um pontapé acrobático logo aos 2 minutos de jogo. O jogo continuou e o Manchester United não mostrava sinais de resposta a esta desvantagem mínima. Os turcos não estavam para brincadeiras e, aos 59 minutos, o holandês Jeremain Lens já fazia o 2-0, deixando os ingleses apáticos com um golo de livre que não hipótese a De Gea. Com grande dificuldade em entrar no último terço do campo, os Red Devils só conseguiram reduzir a desvantagem aos 89 minutos, por Wayne Rooney, que devolveu emoção ao jogo.

Os últimos minutos foram tensos, com os ingleses a mostrar sinais de vida, mas sem conseguir abanar as redes turcas. O Fenerbahce vence então o gigante inglês e coloca-se na liderança do Grupo A com os mesmos 7 pontos que o Feyenoord, com os Red Devils em 3º com apenas 6 pontos.

Outras curtas

  • Southampton vence na recepção ao Inter Milão depois de estar em desvantagem no marcador, passando para 2º lugar do Grupo K.
  • Shakhtar goleia Gent na Bélgica, por 3-5, ficando já qualificado à próxima etapa da prova.
  • Villarreal desilude ao perder em casa do Osmanlispor, complicando a qualificação.
  • Fiorentina goleia o Slovan Liberec e coloca-se isolada na liderança do Grupo J com 10 pontos.
  • AS Roma vinga-se do Austria de Viena e vence na Áustria por 2-4, liderando assim o Grupo E com 8 pontos.
  • Zenit vence na recepção ao Dundalk, por 2-1, e qualifica-se aos dezasseis-avos de final.

Boas Apostas!