A 11ª primeira jornada da Premier League trouxe a liderança isolada ao Manchester City. Os citizens, até agora, tinham a companhia do Liverpool, mas os reds escorregaram no Emirates Stadium, e a equipa de Pep Guardiola “despachou” o Southampton, com um contundente (6-1), o que lhe vale liderar a Premier League com mais dois pontos que Chelsea e Liverpool. Também o Manchester United somou a sua segunda vitória consecutiva, um triunfo suado, mas que aumenta os índices de confiança dos red devils. Também o Tottenham agudizou a crise do Wolverhampton impondo nova derrota à equipa de Nuno Espírito Santo, e novamente no Molineux Stadium.
Sai meia dúzia no Etihad
É realmente impressionante a forma como esta equipa de Pep Guardiola se exibe, assemelhando-se a um autêntico “rolo compressor”. Os números são elucidativos do poderio dos citizens, mas o que mais surpreende é a forma consistente e o alto nível que mantêm, com mais ou menos alterações. Uma equipa que está noutro patamar, comparativamente a todos os seus rivais, e que faz, habitualmente vítimas, jornada após jornada. Nesta 11ª ronda a fava calhou ao Southampton que trouxe meia dúzia do Etihad, e nem o golo de honra atenua o desaire.
Com este triunfo os citzens descolam da concorrência no topo da Premier League, e conhecendo esta equipa poderá ser uma liderança para não perder até final do campeonato. A prioridade dos citizens continua a ser a Liga dos Campeões, o que é perfeitamente compreensível, tal é a qualidade não do onze base, mas de quase todo o plantel. Feliz do treinador que tem tantas soluções de classe, e que lhe permitem montar quase sempre uma equipa de alto nível, apesar das alterações efectuadas.
Liverpool marca passo no Emirates Stadium
Já vínhamos assistindo a alguns jogos do Liverpool na versão pragmática, no entanto ia dando para ganhar. Mas, nesta 11ª jornada deslocou-se até ao Emirates Stadium, e aí a história poderia ser outra, o que se veio mesmo a confirmar. O golo dos reds, desta vez não foi suficiente. É verdade que quase dava, mas é muito difícil segurar o ataque do Arsenal nos 90 minutos. Lacazette encarregou-se de tirar dois pontos ao Liverpool, à passagem do minuto 82, apontando mais um grande golo, e neste caso decisivo.
O Liverpool, a par do Chelsea é o grande rival do Manchester City, mas à medida que as jornadas passam parece complicado rivalizar com a equipa de Pep Guardiola. Apesar do Liverpool estar bem mais consistente, que em anos anteriores, a verdade é que o Manchester City tem outros argumentos, e Pep Guardiola consegue gerir a equipa de modo a poder dar descanso a jogadores chave. Recorde-se por exemplo que falta o melhor médio, falamos de Kevin de Bruyne, e a equipa não se ressente. A bitola está muito alta para Liverpool e todas as outras equipas que queiram medir forças com o Manchester City.
Tottenham contribui para o jejum do Wolverhampton
E vão três jogos consecutivos com o Wolverhampton a somar desaires. Depois do Watford e Brighton, foi agora a vez do Tottenham contribuir para o jejum de Nuno Espírito Santo e dos wolves que cairam para o 11º lugar. Foi preciso apenas uma hora de jogo para o Tottenham se colocar a vencer com 3 golos de vantagem. Sem nada a perder, o Wolverhampton confirmou a sua qualidade ofensiva e ainda foi a tempo de reduzir para (2-3) voltando à discussão do jogo. Jiménez marcou o segundo golo ao minuto 79, mas o Wolverhampton já acusava o desgaste enorme de correr atrás do prejuízo.
Depois de um começo auspicioso, o Wolverhampton dá um grande “tombo”, e neste momento já há quem coloque em causa a real capacidade para o Wolverhampton aguentar o impacto na Premier League. A experiência de Rui Patrício, João Moutinho, Jiménez, ou mesmo a qualidade de Rúben Neves começam a ser curtas para ajudar a dar a volta a um momento complicado. Ainda para mais, na próxima jornada desloca-se até ao Emirates Stadium, pelo que a vida de Nuno Espírito Santo pode complicar-se ainda mais.
Outros destaques:
- O Manchester United suou mas venceu no terreno do Bournemouth (1-2), com um golo de Rashford, mesmo ao cair do pano. Com esta vitória os red devils ascendem ao 7º lugar.
- O Everton, de Marco Silva, também voltou a vencer, e de forma categória, o Brighton (3-1). Os Toffes estão agora no 9º lugar.
- Também o Chelsea voltou a vencer, e a convencer, agora com triunfo (3-1) sobre o Crystal Palace, com Álvaro Morata em destaque a bisar na partida.
- O Newcastle conseguiu reagir e venceu o Watford (1-0) e abandonou os lugares de despromoção.
Boas Apostas!