Managua FC – Ferretti (Primera Nacional)
Concluída a fase regular do Torneio de Encerramento no principal campeonato da Nicarágua, chegou a hora de conhecer os finalistas da segunda metade da Liga Primera. Na próxima madrugada de quarta para quinta-feira, as equipas do Managua FC e do Walter Ferretti têm encontro marcado para o Estadio Nacional de Fútbol, em Managua, para a realização da segunda-mão das meias-finais do Clausura 2020. Na primeira-mão, disputada no passado fim-de-semana, as duas equipas empataram a 0-0 no mesmo terreno de jogo.
O Managua FC terminou a fase regular do Torneio de Encerramento na liderança da tabela classificativa, com um registo bastante interessante, de 42 pontos em 18 jogos, que permitiu à equipa de Emilio Aburto fechar a sua campanha com vantagem de sete pontos relativamente ao Real Estelí. Na final do Apertura, o Managua perdeu e falhou a conquista do título, pelo que procura a “vingança” neste Clausura, precisando para isso de vencer e confirmar o apuramento para a final. Refira-se que, no jogo da primeira-mão, realizada no último domingo, as duas equipas empataram a 0-0 numa partida equilibrada.
O registo conseguido pelo Managua no último mês e três semanas tem sido verdadeiramente impressionante, o que reforça a confiança do grupo de trabalho à disposição de Aburto na antecâmara desta partida da segunda-mão da meia-final do Clausura. No empate (0-0) com o Ferretti, do último domingo, o Managua alcançou o 14.º jogo consecutivo sem conhecer o sabor da derrota. Para trás, ficou uma série de quatro triunfos seguidos, o último dos quais precisamente contra o Ferretti, na última ronda da fase regular do Clausura.
Onze provável: Méndez, Serapio, Fuentes, De Trinidad, Álvarez, Quinto, Peralta, Christiano, Pablo Gállego, Báez Cano, Félix
O Walter Ferretti não correspondeu às expectativas durante a maior parte da fase regular do Torneio de Encerramento, mas conseguiu terminar em posição de apuramento para o play-off, fruto da boa forma que apresentou à medida que o calendário se aproximou do final. Em 18 jogos, o Ferretti conseguiu somar 30 pontos (menos cinco que o Diriangén e mais sete que o Municipal Jalapa), um registo que serviu para fechar a campanha na 4.ª posição da classificação geral do Clausura. O empate da primeira-mão da meia-final, com o Managua, deixa tudo em aberto para esta segunda-mão.
Entre a última jornada da fase regular do Torneio de Encerramento – onde o Ferretti não conseguiu superar a concorrência do Managua (0-1), ao perder fora de portas – e a primeira-mão da meia-final, a equipa orientada por Henry Urbina teve de disputar a ronda de play-off de apuramento para as séries finais. Diante do Municipal Jalapa, o Ferretti não deu azo a surpresas e venceu, de forma expressiva, com goleada de 5-1, há menos de uma semana atrás. O registo nos últimos cinco jogos oficiais é, por isso, de três vitórias, um empate e uma derrota.
Onze provável: D. Espinoza, Gutiérrez, Castellón, Lanuza, Huete, Niño, Muñoz, Figueroa, García, Forbes, Villalpando
São estes 90 (ou mais) minutos que separam estas duas equipas da final do Clausura, onde ficará decidido o campeão da segunda metade da Liga Primera da Nicarágua. Neste sentido, a previsão é de um jogo onde tanto o Managua como o Ferretti não queiram correr grandes riscos, até porque sabem da valia do adversário a aproveitar os espaços em transição ofensiva. Assim, este será um jogo onde não existe a expectativa de grandes níveis de intensidade, no aspeto ofensivo, pelo que a probabilidade de terminar com dois golos, no máximo, é considerável. Por outro lado, a superior consistência (sobretudo defensiva) que o Managua tem vindo a demonstrar deverá deixar o conjunto de Emilio Aburto mais próximo de repetir a presença na final. Será, portanto, um bom investimento a opção pelo mercado de Managua FC ou Empate e menos de 2,5 golos, que surge com cotação de 1.62 na Betclic.