Espanha – Um grande fim-de-semana no país vizinho, começando logo na noite de sexta-feira com um dérbi de Madrid para decidir o vencedor da Taça do Rei. Mas as emoções não ficam por aqui. Na Liga BBVA, haverá mais um episódio da corrida para a Liga dos Campeões, mais equilibrada do que nunca.
Quem fica com o derradeiro título?
O Real Madrid venceu a Supertaça, o Barcelona ficou com a Liga, será que o Atlético Madrid poderá ficar com o derradeiro título? A aposta é alta – para o conseguir terá que vencer o seu rival de sempre, o Real, no Estádio deste, local escolhido para disputar a final da Taça do Rei. A equipa do Real Madrid tem-se vindo a guardar para este encontro, desperdiçadas as oportunidades de conquistar os principais objetivos da temporada, primeiro na Liga e depois na Liga dos Campeões. Mas o guardar não tem sido pacífico. O balneário do Real vive em polvorosa desde a derrota frente ao Borussia Dortmund, com José Mourinho a estar já totalmente afastado dos seus jogadores. De que forma pensar Diego Simeone aproveitar este facto? Jogando com o melhor que tem.
O técnico argentino já confirmou que utilizará o seu onze habitual para jogar a final, apostando nos trunfos que lhe trouxeram tão bons resultados esta época. Será ainda um bom teste para uma equipa que, apesar do lugar no pódio e da proximidade pontual, não foi ainda capaz de discutir e vencer uma partida frente aos dois mais poderosos. Fazê-lo na final da Taça do Rei poderá ter um peso e um grau de apreciação inesperado. Mas mesmo desfeito por dentro, parece pouco provável que o Real Madrid entre neste jogo para perder. Os jogadores têm noção de que o seu futuro também está em jogo e, contando que um novo técnico possa já estar de olho no que fazem (ou não) estes atletas, o melhor será mesmo dar tudo para alcançar mais um troféu para o museu do Real. Para mais a jogar em casa, onde a equipa se tem sentido tão bem e ganho tanto, é o Real quem tem a maior dose de favoritismo.
Para o futuro de José Mourinho, este jogo diz muito pouco. O técnico português sabe que a Taça do Rei será sempre um troféu menor e que em nada mudará aquilo que já se analisou e concluiu da sua passagem pelo Real. De saída para Inglaterra, onde reiniciará um novo ciclo na sua carreira, Mourinho não deverá, ainda assim deixar escapar a oportunidade de voltar a pisar uma sala de imprensa com uma taça debaixo do braço. Apesar de não ser ele o treinador dos recordes (como quis deixar transparecer), terá consciência de que marcou o Real Madrid e que aquele que o seguir terá muito a aprender no que o português teve que viver à frente dos blancos.
Real Sociedad perde gás?
Um empate caseiro frente ao Granada, para mais em período de descontos, deixa a equipa basca em maus lençóis. Para já, fica em igualdade pontual com o Valência, o seu perseguidor, e a jogar em Sevilha, tem uma tarefa bem complicada para voltar a somar três pontos. Está em notória perda de gás, a Real Sociedad, enquanto os sevilhanos, mesmo parecendo não ter forças para se aproximarem do objetivo europeu, vão procurar somar os três pontos neste jogo disputado no seu estádio.
Os valencianos viajam até aos arredores de Madrid, para defrontar o Getafe, que curiosamente está em igualdade pontual com o Sevilha. Cruzam-se assim as duas esperanças europeias. O Valência parece bem mais forte do que o conjunto madrileno, até porque, depois da derrota em Osasuna, o Getage também parece mais ser uma equipa pronta a abdicar do que a lutar por algo. No entanto, a jogar fora de casa, nada estará garantido para o Valência.
E ainda…
O Mallorca poderá ser o primeiro sacrificado a confirmar a sua descida para a Liga Adelante, já que caso o Saragoça vença e o conjunto das Ilhas Baleares perca com o Bétis, não terá hipóteses de recuperação. O Celta de Vigo, que já jogou esta jornada, está também numa situação periclitante, enquanto o Deportivo precisa de vencer o Espanyol, na Corunha, para se manter colado ao conjunto de Hélder Postiga. O Saragoça recebe o descansado Athletic Bilbao, enquanto Granada e Osasuna jogam um contra o outro, sabendo que o vencedor verá praticamente garantida a manutenção na Liga BBVA.
Boas apostas!