Maccabi Tel Aviv – Nizhny Novgorod (Eurocup)
Jogo de tudo ou nada no Grupo M, onde o Unics Kazan acabou por ser um dominador total, arriscando-se mesmo a ser a única equipa que vai terminar esta segunda fase de grupos, em toda a Eurocup, a somar seis vitórias em seis jogos. Do Maccabi Tel Aviv esperava-se muito mais e, sobretudo, que não deixasse para o derradeiro encontro do grupo a decisão de continuar ou não em prova. Uma vitória permitirá aos israelitas ultrapassar mais um momento negro ainda com espaço e determinação para provar alguma qualidade nos encontros a eliminar. Se perder, nem as promessas da administração do Maccabi em manter Zan Tabak deverá resistir. Um jogo de tudo ou nada onde o tudo é mesmo muito e o nada é abaixo de zero.
O Maccabi Tel Aviv até entrou com nota positiva nesta fase da Eurocup, vencendo as duas primeiras partidas, mas depois de ter sofrido uma primeira derrota com o Unics Kazan em casa, seguindo-se outra na Rússia, poucos esperariam que o conjunto israelita colocasse em causa a sua continuidade ao perder frente ao Union Olimpija, que ainda nem sequer tinha vencido um encontro neste grupo. Mas também na Liga Israelita a equipa passa por uma fase negra, tendo sofrido uma derrota histórica e totalmente vergonhosa, ao perder por 56-91 com o Maccabi Haifa. Este tipo de resultados deixam Zan Tabak em posição periclitante, ainda que um dos administradores da equipa tenha dito, esta semana, que por respeito ao técnico e ao seu passado, não pensava despedi-lo, dando-lhe oportunidade de seguir no comando do conjunto até ao final da época. Mas a equipa de Tel Aviv precisa mais do que respeito, com uma vitória a ser urgente para dar algum objetivo concreto e ambicioso ao conjunto. Os jogadores em melhor plano nesta Eurocup têm sido Devin Smith e Taylor Rochestie, revelando que é na experiência que este conjunto terá que se basear para salvar a pele.
Perante o sorteio deste grupo, poucos esperariam que o Nizhny Novgorod pudesse manter as suas esperanças na continuação em prova até à derradeira jornada, embora a equipa russa tivesse passado, o ano passado, pela Euroleague. No entanto, a realidade do conjunto mais focado em manter um plantel com jogadores nacionais, tendo apenas um norte-americano e um austríaco, e a preocupação em conseguir manter o bom nível na VTB United League, onde segue a meio da tabela, pareciam dispersar a atenção da equipa de Novgorod. Nada mais errado. As duas derrotas nas primeiras jornadas foram seguidas de duas vitórias nos confrontos com o Union Olimpija e agora, até por alguma culpa do Maccabi, jogarão a derradeira jornada com esperanças. São os dois estrangeiros da equipa, Victor Rudd e Rasid Mahalbasic, aqueles que mais brilham nesta prova, mas conte-se também com as qualidades de Semen Antonov e Dmitriy Khvostov para colocar em causa a continuidade do Maccabi.
Este será apenas o segundo encontro oficial entre as duas equipas. No jogo da primeira volta deste grupo, o Maccabi foi à Rússia vencer por apenas quatro pontos.
Apesar do favoritismo do Maccabi, o mau momento da equipa deixa em aberto a possibilidade do Nizhny constituir-se como uma das surpresas desta fase da Eurocup.