Lyon – Nîmes (Ligue 1)
O início da jornada 4 da Ligue 1 francesa está marcado para a próxima sexta-feira, dia em que o Olympique Lyonnais e o Nimes se irão defrontar, no Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, num confronto que, desde que a equipa forasteira regressou aos principais palcos do futebol francês, tem sido bastante favorável à equipa a cargo de Rudi Garcia. Depois de entrar a todo o gás, o Lyon desperdiçou cinco pontos em dois jogos fora, pelo que procura voltar ao caminho dos bons resultados, perante um adversário que, com menos responsabilidades mas à sua imagem, entrou a vencer e não conseguiu voltar a pontuar desde então.
Análise Lyon
A equipa do Lyon perfila-se como uma das principais candidatas a garantir uma vaga de qualificação europeia na próxima temporada, tendo como grande objetivo o apuramento para a Liga dos Campeões da UEFA, sem deixar de alimentar o sonho de poder voltar a sagrar-se campeã nacional. Depois de ter entrado a meio da última época, o treinador Rudi Garcia pretende guiar a sua equipa a uma boa temporada de 2020/21, podendo olhar com orgulho para trás, devido à prestação alcançada pelo conjunto francês na “final four” da última Liga dos Campeões. Na Ligue 1, à entrada para a jornada 4 “Les Gones” ocupam o 11.º posto da tabela classificativa, com registo de quatro pontos apenas, igual ao do Nantes. Em três jogos, o Lyon já experienciou as três tendências de resultado, tendo cinco golos marcados e três golos sofridos.
A estreia no campeonato francês dificilmente poderia ter sido melhor para a equipa do Lyon, que voltou à competição menos duas semanas depois da meia-final da Liga dos Campeões, onde perdeu com o Bayern Munique. Após a goleada de 4-1 ao Dijon, a equipa comandada por Rudi Garcia quebrou bastante o nível demonstrado, após a deslocação ao terreno do Bordeaux, onde empatou a 0-0. Na última terça-feira, o Lyon cumpriu jogo em atraso da 1.ª jornada e saiu derrotado da visita ao reduto do Montpellier, por 2-1.
Expulso na última partida, Houssem Aouar estará suspenso para este próximo jogo, numa lista de baixas a que se juntam Jeff Reine-Adélaïde e Bertrand Traoré.
Onze provável: Anthony Lopes – Andersen, Marcelo, Denayer – Dubois, Caqueret, Lucas, Bard – Depay – Dembele, Ekambi
Análise Nîmes
Cotado com um dos plantéis que menor valor de mercado tem de entre as 20 equipas que competem nesta edição de 2020/21 da Ligue 1, o Nîmes não terá, previsivelmente, uma tarefa propriamente acessível na luta pela permanência entre a elite do futebol francês até final do ano desportivo. Para já, o conjunto tecnicamente orientado por Jérôme Arpinon segue com um registo de três pontos, que lhe permite quedar-se pela 13.ª posição da tabela classificativa, com os mesmos pontos de Lorient, PSG e Brest. Em três partidas, venceu uma e perdeu duas vezes, tendo marcado sete golos e sofrido seis tentos.
Na sequência de um calendário de pré-temporada com alguns resultados negativos, o Nîmes arrancou oficialmente 2020/21 da melhor forma: goleada de 4-0 na receção ao Stade Brestois, com uma exibição onde mostrou grande eficácia na finalização, num jogo onde ambas as equipas produziram um volume ofensivo idêntico, naturalmente sem a mesma eficiência. Seguiu-se uma derrota, por 2-1, na visita ao terreno do Nantes, sendo que, no passado fim-de-semana, o Nîmes tornou a perder, somando o segundo desaire consecutivo, desta feita no seu reduto, diante do Rennes (2-4), onde nunca esteve em vantagem.
Onze provável: Reynet – Paquiez, Landre, Martinez, Meling – Fomba, Cubas – Ferhat, Benrahou, Ripart – Roux
Dica de Prognóstico
A equipa do Lyon tem tido dificuldades para apresentar um futebol convincente, mas há que ter em consideração que as visitas a Bordeaux e Montpellier trazem consigo um nível de exigência competitiva claramente superior à que este Nîmes deverá conseguir apresentar, ainda para mais a jogar fora de portas. Com uma dinâmica ofensiva capaz de superar uma defesa que tem mostrado muitas debilidades neste início de campeonato, prevê-se que o Lyon venha a conseguir criar mais e melhores oportunidades de golo, num jogo onde, provavelmente, conseguirá mesmo somar os três pontos, com maior ou menor dificuldade. Neste sentido, perfila-se como uma opção interessante a vitória do Lyon, com cotação de 1.42 na Betclic.